Regime Tributário Para Pagar Menos Impostos

Qual o melhor regime tributário para pagar menos impostos?

Fugir dos impostos, por mais que seja a vontade de muitos empreendedores, é impossível. Sonegar é crime, mas existem algumas formas de conseguir economizar com o regime tributário certo. Qual o melhor regime tributário para pagar menos impostos?

Bom, essa é a sua dúvida e a de milhares de outras pessoas. Foi pensando nisso que resolvemos respondê-la. Se você quer descobrir como economizar com impostos, confira o que vem a seguir!

Qual o melhor regime tributário para pagar menos impostos?

Se você não entende muito sobre impostos, carga tributária e afins, podemos começar dizendo que existem três tipos diferentes de regime, sendo eles:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Mas, como decidir entre esses três, visto que não sei qual é o melhor para pagar menos impostos? É o que você descobrirá agora.

Faturamento

A verdade é que você não tem muita opção quando se trata de regimes tributários. Ou você se mantém uma pessoa física, o que não é uma boa ideia, ou se torna uma pessoa jurídica e escolhe um regime tributário para pagar menos impostos, que depende do seu limite de faturamento.

Sim, os regimes tributários só podem ser aderidos se o seu lucro mensal está dentro do limite de faturamento estabelecido para cada um deles.

Simples Nacional

As micro e as pequenas empresas são aquelas que podem se beneficiar do Simples Nacional como regime tributário.

Para aderi-lo é preciso que o faturamento não chegue a ultrapassar 4,8 milhões ao ano. Além disso, nele estão inclusos diversos tributos, e a alíquota é única.

Dependendo do segmento no qual a empresa se encaixa, é possível economizar 20 a 50% pagando menos impostos.

Lucro Real

O Lucro Real é o regime tributário que se adequa às empresas que não tem um faturamento certo, porém bem alto, com picos constantes.

Tributos como COFINS e PIS, nesse regime, não são cumulativos, o que significa que você poderá contar com créditos fiscais para serem abatidos no consumo de eletricidade, por exemplo.

Além disso, quem opta pelo Lucro Real pode ter isenção da alíquota.

Lucro Presumido

Esse é o regime tributário que tem como base os cálculos do CSLL e IRPJ. O Lucro Presumido é o tipo de regime correspondente à margem de lucro que é pré-estabelecida pela legislação e varia segundo cada atividade. A margem de lucro de um setor é diferente de outro.

Serviço Profissional em Contabilidade

É praticamente impossível definir um regime tributário por conta própria. Somente o contador sabe quais as variáveis que permitem ou impedem que um regime tributário seja vantajoso para um negócio. Portanto, é recomendável que você conte com um serviço profissional em contabilidade, pois só assim saberá com certeza se optou pelo melhor regime tributário para pagar menos impostos.

Além disso, você pode deixar todos os outros aspectos da contabilidade nas mãos de quem realmente entende de números, enquanto fica focado na sua função como gestor.

Em caso de dúvidas, ou se precisar de alguém para te ajudar a selecionar o melhor regime tributário, fale com a Ápice. Juntos, podemos fazer um planejamento tributário e descobrir as possibilidades para que o seu negócio pague menos impostos.

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *