Arte 2 Compressado - Apice Contabilidade E Assessoria Empresarial

Por que uma consultoria tributária pode salvar sua empresa?

Não sabe como gerir sua gestão contábil? Acompanhe o nosso artigo e entenda quais são as vantagens de fazer uma consultoria tributária.

Você sabia que ter um controle das obrigações fiscais e trabalhistas na sua empresa pode servir de muita utilidade para sua gestão?

Conhece os serviços que sua contabilidade te oferece? Quantas declarações e impostos sua empresa está sujeita a declarar e a pagar? Então acompanhe o nosso artigo.

Conhecendo suas obrigações para com o governo, seu controle financeiro se torna muito mais eficiente, contribuindo com sua própria gestão. Uma consultoria tributária consegue te dar dados concretos dos próximos passos para sua empresa seguir dentro da legislação, e utilizar todo os benefícios de ter sua contabilidade em dia.

A maioria dos empresários no Brasil não compreendem o porquê de pagar determinados impostos, e muito menos como funcionam as cargas tributárias, prejudicando sua gestão. A falta de um planejamento tributário adequado para sua empresa pode interferir nos resultados do seu planejamento, consequentemente no futuro da sua empresa.

Mas fique tranquilo, pois você não é o único que está sujeito a esse erro, e por esse motivo fizemos uma pequena lista resumida contendo impostos e declarações de cada regime tributário, para mostrar a diferença entre eles e te fazer refletir sobre a atual situação da sua empresa e aonde ela quer chegar, mas para isso é importante entrar em contato com seu contador para ser feito um planejamento tributário e avaliar qual é a melhor opção para sua empresa.

FISCAL – SIMPLES NACIONAL

Referente as empresas que se enquadram no simples nacional, temos a obrigação mensal chamada DAS, e para empresas que compram mercadorias de outros estados também estão obrigadas a pagar o DIFALI.

As declarações existentes no simples Nacional são a DESTDA que é mensal e a DEFIS que é anual, referente ao imposto de renda de pessoa jurídica.

FISCAL – LUCRO REAL E PRESUMIDO

As empresas que estão enquadradas no lucro real e presumido têm suas familiaridades, ambos os regimes terão os mesmos impostos e declarações, a diferença entre si serão as alíquotas dos impostos, sendo no Lucro real maior.

Lembrando que a mesma regra para as alíquotas dos impostos se aplicam no departamento pessoal.

Os impostos que fazem parte desses regimes tributários são: PIS, COFINS, CSLL, IRPJ, ICMS, e CRF, tudo vai depender do seu ramo de atividade.

As declarações mensais são: GIA, DCTF, EFD, SPED ICMS e também existem aquelas que são anuais, sendo elas o SPED ECF E SPED CONTÁBIL.

DEPARTAMENTO PESSOAL

Os procedimentos internos do departamento pessoal, assim como do fiscal se resumem também em obrigações, declarações mensais e anuais.

Os impostos mensais são FGTS, INSS, IRPJ e Sindicato.

Declarações mensais GFIP, CAGED e anuais são DIRF e RAIS.

Quer saber mais sobre cada regime tributário? Veja o nosso artigo sobre escolhendo entre o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real

Lembrando que o departamento pessoal tem mais funções a serem exploradas, mas essas são as principais obrigações que sua empresa tem para com o governo, porém existem muitos outros serviços que sua contabilidade pode fornecer de acordo com sua necessidade, como o Balanço Patrimonial, Livro Diário, livro Razão e demais conforme for solicitado.

 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *