Construção Civil

Construção civil: o que você pode estar esquecendo ao gerenciar

Gerenciar o dia a dia de um canteiro de obras não é uma atividade fácil. São tantas coisas acontecendo simultaneamente que o engenheiro precisa de uma dose extra de paciência e organização. Afinal, além de lidar com cronogramas enxutos, enfrentar o clima sempre imprevisível, organizar o pessoal, encarar atrasos de fornecedores e resolver problemas de construção, é preciso prestar contas à empresa, investidores ou clientes.

O fato é que em uma obra é preciso gerenciar uma série de informações, algumas mais estratégicas que outras, e o sucesso do trabalho não depende de uma única pessoa. Pensando nesses e em outros problemas do cotidiano do canteiro de obras, apresentamos um checklist com algumas dicas legais para a organização profissional:

Layout do canteiro de obras
Locais bem dimensionados para receber materiais, acomodar os trabalhadores, promover a logística de insumos e detritos, bem como facilitar a implementação da estrutura temporária da obra, certamente irão trazer mais produtividade. Invista nesse planejamento para evitar problemas e otimizar o tempo e a organização da obra.

Gestão de processos
Outra peça-chave na produtividade da obra. Atualmente, existem soluções tecnológicas no mercado que podem auxiliá-lo na gestão de sua obra. Lidar com gestão é, antes de tudo, gerenciar informações, pessoas e processos – essenciais para que a obra ocorra de forma eficiente e dentro do planejado.

Controle de Produtividade
Produtividade requer mapeamento das atividades. É importante saber quem trabalhou durante quanto tempo, quanto tempo determinada atividade levou para ser finalizada e, se necessário, descobrir porque os prazos foram estourados. Controlar os desperdícios ou quantificar os dias parados por causa do clima também auxilia a gestão de obra.

Segurança é mais do que indispensável
A integridade física do pessoal de obra é fundamental para que tudo ocorra bem. Acidentes no ambiente de trabalho podem trazer grandes prejuízos para o funcionário e para a empresa. Tome todas as precauções contra riscos preliminares e treine os trabalhadores para que estejam cientes das questões de segurança.

Controle de materiais
A economia e o bom andamento da obra passam pelo controle dos materiais. Desde a solicitação até a chegada do material na obra, muitos processos ocorrem. Mantenha um controle e um planejamento eficiente dos materiais que vai precisar, de modo que a obra não atrase por falta deles. Esses processos, se você gerenciar bem, resultam em aumento da produtividade.

Foco na qualidade
A qualidade de sua obra pode ser o resultado de todos os itens acima, mas deve ser também uma meta que você precisa transmitir a todos os seus comandados. Agilize a gestão da qualidade da obra e procure sempre gerenciar mantendo a qualidade em todos os processos.

Fonte: Mobuss Construção

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *