Imposto Sobre Gasolina

Como funciona o imposto sobre gasolina? Prepare o seu posto de combustíveis!

Hoje, ter um posto de combustível parece uma ideia muito promissora! Empreendedores de todas as partes do país se interessam por ter esse tipo de negócio. Porém, é preciso entender sobre como funciona o imposto sobre gasolina, algo que faz a diferença quando falamos dos custos envolvidos nesse empreendimento!

Impostos preocupam os empreendedores. No entanto, hoje te ajudaremos a descobrir como eles funcionam em relação ao combustível para que, assim, você possa dar continuidade ao seu projeto do posto. Venha conferir!

Afinal, como funciona o imposto sobre gasolina?

A gasolina é um combustível utilizado em todo o mundo, ou seja, é muito comum, além de ser o combustível fóssil mais conhecido de todos.

Embora ela seja barata em outros países, no Brasil, infelizmente, a realidade não é essa. Isso porque há muitos impostos que incidem sobre a gasolina, e para que você consiga compreender o que precisa para abrir o seu posto, te contaremos tudo!

Tributos estaduais

Incidem sobre a gasolina tributos estaduais e federais, mas, começaremos falando da primeira categoria.

O dinheiro cobrado sob o valor da gasolina, que é chamado de tributo estadual, é destinado aos estados do Brasil, para o benefício deles próprios. Só existe um tributo nesse caso, e ele é chamado de ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços).

Ele é um único imposto, no entanto, é muito alto, e por isso encarece tanto a gasolina e representa quase a totalidade do seu valor. Cada estado brasileiro é responsável por definir a alíquota e, dessa forma, o preço da gasolina varia entre 25% a 32%.

Tributos federais

De acordo com a Constituição Brasileira, os tributos federais que incidem sobre a gasolina têm um único destino, que são os cofres da União. Os impostos nesse caso são dois:

– CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico);

– PIS (Programa de Integração Social).

O primeiro imposto, chamado de CIDE é aquele que incide sobre a produção da gasolina, sua importação e também comercialização. Na realidade, não só sobre a gasolina, como todos os outros combustíveis fósseis.

Já o PIS é o imposto que paga pelos direitos trabalhistas. Seu valor representa cerca de 9% do preço da gasolina, mas essa porcentagem pode variar de estado para estado, já que em alguns a alíquota pode ter valores diferentes.

Para montar o posto de gasolina

Agora que você já sabe como funciona o imposto sobre gasolina, já está mais preparado para montar o seu posto. Embora pareçam impostos demais, sempre há um público consumidor. As pessoas não abrem mão de andar de carro e, por isso, um posto de gasolina é quase uma máquina de ganhar dinheiro.

O sucesso só fica mais próximo se você escolhe uma região estratégica para montar o seu posto, e investe em uma equipe que preze pelo bom atendimento. Dessa forma, você irá agradar ao público e ainda irá lucrar muito mais do que imagina.

Agora que você já conhece tudo sobre impostos sobre gasolina, não espere mais para montar o seu posto! Se precisar de mais ajuda, a Ápice pode te ajudar! Somos uma empresa especializada em contabilidade para postos de combustível e temos soluções que te ajudarão a estruturar o seu negócio desde os pilares mais básicos até aqueles que são fundamentais para sustentar a sua empresa!

Saiba mais sobre quanto custa montar um posto de combustíveis!

Sucesso e até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *