O aumento da oferta de imóveis pode prejudicar uma empresa de construção civil?

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Um dos reflexos da recente crise econômica brasileira é o aumento da oferta de imóveis à venda no mercado — mais pessoas precisam vender e cada vez menos pessoas podem comprar.

Dentre as consequências desse aumento, está a necessidade de redução no preço destes bens. Afinal, há mais opções disponíveis para os interessados em comprar imóveis novos ou usados, a concorrência é maior e a demanda não acompanha a oferta.

Esta é uma situação preocupante para o setor de construção civil? Como aproveitar oportunidades, apesar do aumento da oferta de imóveis no mercado, e evitar prejuízos para o negócio? Acompanhe.

Quando o aumento da oferta de imóveis pode prejudicar uma empresa de construção civil?

Sempre que há alguma mudança considerável no seu mercado de atuação, as empresas devem buscar se adaptar à nova realidade para não perder clientes ou oportunidades de negócio. Uma das grandes alterações dos últimos tempos foi a popularização da internet.

Hoje em dia, mais pessoas têm acesso aos canais online e usam os meios digitais para fazer pesquisas, interagir com amigos e comprar bens de consumo.

O comportamento do consumidor mudou, e marcas de todos os setores da economia precisaram se adaptar. Ter um site para sua construtora que apresente navegação intuitiva e design agradável é uma das estratégias primordiais para garantir a competitividade em um mercado cada vez mais digital e integrado.

O aumento da oferta de imóveis é mais um exemplo de alteração no mercado que deve ser percebida pelas empresas que atuam na área da construção civil, exatamente para elas estarem preparadas e adaptar os negócios à nova realidade.

Como manter a empresa atualizada quanto às mudanças do mercado? 

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para uma empresa de construção civil se adaptar ao aumento da oferta de imóveis, dentre elas:

Descoberta de novos nichos de mercado

Se a oferta aumentou, a concorrência também é maior. Uma boa estratégia para não perder vendas nesses momentos é encontrar novas oportunidades de negócio. Quais segmentos do mercado ainda não são explorados pela sua empresa de construção civil? O que é necessário para entrar nestes mercados?

Como toda mudança, é essencial fazer uma análise detalhada e um planejamento bem estruturado — que garantam que a construtora não terá prejuízos. Saber o investimento necessário, como é o perfil do público, quais as possibilidades de faturamento e qual é o tempo médio necessário para que a empresa comece a receber retorno financeiro são alguns dos pontos que devem ser avaliados.

Um exemplo de nicho ainda pouco explorado no setor de construção civil são os edifícios verdes, obras desenvolvidas com parâmetros sustentáveis. Os serviços de reformas de fachadas, por exemplo, representam mais uma alternativa de nicho que pode ser explorado pelas empresas da área.

Análise do plano de marketing da construtora

Também é importante garantir que o marketing da construtora contribua para que ela tenha bastante visibilidade no mercado, ainda mais em tempos de aumento da oferta de imóveis.

As ferramentas digitais são bem aproveitadas? As campanhas são direcionadas para o público-alvo? Se a concorrência é grande, é preciso reforçar a divulgação da marca para assegurar que mais clientes em potencial lembrarão de sua construtora na hora de comprar um imóvel.

Também é importante apostar no uso de estratégias eficientes para atrair o interesse de mais compradores. Home staging, por exemplo, é uma técnica que busca deixar o imóvel mais interessante para acelerar a sua venda.

Revisão do planejamento financeiro 

Um planejamento financeiro bem-feito é essencial para que a empresa esteja sempre preparada para as mudanças do mercado. Ele pode prever o cenário dos próximos três meses, seis meses ou um ano, por exemplo, e deve considerar os ganhos que a empresa espera ter e as suas despesas no período.

Um dos fatores que influenciam este planejamento são as tendências apresentadas pelo mercado. Se há um aumento da oferta de imóveis, por exemplo, é preciso estar preparado para uma possível redução nas vendas. E você, sabe quais alterações devem ser feitas no planejamento para garantir a saúde financeira do seu negócio?

Uma gestão contábil eficiente é um dos melhores recursos para que uma empresa de construção civil consiga colocar em prática todas as estratégias e se adequar à todas as mudanças de seu mercado. A contabilidade irá gerar dados e informações precisas para que o gestor de uma construtora possa tomar decisões baseadas em números financeiros!

A alta oferta de imóveis no mercado tem menos impacto nas empresas que estão preparadas para mudanças e que se adaptam a elas. A sua construtora está atualizada com as alterações do mercado? Como anda a gestão contábil de sua construtora? Conte para nós pelos comentários!

A Ápice é uma empresa de contabilidade em Piracaia — SP. Somos especializados em contabilidade para empresas de construção civil. Que tal sairmos desta crise juntos? Entre em contato conosco e vamos pensar nas melhores estratégias para a redução de custos e maximização dos lucros de sua construtora.

Estamos esperando você para um café!

Até breve…

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