Investir Em Supermercados X Minimercados

Investir em supermercados x minimercados – qual vale mais a pena?

Todo empreendedor que deseja investir no varejo está sujeito a se perguntar: “investir em supermercados x minimercados?

Quando o empreendedor pensa em investir no varejo, pode ser muito difícil escolher um segmento ou modelo de negócio específico. E aí surgem muitas dúvidas que, quando agravadas, podem atrasar e até mesmo prejudicar o andamento de um negócio. Portanto, é preciso saber exatamente como contornar esse tipo de desafio e garantir que você faça a melhor escolha.

Para te ajudar nessa escolha, a Ápice Contabilidade te traz algumas das vantagens e desvantagens de cada tipo de negócio para, assim, você fazer a sua escolha e decidir qual é o melhor tipo de negócio para você.

Investir em supermercados

Investir em um supermercado pode ser uma excelente ideia para o empreendedor que deseja ter esse tipo de negócio, isso porque estamos falando de um estabelecimento cujos clientes sempre encontrarão necessidade em frequentá-lo.

Ainda que a crise econômica seja uma nuvem que sempre paira sobre as nossas cabeças, é preciso ir ao supermercado e comprar, pelo menos, o essencial!

Portanto, está aí uma oportunidade de ter ganhos sempre.

Além disso, existem várias franquias de supermercados para você escolher, caso não deseje começar com uma bandeira branca e investir na criação de uma marca própria. Nesses casos, a publicidade é bem mais fácil, já que a marca já estará devidamente construída.

Marketing

O supermercado não precisa de estratégias de marketing muito complexas já no seu início, já que esse é um tipo de negócio que atrai as pessoas. Contudo, nos últimos anos o modelo de negócios “atacarejo” tem feito bastante sucesso, principalmente entre as classes C e D, que se deslocam até regiões mais distantes que os supermercados padrão, caso necessário. Tudo pela economia!

Os atacarejos, antes localizados próximos a rodovias e afastados de centros comerciais e bairros, começaram a se mobilizar e adentrar regiões residenciais para atender a demanda.

No caso das franquias, o Marketing já está praticamente garantido. Quando falamos de bandeira branca, será preciso construir a identidade visual, marca, posicionamento etc. Isso pode dar um certo trabalho e requer a contratação de uma agência especializada.

Tributação

A tributação é uma das maiores preocupações para os donos de supermercado. E com razão. São diversos produtos diferentes e, por isso, o ICMS varia bastante sobre cada um deles, influenciando nos preços finais.

Impostos como PIS/COFINS e ICMS acabam sendo repassados para o consumidor final, embutidos nos preços dos produtos. Então, é preciso saber bem como fazer isso, e a ajuda de um profissional contábil é não só bem-vinda, mas também extremamente necessária.

Investir em minimercados

Investir em um minimercado já é algo bem diferente. O valor do imóvel deve ficar bem abaixo do padrão dos supermercados, dado o tamanho reduzido desse tipo de estabelecimento. Os impostos sobre os produtos são os mesmos, mas a estratégia contábil é completamente diferente.

Isso porque cada porte de empresa possui necessidades e obrigações diferentes, e quem sabe definir isso é o contador. Além disso, esse tipo de local é procurado para compras mais esporádicas, não sendo utilizado para compras mensais. Então, a localização deve sempre estar próxima a residências e o foco principal pode ser direcionado a pães, carnes, peixes e suínos. Tudo depende do que o empreendedor deseja.

Existem franquias de supermercados de renome em tamanho reduzido, como a rede Dia% e o Extra Mini, por exemplo. Porém, você sempre pode investir em uma marca própria, a fim de dar uma impressão de “é barato”.

Investir em supermercados x minimercados

Agora que você sabe a diferença entre ambos os investimentos, pode escolher como começar o seu próprio negócio sem maiores dificuldades.

Qual é o melhor modelo para você?

Lembre-se sempre de ter um contador ao seu lado para garantir que o investimento não representará riscos para as suas finanças. Afinal, é preciso saber por onde começar, quais documentos obter, o que deverá ser pago, como montar planejamentos etc. Ter um supermercado não é uma tarefa fácil!

Entre em contato com a Ápice para mais informações ou solucionar quaisquer dúvidas que você possa vir a ter.

Saiba se vale a pena abrir um supermercado e os detalhes que você precisa conhecer!

Sucesso e até mais.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *