Industrialização Da Construção Civil

Industrialização da Construção Civil: você está preparado?

A industrialização da construção civil é uma verdadeira tendência no Brasil. E não poderia ser diferente, uma vez que reúne uma série de fatores de interesse não só das construtoras, mas de toda a sociedade.

Em um mercado competitivo como o atual, é preciso estar preparado para acompanhar todas as novidades, e a adoção de tecnologias que substituem de forma eficiente o trabalho manual é uma ótima forma de obter ganhos de resultados.

Por isso a industrialização da construção civil se torna tão importante – podendo ajudar em todos os setores dentro de obras e do escritório, também. Reunimos, neste artigo, os principais aspectos relacionados ao assunto! Acompanhe.

Otimização do tempo

A industrialização da construção civil pode proporcionar um grande ganho de tempo na conclusão de um serviço por meio da utilização de pré-moldados e pré-fabricados de concreto – o que se torna ainda mais relevante em obras em que o prazo de execução é um fator determinante.

Ganho de qualidade

Além de economizar tempo, as tecnologias ligadas à construção civil vêm criando modernos sistemas construtivos, que apresentam um ganho de qualidade. A consequência pode ser vista no resultado final e, também, na diminuição do desperdício e da sujeira ao longo da obra.

Solução para problemas com mão de obra

A escassez da mão de obra qualificada é um grande problema encarado pelas construtoras. Cada vez mais aumenta a dificuldade de encontrar profissionais competentes, o que acaba, também, elevando os custos com pessoal.

A industrialização da construção civil introduziu as estruturas pré-fabricadas de concreto, que demandam menos esforços manuais – reduzindo a necessidade de mão de obra e, também, os seus custos.

Padronização

Outra vantagem que pode ser observada no fenômeno da industrialização da construção civil é a padronização das obras. No momento em que se minimiza o reflexo da interferência humana em uma construção, a tendência é que o resultado final alcance um alto padrão.

Melhorias de cronogramas

Entregar uma obra de acordo com o cronograma sempre foi um desafio, porque existiam muitas margens para falha. Com a agilidade proporcionada pela utilização de estruturas pré-fabricadas, no entanto, é possível alcançar melhorias de cronogramas.

Otimização de custos na construção civil

A redução de custos é essencial em qualquer atividade econômica, e na construção civil não é diferente. A modernização do setor oferece a possibilidade de reduzir os custos envolvidos em uma obra.

Isso acontece, principalmente, por conta de dois fatores: menor necessidade de mão de obra e redução de desperdícios de produtos.

Ou seja, toda a empresa sai ganhando com a industrialização da construção civil: tanto os trabalhadores, que atuam diretamente nas obras, quanto os responsáveis pela administração de uma construtora.

Afinal de contas, como vimos, dessa forma é possível coordenar melhor os cronogramas, elevar a qualidade do resultado alcançado e, ainda, facilitar os esforços para equilibrar as finanças.

Auxílio contra o déficit habitacional

Você já parou pra pensar que sociedade também sai ganhando com a industrialização da construção civil? Por conta da otimização do tempo nas construções, é possível enfrentar o déficit habitacional – que, no Brasil, é estimado em 6,2 milhões de moradias pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Como você lida com a industrialização da construção civil? Já conhecia toda a sua relevância dentro de uma construtora? Deixe o seu comentário e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *