Desafios De Gestão Na Construção Civil

Você sabe como lidar com os desafios de gestão na construção civil?

Donos de construtoras e gestores de obras em suas rotinas de trabalho  enfrentam vários desafios de gestão na construção civil. É preciso fazer um bom planejamento do que está para ser construído, manter um forte controle sobre o cronograma e sobre as equipes envolvidas no projeto e garantir a qualidade do que será entregue. Afinal, atrasos e erros na execução podem prejudicar seriamente a imagem da empresa e dos profissionais responsáveis.

Uma gestão bem-feita é essencial para que a obra seja entregue na data combinada e com as especificações solicitadas, assegurando a satisfação dos clientes e o bom posicionamento da empresa no mercado. Boa parte desta administração depende de como se lida com os desafios de gestão na construção civil, citados no início do artigo. Será que você e sua equipe estão preparados para gerenciar projetos de forma eficiente?

Os principais desafios da construção civil e como uma boa gestão ajuda a contorná-los 

  1. Um dos maiores desafios de gestão na construção civil é a falta de mão de obra especializada

Para que os serviços entregues ao cliente apresentem boa qualidade, é essencial contar com uma equipe experiente. Aqui, estamos falando tanto de quem trabalha na administração quanto quem é responsável pelas tarefas executadas no canteiro de obras.

No entanto, não é tão simples garantir que a empresa terá os melhores profissionais (engenheiros, mestres de obras, pedreiros, gestores e eletricistas, por exemplo) no seu quadro de colaboradores.

Como a sua construtora pode se tornar mais atrativa para os melhores profissionais do mercado? Da mesma forma que empresas de todos os outros setores: criando planos de carreira e oferecendo bons benefícios. Melhorar a forma como a empresa procura e selecionar os seus contratados também é essencial. Contratar e reter os melhores profissionais é um dos maiores desafios de gestão na construção civil.

  1. Controle sobre o orçamento destinado ao projeto

Os desafios de gestão na construção civil podem aparecer como imprevisto, no meio da execução de uma obra, como quando é necessário comprar uma quantidade maior de determinado material ou pagar mais horas extras aos funcionários. Todos estes elementos somados podem fazer com que o projeto fique muito mais caro do que o planejado.

Se a obra pertence a sua empresa, isso significa prejuízo. Se ela está sendo executada para um cliente, corre-se o risco de deixá-lo insatisfeito e mal impressionado.

A melhor forma de lidar com este desafio é mantendo um forte controle sobre o orçamento destinado ao projeto: todas as entradas e saídas de dinheiro devem ser registradas. Além disso, quando são necessários gastos fora do previsto, é preciso pensar em maneiras para reduzir o impacto nas finanças (procurar por alternativas mais baratas ou reduzir outras despesas, sem comprometer a qualidade da obra, por exemplo).

  1. Cumprimento de cronogramas apertados 

Também podemos citar como um dos desafios de gestão na construção civil o controle sobre os prazos combinados. Quando acontecem imprevistos, por exemplo, as entregas, além do orçamento, podem ficar bem apertadas.

Pode acontecer de um material demorar a chegar e atrasar a obra, ocorrer a falta funcionários ou ser necessário refazer uma parte da construção. Todos estes são exemplos de imprevistos que prejudicam o cronograma e levam a atrasos na conclusão do projeto.

Uma boa prática para evitar grandes atrasos na obra é antecipar possíveis imprevistos. Conte com uma lista de pedreiros substitutos experientes, por exemplo, e calcule um espaço de tempo a mais na hora de definir o prazo. Também é importante usar um sistema de gestão, que ajude a monitorar a finalização das etapas do projeto e os horários dos funcionários que trabalham no canteiro.

  1. Contratação de bons fornecedores

Bons fornecedores também são fundamentais para a qualidade da construção. Por isso, a empresa deve contar com uma lista de parceiros de confiança, capazes de entregar bons materiais no prazo combinado. Errar na escolha do fornecedor pode trazer sérias dores de cabeça para os gestores e donos de construtoras, como o atraso de toda uma etapa do projeto ou a necessidade de troca de materiais por falta de qualidade.

Para acertar na escolha de parceiros, e vencer esse, que é um dos desafios de gestão na construção civil, é importante procurar por referências sobre a empresa antes de fechar negócio, avaliar a experiência da marca nos serviços prestados e fazer um contrato bem detalhado do que foi acordado.

E você, como lida com os desafios de gestão da construção civil? Quais dicas acha indispensáveis para melhorar o gerenciamento de uma obra? Compartilhe a sua experiência nos comentários e até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *