Montar Um Posto De Combustível

Quer montar um posto de combustível? Saiba o que você precisa considerar antes de começar!

Com o aumento exponencial de carros nas ruas por todo o país, até mesmo em cidades localizadas em zonas rurais, o posto de gasolina se tornou um excelente modelo de negócio. Então, se você deseja aprender a montar um posto de combustível, é importante entender antes as nuances de se montar um negócio nesse ramo.

O posto de combustível é um modelo de negócio bem particular, diferente de se ter uma loja ou uma empresa prestadora de serviços. Como somos um dos países com maior reserva de petróleo, temos um mercado bem grande nesse ramo.

Porém, temos uma certa burocracia única a esse ramo, e é importante conhecer bem essa burocracia para entender como montar um posto de combustível legalizado.

A decisão antes de montar seu posto

Antes de começar a montar seu posto de combustível, você precisará fazer uma decisão entre abrir um posto franqueado, ou tentar entrar no mercado sem o auxílio de uma franquia. Ambos têm suas vantagens e desvantagens, porém é mais comum encontrar postos franqueados que conseguem se estabelecer com maior facilidade no mercado.

Ao se franquear, você irá conseguir um auxílio no investimento inicial, e também terá o nome da marca para te auxiliar a impulsionar o seu negócio. Porém, se tiver capacidade de começar um negócio sem ser franqueado, você terá maior independência no gerenciamento, nos valores e afins, o que pode ser uma grande vantagem no mercado caso bem utilizada.

Como montar um posto de combustível e o que considerar na montagem

O ponto principal o sucesso de um posto de combustível sempre será sua localização. Quão mais agitada a sua localização, maiores as chances de abastecerem em seu posto, e isso lhe trará o sucesso a médio e longo prazo.

É impossível entender como montar um posto de combustível sem pensar além de na localização, nos serviços diferenciais que você irá oferecer para atrair seus clientes. O combustível é sim o mínimo, mas outros serviços são importantes para manter o posto funcionando bem, e atrair um grande público.

Antes de pensar em como montar um posto de combustível, você precisará decidir que mais usará para atrair uma boa clientela, e qual público deseja agradar. Para tal, um posto de gasolina pode buscar oferecer diversos produtos e serviços variados no ramo automobilístico, como por exemplo:

  • Troca e venda de pneus e rodas;
  • Serviço de vistoria e troca de óleo;
  • Calibragem de pneu;
  • Lava-jato, ducha, enceramento e afins.

Além de oferecer esses serviços, um posto também deve conseguir oferecer diversos outros produtos. Normalmente, um posto possui uma loja de conveniências para oferecer os mais diversos produtos aos visitantes, e a loja também serve como um atrativo diferencial ao posto, principalmente quando se possui uma loja de conveniências de alta qualidade.

Abrindo seu posto e estabelecendo um bom nome no mercado, você terá um crescimento bem constante, pois seu serviço é necessário para grande parte da população brasileira. Oferecendo não somente produtos, mas serviços de qualidade, você certamente conseguirá se estabelecer nesse mercado.

Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice!

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *