Controle Financeiro

Indústria de Confecção: A importância do Planejamento e Controle Financeiro

Entenda como planejar e otimizar o controle financeiro da sua indústria de confecção

Se organizar as finanças pessoais já pode ser um verdadeiro desafio, imagine fazer o planejamento e deixar em ordem as contas de toda uma empresa, certo? No entanto, o controle financeiro é essencial para que o negócio tenha êxito e não corra o risco de entrar em falência por falta de capital para pagar as contas.

Na indústria têxtil, por exemplo, é preciso planejar e prever o pagamento dos fornecedores, que comercializam as matérias-primas utilizadas na confecção das peças, as despesas fixas mensais, como luz e aluguel, e o pagamento do salário dos funcionários. O ganho com a venda do que é produzido deve ser suficiente para arcar com todos estes custos e ainda gerar lucro, mas como garantir este controle financeiro e manter positivas as contas da empresa? Contamos abaixo, confira.

4 dicas para otimizar as finanças da sua indústria têxtil

  1. Mantenha as suas obrigações fiscais em dia 

Organizar o seu calendário incluindo as datas fiscais é importante para garantir que a empresa não perderá nenhum prazo e ficará em dia com os pagamentos devidos ao fisco. Isso ajuda a evitar problemas futuros, como a impossibilidade de se candidatar a programas de apoio do Estado e a necessidade de pagar juros.

Vale ressaltar que uma indústria têxtil possui muitas particularidades em relação aos impostos devidos. O ICMS, por exemplo, pode variar de acordo com o estado em que ela mantém as suas operações, o das empresas com quem negocia e, em alguns casos, de onde vem a matéria-prima comprada. É preciso atenção para assegurar que a empresa está regularizada e que aproveita todos os benefícios fiscais que se enquadram no seu caso.

  1. Dedique tempo para fazer um planejamento eficiente

Quanto mais preciso for o seu planejamento, melhor para o controle financeiro da sua indústria têxtil. Para isso, é preciso fazer uma relação de todas as contas que devem ser pagas pela empresa., como despesas de escritório, de manutenção (das máquinas de costura, por exemplo), impostos, pagamentos de salários e fornecedores e gastos com reposição de estoque. Organize um calendário com as datas e valores que cada pagamento deve ser realizado.

Mas não basta fazer o planejamento, é preciso monitorá-lo. É importante que, durante o mês, você faça um forte controle sobre as contas previstas e pagas – assim, é possível saber o quanto já foi pago e o quanto ainda é devido.

  1. Tenha acesso a relatórios

A melhor maneira de fazer o controle financeiro é utilizando ferramentas que simplifiquem a visualização dos dados. Relatórios, que forneçam uma visão geral das movimentações financeiras realizadas e pendentes da empresa são ideais para isso.

Estes são documentos que ajudam a administração a avaliar como está o desempenho da indústria têxtil e se são necessárias mudanças no planejamento financeiro. Se as contas a pagar estão mais altas do que os valores a receber, por exemplo, pode ser a hora de renegociar alguns pagamentos.

Os dados fornecidos pelos relatórios também devem embasar outras decisões relacionadas às finanças da indústria, como a antecipação de pagamentos, quando o caixa está positivo, para aproveitar descontos.

  1. Faça registros diários para manter o controle financeiro

Deixar que o registro das movimentações realizadas na empresa acumule pode não ser a forma mais eficiente de conquistar um controle financeiro preciso dos gastos. Se você deixa para fazer tudo no final da semana, por exemplo, pode se esquecer de uma conta paga ou outra e, como resultado, o valor registrado no controle pode não corresponder ao que se tem em caixa. Nesse caso, vai ser preciso gastar muito mais tempo para encontrar quais são as contas (pagas ou recebidas) que não foram devidamente registradas.

Para poupar tempo e garantir a precisão das informações anotadas, reserve alguns minutos no final de cada dia para atualizar o controle financeiro da sua indústria têxtil.

Para assegurar uma gestão eficiente das finanças da sua confecção, contar com uma empresa especializada é a melhor saída, e evita que erros atrapalhem o planejamento do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre essas dicas de planejamento e controle financeiro? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *