Contabilidade Para Supermercados

Contabilidade para Supermercados: 10 sinais de que chegou a hora de investir!

O papel da contabilidade para supermercados pode ir muito além do cumprimento das obrigações legais. É possível utilizar todos os conhecimentos dos profissionais da contabilidade para organizar a gestão do negócio, reduzir custos e aumentar o faturamento.

Muitas vezes o escritório de contabilidade se limita a fazer os serviços básicos – e pode acabar pecando até nisso, com erros que prejudicam o seu negócio. Entretanto, quando você conta com um contador que é um aliado do seu supermercado, os erros são minimizados e você recebe um grande suporte para crescer.

Confira a seguir 10 sinais de que chegou a hora de investir em contabilidade para supermercados!

  1. Cumprimento das obrigações legais

O seu supermercado precisa cumprir uma série de obrigações legais frente ao poder público para continuar em funcionamento sem precisar enfrentar penalidades. A escrituração, apuração de resultados, elaboração de demonstrações contábeis e demais exigências são parte do serviço básico da contabilidade – mas devem ser executados com perfeição.

  1. Escolha do melhor enquadramento tributário

Qualquer empresa precisa estar enquadrada em algum regime tributário, mas a grande questão é: será que você está enquadrado no melhor deles de acordo com a sua realidade? Um bom planejamento tributário é essencial para que você pague o mínimo de impostos possível!

  1. Atualização constante da legislação

As mudanças na legislação que afetam as obrigações do seu supermercado são muito frequentes. É muito difícil ficar acompanhando todas elas, principalmente para quem não é da área contábil e fiscal. Mas você não precisa se preocupar com isso quando pode contar com o auxílio de um escritório de contabilidade de confiança e especializado em contabilidade para supermercados.

  1. Auxílio no fluxo de caixa

Um fluxo de caixa sempre atualizado é essencial para que a saúde financeira do seu negócio esteja sempre em dia. E o seu contador pode ajudá-lo nessa missão. Com as informações dos registros contábeis, você conseguirá elaborar o seu fluxo de caixa previsto x realizado, controlar as contas a pagar e receber, programar pagamentos, fazer conciliação bancária e apurar os resultados pelo regime de caixa.

  1. Informações de indicadores financeiros

A partir dos dados utilizados pela contabilidade para supermercados é possível extrair uma série de informações úteis para o seu empreendimento. Entre essas informações estão uma série de indicadores: prazo médio de rotação dos estoques, necessidade do capital de giro, margem líquida, liquidez, endividamento, capital circulante líquido, rentabilidade, entre outros.

  1. Análise dos resultados e mix de produtos

Faz parte das rotinas contábeis a apuração do resultado do exercício. Mas é possível ir um pouco mais além e fazer uma análise profunda desses resultados, buscando compreender quais produtos apresentam os melhores resultados para o seu supermercado.

  1. Auxílio para captação de recursos

Se a sua empresa necessitar de empréstimos – seja para sair de um aperto financeiro ou para viabilizar um grande projeto – a sua assessoria contábil, especializada em contabilidade para supermercados pode ajudá-lo  através da elaboração de projetos técnicos, econômicos e financeiros.

  1. Folha de pagamentos sempre em dia

Uma das obrigações de uma empresa é seguir as normas trabalhistas e estar em dia com uma série de atividades e rotinas: admissão, folha de pagamento, férias, rescisão, homologação, etc. Para que você não tenha que se preocupar com isso, é possível contar com o seu escritório de contabilidade.

  1. Informações relevantes para a tomada de decisão

A gestão de um supermercado é repleta de pequenas decisões que, em conjunto, são muito importantes. E é aqui que entra a importância das informações obtidas pela contabilidade para supermercados.

Conhecendo melhor as principais contas da sua empresa e identificando as principais despesas e receitas, você pode tomar as melhores decisões. Reduzir custos e aumentar o faturamento do supermercado fica mais fácil com o auxílio da contabilidade.

  1. Tenha visão de futuro

Finalmente, com a segurança proporcionada por uma assessoria contábil, especializada em contabilidade para supermercados e tantas informações importantes em mãos, pensar no futuro do seu estabelecimento comercial fica mais fácil. É possível fazer planos e orçamentos visando o crescimento constante da sua empresa!

Você já tinha conhecimento das informações apresentadas? Se você quer saber de tudo o que a contabilidade tem a oferecer para o seu supermercado, venha conhecer a Ápice!

Estamos esperando você para um café!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *