Tarefas Em Um Posto De Gasolina

Como delegar tarefas em um posto de gasolina?

Apesar de saber que delegar tarefas em uma empresa é fundamental para o seu crescimento, nem sempre ela é fácil de ser realizada, e muitos gestores acabam adotando o processo de maneira incorreta.

E quando falamos em um posto de gasolina, essa questão se torna muito relevante, pois existem processos tão diferentes entre si que é praticamente impossível o gestor realizá-los sozinho, sem uma equipe.

Cada membro do time precisa estar ciente de suas devidas responsabilidades. Somente dessa forma a empresa conseguirá otimizar tempo e ter um crescimento de produtividade – que, nesse caso, não deve ser entendido como aumento de trabalho, mas de eficiência e resultados em menos tempo.

Portanto, no post de hoje, listamos os cinco elementos básicos quando o assunto é delegar tarefas em um posto de gasolina. Confira.

  1. Aceitação da responsabilidade

Delegar tarefas de forma eficiente não é somente repassar uma série de atividades aos seus colaboradores. Se não for feito de uma forma planejada, o processo pode resultar em ainda mais trabalho para a liderança, pois ela terá que monitorar os mínimos detalhes das tarefas para cada equipe, e isso demanda tempo.

O importante é delegar responsabilidades, e nesse pacote estão inclusos, além das tarefas, o comprometimento com os resultados, a independência de definir prioridades e de gerenciar o tempo da forma que for necessária.

Isso significa que, para delegar tarefas, você terá que dar autonomia à sua equipe, que passa a tratar cada uma delas como uma missão a ser cumprida  para promover o crescimento da empresa. O funcionário, dessa forma, se sente parte importante do posto de gasolina e passa a trabalhar de forma mais responsável e comprometida com os resultados.

  1. Transmissão à pessoa habilitada

Para se delegar tarefas de maneira assertiva, você precisa se fazer perguntas como:

  • Há algum colaborador que dê maior importância a esse assunto e o trata como um desafio e uma oportunidade de mostrar sua capacidade?
  • Há algum funcionário que tenha capacidade técnica além da minha e que possa lidar com variadas situações de determinadas tarefas?
  • Há alguém que tenha uma verdadeira paixão pelo assunto e enxergue detalhes que eu não perceberia?

Planejando a delegação de tarefas com base no conhecimento técnico, na capacidade humana e na forma de desempenho da função é a melhor alternativa para conquistar resultados positivos, incluindo o aumento de produtividade.

  1. Comunicação clara e eficiente 

A comunicação das tarefas e responsabilidades aos funcionários do posto de gasolina deve ser perfeita, sem ruídos e, de preferência, pessoalmente – pois o contato humano é importante para a construção de um relacionamento saudável e produtivo.

Portanto, deixe claros os resultados esperados, o que não pode acontecer e os limites de execução. Apresente as ferramentas e os recursos a serem utilizados, defina as rotinas de acompanhamento de desempenho, ensine os colaboradores a fazerem determinadas tarefas e deixe um espaço para a inovação e a criatividade. Nesse processo, é preciso se certificar de que todos entenderam as suas responsabilidades.

  1. Existência de condições para execução da tarefa

Não adianta delegar tarefas e responsabilidades sem fornecer as ferramentas necessárias para a sua execução (como o ambiente e os materiais), e, aqui, também incluímos o fator tempo.

Sempre verifique se o colaborador terá tempo para receber novas funções no posto de gasolina com motivação para o crescimento, e não para a sobrecarga de trabalho.

  1. Acompanhamento do líder

Estabeleça o monitoramento das tarefas delegadas, e lembre-se que cada ponto deve ser criticado de maneira construtiva para que o colaborador possa crescer e desenvolver suas funções. O funcionário precisa ver o líder como um apoio, e à medida que for adquirindo confiança, o poder pode ser transferido aos poucos. Mas não deixe de monitorar o cumprimento das metas.

Diante desses elementos básicos da delegação de tarefas, não deixe de analisar cada questão e planejar a execução em seu posto de gasolina. Dessa forma, os resultados positivos serão uma consequência, como a otimização do tempo, o aumento da produtividade e o crescimento da sua empresa.

E então, como você lida com a delegação de tarefas no seu posto de gasolina? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários! 

A Ápice é uma Empresa de Contabilidade em Piracaia – SP. Somos especialistas em contabilidade para postos de combustíveis. Por isso, toda semana produzimos um conteúdo exclusivo sobre os principais desafios da gestão de um posto de combustíveis. Nosso objetivo é ajudá-lo a superar a cada um desses desafios, de modo a que sua gestão seja um verdadeiro sucesso.

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Até breve.

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