Contabilidade Especializada Em Construção Civil

Por que contar com uma contabilidade especializada em construção civil?

Saiba quais são as vantagens para o seu negócio ao contar com uma contabilidade especializada em construção civil.

A forma como as finanças são organizadas tem grande peso no sucesso de uma empresa. Não é diferente no setor de construção civil. É preciso controlar o salário dos funcionários, planejar o orçamento, programar pagamentos a fornecedores e estar em dia com os impostos.

Quanto mais eficiente é a maneira como estas e outras atividades relacionadas às finanças são administradas, menores são as chances de que a construtora tenha despesas desnecessárias e os riscos de que o negócio tenha problemas com o fisco e com os direitos trabalhistas.

Para simplificar esta organização, contar com uma contabilidade especializada em construção civil pode ser uma excelente ideia. Acompanhe a leitura deste guia para saber como contadores com experiência no setor podem agregar valor a sua empresa!

Por que uma contabilidade especializada na construção civil é importante para a sua construtora? 

O setor de construção civil conta com algumas características específicas, que influenciam, entre outras coisas, na forma como a contabilidade da empresa é feita. Neste tipo de negócio, é comum a contratação de funcionários terceirizados ou temporários, por exemplo. Além de ser importante calcular estas despesas para garantir um melhor planejamento financeiro, é preciso estar atento aos direitos destes trabalhadores.

Também é fundamental conhecer as regras específicas que regulam o setor, assim como os impostos que devem ser pagos pelas construtoras. Estas são informações importantes para que o negócio evite o pagamento de taxas desnecessárias e para que não haja problemas legais.

Para facilitar as atividades relacionadas à gestão financeira, vale considerar contratar com uma contabilidade especializada em construção civil. Ela combina dois conhecimentos que agregam valor à administração da construtora: inteligência no setor de construção civil – nas suas regras e particularidades – e nas técnicas e estratégias necessárias para controlar as finanças de uma organização.

Como uma contabilidade especializada pode ajudar no crescimento do seu negócio?

O primeiro passo é encontrar a parceira ideal para cuidar das atividades contábeis do seu negócio. Para isso, procure por uma contabilidade que tenha expertise no setor de construção civil. Certifique-se de que a empresa a ser contratada oferece soluções que atendam às necessidades da sua construtora.

Vale checar a opinião de quem já contratou os serviços da empresa e agendar uma visita para conversar com os profissionais que trabalham nela. Assim, você garante que está escolhendo uma contabilidade que apresenta o conhecimento necessário para contribuir com o crescimento da construtora.

O segundo passo é definir quais serão as atividades que ficarão a cargo da contabilidade. Alguns exemplos são: o gerenciamento do fluxo de caixa, o desenvolvimento da folha de pagamento, o acompanhamento dos indicadores financeiros e contábeis e o monitoramento do planejamento financeiro (previsto x realizado).

Quanto mais soluções a empresa oferece, melhor. Assim, a construtora pode continuar contando com os serviços da mesma contabilidade por muitos anos, já que, quanto mais o negócio cresce, mais serviços serão necessários. Por isso, ter uma contabilidade preparada para lidar com construtoras de diferentes portes é um excelente ativo.

O próximo passo é alinhar o trabalho com a contabilidade escolhida. Reforçamos que ela será uma aliada no crescimento do seu negócio, por isso, é preciso que a construtora e a contabilidade trabalhem juntas e com os mesmos objetivos. Reuniões, trocas de e-mail, feedbacks e conversas constantes ajudam a garantir que isso aconteça.

Aproveite a experiência de uma contabilidade especializada em construção civil para ter acesso às ferramentas certas para aprimorar a forma como as finanças da empresa são organizadas. Use relatórios financeiros e contábeis para melhorar o gerenciamento do patrimônio da empresa, conte com um planejamento preciso para deixar o caixa da construtora sempre positivo e terceirize a folha de pagamento dos seus funcionários para ter mais tempo para lidar com outros assuntos importantes relacionados ao gerenciamento do seu negócio.

A sua construtora já conta com a parceria de uma contabilidade especializada para gerenciar atividades essenciais na administração das finanças? Conte pra gente pelos comentários e aproveite para saber mais sobre a Apice contabilidade. Oferecemos diferentes soluções para empresas que atuam na construção civil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *