Vale A Pena Abrir Um Supermercado

Vale a pena abrir um supermercado? Tudo que você precisa considerar!

Abrir um supermercado pode parecer uma excelente oportunidade de negócio para o empreendedor, que deseja começar a sua própria empresa e ter uma fonte de renda própria, sobre a qual ele possui total controle. Mas, será que vale a pena abrir um supermercado?

É isso que você descobrirá hoje!

Descubra os detalhes desse tipo de negócio, os investimentos necessários, e tenha a base para começar pesquisas mais aprofundadas e descobrir se vale a pena ter um supermercado.

Vamos lá?

As peculiaridades de um supermercado

A rotina de um dono de supermercado é intensa. São diversos corredores com prateleiras cheias de produtos. É preciso garantir que elas estejam sempre cheias. Como fazer isso? Contratando colaboradores para que estes possam fazer esse trabalho por você.

Dependendo do tamanho do supermercado, o tamanho da equipe de funcionários mudará. É sempre preciso se atentar à necessidade de ter caixas, repositores, pessoas para embalar os itens comprados em sacolas etc.

É preciso, ainda, cuidar da limpeza dos corredores e manutenção de todos os equipamentos, algo que o empresário dono do negócio não poderá fazer, o que implica em contratar pessoal terceirizado.

As contratações não param por aí. Se você disponibilizar um estacionamento para os seus clientes, deverá ter alguém para cuidar dos tickets e dos carros.

Enfim, o ponto é que, independentemente do tamanho do supermercado, você terá despesas. E essas despesas terão uma variação, de acordo com o porte e estrutura do local que você escolher como base para o seu negócio. Você precisará contabilizar todos os gastos antes de decidir se vale a pena abrir um supermercado!

A contabilidade

A contabilidade para supermercado envolve diversas questões, que acabam sendo complexas para o empresário, que, muitas vezes, não possui domínio sobre essa área da sua empresa. São essas questões que fazem o empreendedor repensar se vale a pena abrir um supermercado ou não!

A verdade é que não é nenhum problema não ter total controle sobre a sua contabilidade. APENAS se você tiver o auxílio de um contador especializado.

Isso porque a contabilidade é uma parte vital do seu negócio, e precisa de um cuidado rigoroso! Portanto, invista na contratação de um profissional que entenda todas as peculiaridades de um supermercado e que possa auxiliá-lo com seus desafios.

O contador também auxilia na obtenção dos documentos e na regularização do supermercado. Afinal, é importante estar por dentro de todos os conformes exigidos pela lei, não é mesmo?

A contabilidade para supermercado também se mostra como um grande aliado do empresário. É com ela que o dono do negócio consegue definir quais são as melhores estratégias a serem adotadas para garantir a estabilidade do negócio e o seu desenvolvimento. A tomada de decisões acontece de forma estratégica, já que são fornecidos dados valiosos e precisos sobre todas as atividades, incluindo o controle de fluxo de caixa, que também permite realizar uma gestão de fornecedores, sejam eles de produtos ou serviços. Tal operação possibilita uma economia considerável!

Dá dinheiro?

A resposta é sim, e a maior parte do lucro deve vir de seções como o açougue, prateleiras de derivados de leite, padaria e embutidos.

Contudo, é preciso tomar muito mais cuidado com esses setores, já que os produtos precisam estar sempre frescos. Os preços também podem variar de acordo com o dia da semana, por exemplo. A ideia é investigar as possibilidades e oferecer valores atrativos.

E os impostos?

Essa parte varia bastante, de acordo com a receita do estabelecimento. Por isso, podem variar bastante. Por se tratar de uma empresa, espere custear o IRPJ e obrigações como o ICMS. O ideal é contatar um contador e realizar uma análise mais profunda.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice. Somos especialistas na contabilidade para supermercados e podemos te nortear para você decidir se vale a pena abrir um supermercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *