Segurança De Um Posto De Combustível

Por que melhorar a segurança de um posto de combustível?

Investir em segurança em um posto de combustível é um dos primeiros passos para aumentar o seu faturamento.

Existem alguns fatores que fazem total diferença na satisfação de um cliente, e, muitas vezes, eles passam batidos pelo gestor de um negócio. A segurança de um posto de combustível é um deles. Você já parou para pensar que os recursos gastos com marketing podem não surtam efeito porque os clientes não se sentem seguros no seu estabelecimento?

Um posto de combustível trabalha com produtos de natureza inflamável que, se não administrados corretamente, podem colocar em risco a vida de todos. Sendo assim, a segurança dos clientes e dos funcionários deve estar sempre em primeiro lugar.

Uma marca é fortalecida por conta de pequenas atitudes, que vão se somando e criam autoridade e credibilidade. Um posto de combustível que mostra preocupação com a segurança de todos os frequentadores, certamente, atrai mais clientes e tem um grande potencial de aumentar as vendas. Confira mais sobre o assunto neste artigo!

Periculosidade dos produtos

Ao trabalhar com materiais inflamáveis, um posto de gasolina está sempre exposto a riscos de incêndio e de explosões que podem ocorrer em função de eventuais falhas nas operações ou nos sistemas de abastecimento. Além disso, é preciso prevenir as intoxicações e contaminações – que ocorrem pela inalação ou pelo contato dos produtos com a pele.

Antecipar as situações de risco e minimizar ao máximo as possibilidades de risco é dever de um posto de combustível. Imagine se um cliente está abastecendo o seu carro quando surge uma situação imprevista que precisa ser controlada urgentemente. Ele ficará com um pé atrás para voltar até o seu posto, não é mesmo?

Proteção dos funcionários

Supondo que você esteja construindo uma casa e, no decorrer das obras, note que os pedreiros que estão trabalhando não utilizam equipamentos de segurança. Você ficaria alarmado, certo? Isso não só coloca em risco a vida deles, mas também é um indicador de displicência. O que esperar da qualidade do serviço prestado por esses profissionais?

Esse mesmo cenário acontece em um posto de combustível. Um cliente que nota uma falta de preocupação com a saúde dos funcionários que estão prestando os serviços pode se sentir inseguro em relação à credibilidade do posto e procurar uma outra opção para o próximo abastecimento. Além disso, os funcionários são essenciais para o funcionamento da sua empresa, e é seu dever protegê-los das situações de risco promovendo a segurança de um posto de combustível.

Normas Regulamentadoras

Com o objetivo de evitar as situações de risco, existem algumas normas que visam a capacitação dos funcionários contra acidentes de trabalho. Seguindo as suas disposições, é possível aumentar ainda mais a segurança de um posto de combustível.

A principal delas é a NR20, que prevê 3 acidentes frequentes: explosão, emissão tóxica e incêndio. Para evitá-los, a norma impõe aos clientes algumas regras que devem estar visíveis no posto e ser respeitadas em qualquer situação.

As principais são: desligar o carro, não fumar durante o abastecimento, não usar aparelhos celulares e nunca utilizar recipientes inadequados para abastecer. É importante lembrar que o funcionário do posto é quem deve alertar e cobrar essas atitudes dos seus clientes.

Perigos externos

Além dos perigos internos, os postos de combustível também precisam se preocupar com os riscos externos. Com a onda de violência que continua crescendo em nosso país, todas as medidas que visam evitar assaltos devem ser consideradas.

Entre as atitudes que você pode tomar estão: proibir a utilização de capacete dentro do posto, instalar câmeras de segurança, contratar profissionais para fazer a segurança, instruir os seus funcionários a adotar procedimentos seguros ao manejar o dinheiro e orientá-los sobre como reagir em caso de assalto.

Todas essas medidas não passarão despercebidas por quem frequenta a sua empresa. Os clientes se sentirão mais seguros no seu posto de combustível e voltarão a procurar os seus serviços e recomendarão aos seus amigos!

Como você lida com a segurança no seu posto de combustível? Você já sabia que é possível atrair mais clientes ao melhorar esse quesito? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *