Posto De Combustíveis

Como reduzir os custos de um posto de combustíveis?

Para aumentar o faturamento, é preciso saber como reduzir os custos de um posto de combustíveis.

A redução de custos de um posto de combustíveis pode ser um fator diferencial para o crescimento financeiro do negócio, o que impacta diretamente nos resultados obtidos. Porém, conseguir aplicar medidas efetivas para reduzir os custos de um empreendimento comercial nem sempre é uma tarefa simples, não é mesmo?

Muitos gestores de postos de combustíveis compreendem a importância de reduzir os custos da empresa, mas pecam na hora de colocar isso em prática – principalmente por não conseguirem medir a efetividade das ações adotadas. Ou seja, não conseguem sair do lugar e proporcionar o crescimento do negócio.

Por essa razão, veremos, neste artigo, como reduzir custos de um posto de combustíveis. Confira!

Conheça a situação atual

O primeiro passo para que você consiga reduzir os custos de um posto de combustíveis é conhecer a situação financeira atual do negócio. Qual é o faturamento médio? Quais são as despesas operacionais e administrativas? E qual é o valor do lucro mensal?

É com base nessas informações que você conseguirá implementar medidas para redução de custos. Caso contrário, por mais que os custos sejam reduzidos, não será possível enxergar essa mudança. Se você não sabe o valor do lucro deste mês, como saberá se ele aumentou ou reduziu no mês seguinte?

Identifique os principais custos

Agora que você já conhece a situação atual, é hora de ir mais fundo e identificar os principais custos do seu posto de combustível. Faça um monitoramento de todas as saídas de recursos da empresa e classifique de acordo com a sua natureza.

Assim, você conseguirá descobrir para onde está indo o seu dinheiro. Fornecedores, funcionários, energia elétrica, aluguel, manutenção, marketing, contratação de outros serviços, entre diversas outras saídas. Encontre os principais para poder reduzir custos no seu posto de combustível.

Faça um planejamento

Depois de identificar as principais saídas de recursos da sua empresa, você terá totais condições de fazer um planejamento. Ou seja, trace medidas pontuais que lhe ajudem a reduzir custos no seu posto de combustível.

Empresas que não adotam um bom planejamento acabam cortando despesas sem critério algum, o que pode prejudicar as atividades internas e a qualidade do produto. A redução de custos deve ser consciente, visando o crescimento financeiro sem que isso afete na qualidade do serviço prestado ao consumidor.

Existe uma série de custos que merece a sua atenção e pode fazer parte do seu planejamento:

  • Utilização de pessoal – Um posto de combustível é composto por uma série de funcionários essenciais para a execução das atividades, mas é possível buscar as melhores formas de aproveitá-los. Se você conseguir manter a qualidade nos serviços com um funcionário a menos, já é o suficiente para reduzir bastante as despesas do mês.
  • Água, luz e internet – Essas são contas básicas a serem pagas por qualquer empresa, mas você pode mobilizar os seus funcionários para reduzir o consumo de energia elétrica e água – além de re-negociar o pacote de internet.
  • Desperdício – Você sabe a quantidade de recursos que é desperdiçada no seu posto de combustível? Estabelecer medidas de redução do desperdício também pode ajudar a reduzir custos.
  • Pequenos gastos –. Existem vários pequenos gastos que passam despercebidos, mas quando somados se tornam uma despesa de grande expressão. Materiais de escritório, fotocópias, copos para café, produtos de limpeza, entre vários outros. Preste atenção neles!
  • Fornecedores – Pode ser difícil reduzir o valor pago aos seus fornecedores, mas tentar negociar melhores condições de pagamento é uma boa saída. Dessa forma, você consegue controlar melhor as finanças e promover um crescimento financeiro.
  • Regime tributário – Os tributos são obrigatórios em qualquer empresa, mas talvez você possa pagar um valor menor do que está pagando. Encontrando o melhor regime tributário para um posto de combustível, é possível reduzir os custos com tributos. Para isso, busque o auxílio de um escritório de contabilidade especializado em contabilidade para postos de combustíveis.

Como você faz para reduzir custos no seu posto de gasolina? Conte pra gente pelos comentários. E se precisar de apoio para melhorar o controle financeiro e a gestão contábil do seu posto de combustíveis, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *