Postos De Gasolina

Quais atividades são de responsabilidade de um gerente de postos de combustíveis?

Atualmente com a crescente expansão das áreas urbanizadas, a demanda de veículos se tornou cada vez mais evidente nas ruas. Ter um carro hoje se tornou mais que um sonho de consumo, se transformando em uma necessidade de locomoção.

Para facilitação e ampliação dos negócios então é que ele se tornou cada vez mais evidente. Com essa expansão cresceu também o mercado empreendedor que oferece subsídio para alimentação dos mesmos, os Postos de Gasolina.

Não é difícil ver cada dia mais Postos de Gasolina em todos os locais, atendendo os mais diversificados públicos e ainda estendendo os seus horários de serviço para comporte da demanda.

No entanto, um serviço aparentemente tão comum e tão básico como colocar combustível em um veículo pode até não aparenta necessitar de uma figura estratégica para o bom andamento do serviço, não é mesmo?

Gestão posto de gasolina

O papel do gerente de postos de combustíveis

Se você respondeu que sim, está muito enganado.

Assim como qualquer outro empreendimento, um posto de gasolina necessita de uma figura estratégica para o bom desempenho do serviço prestado. Com isso entra a figura do gerente de postos de combustível.

O gerente é responsável por gerenciar todo o processo do dia a dia, como:

  • Operações,
  • Supervisão de funcionários,
  • Formação de equipes,
  • Ordenação das atividades,
  • Programação e adoção de todas as estratégias de melhor desempenho, para maximização dos resultados.

No entanto, o papel do gerente de um posto de combustível não parou por aí. Ele também é um grande balizador desse negócio.

Ele é responsável também pela:

  • Imagem da empresa,
  • Controle das despesas, lucros, controle de caixa;
  • E responde diretamente por qualquer erro de informações contábeis da em que ele é o responsável.

Sendo assim, essa figura tem total importância no crescimento desse negócio.

Principais controles rotineiros pertinentes à função gerencial

O gerente de um posto de combustível, como visto acima é um profissional que necessita de atribuições e muito comprometimento para exercer suas atividades de modo assertivo.

São inúmeras as atividades a se ter controle, para poder prestar contas no dia a dia. As principais você conhece logo abaixo.

Suporte ao proprietário

Exatamente pelas atividades desempenhadas é que este profissional deve ser o braço direito do proprietário do posto de combustível.

Sendo assim, ele executa todas as funções agindo com comprometimento nos resultados.

E após definido pelo proprietário os objetivos, metas e prioridades, o gerente assume sua função, desempenhando-se ao máximo, para alcance das metas em tempo hábil.

Funções junto ao posto

O gerente deve cuidar para que todos os processos ocorram do modo mais eficiente o possível, através de treinamento de equipes, contratações de mão de obra, além das outras gestões.

Deve estar sempre atento além dos serviços oferecidos, às manutenções necessárias para o bom andamento do trabalho e ao bom atendimento ao público, que em qualquer problema de maior gravidade, busca diretamente a figura do gerente para resolver.

Visando sempre o cumprimento dos objetivos e metas estipulados, o mesmo trabalha contra o tempo e deve manter sempre planos de ação como modo de contenção de erros no processo.

Funções junto à loja de conveniências

Muito conhecidas na maioria dos postos de combustíveis, as lojas de conveniências são um atrativo, principalmente na madrugada para quem busca opções de compras.

Além de servir como uma complementação da renda do local, a mesma é colocada estrategicamente para vendas de itens.

Essa então, assim como qualquer loja ou lanchonete necessita de supervisão contínua, principalmente quanto ao seu faturamento, estoque e manutenção.

Funções junto ao caixa e às finanças

Tarefas que requerem uma maior confiança do proprietário como fechamento de caixas, controle de contas a pagar e contas a receber, pagamentos e transferências, pagamento de salários e ainda controle de horas extras são alguns dos compromissos deste profissional.

Embora não tão complicadas, ao trabalhar com o fator “dinheiro”, essas demandas se tornam muito complexas e a matemática precisa ser exata, oferecendo maior clareza e eficiência no serviço prestado.

Esse profissional é extremamente importante na função que atua e necessita de qualificações, como gestão de pessoal, gestão de processos e ainda a gestão financeira e contábil para um melhor aproveitamento profissional.

Mas dar conta de tudo isso pode exigir muito do profissional, e por isso, contar com uma assessoria contábil para agir assertivamente com o negócio, é a indicação mais sensata e sábia!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *