Quais as DORES você enfrenta na gestão do posto?

Dores Você Enfrenta Na Gestão Do Posto - Apice

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Recentemente participei de um evento voltado para os gestores de postos de combustíveis e, no momento da inscrição, os participantes deveriam responder a seguinte pergunta: Qual dificuldade você enfrenta na gestão do posto? No final do evento, como eu ajudei na organização, tive acesso aos questionários dos mais de 140 gestores de postos que responderam voluntariamente. É a minha leitura desta pesquisa e a surpresa nas respostas que compartilho agora com vocês.

Questões Financeiras o não são problemas!

Com as margens cada vez menores após a liberação dos ajustes diários de preços de diesel e gasolina feitos pela Petrobrás estava certo que a principal dificuldade estaria relacionada a guerra de preços, concorrência predatória, inadimplência ou negociação de preços com as distribuidoras. Para minha surpresa, as dificuldades relativas a problemas financeiros e de preço foram as que tiveram o menor percentual. Se, de acordo com a pesquisa, os preços não são os maiores problemas, você caro leitor, que chegou até este ponto na leitura deste artigo, já deve estar se perguntando qual é a maior dificuldade enfrentada por seus pares no dia a dia da gestão em uma revenda de combustíveis. Calma, já chego lá.

Rotina Operacional também não é problema!

Limpeza e organização do posto, compras de produtos, recebimento de mercadoria, controle de estoque, análise de combustíveis e rotinas operacionais aparecem na pesquisa de forma tímida. Isto me leva a concluir que as dificuldades enfrentadas para a gestão operacional do posto existem, porém são consideradas apenas como ponto de melhoria.

Vendas e Aquisição de Clientes não são os principais problemas!

Se os problemas financeiros e os processos organizacionais não constituem os maiores problemas dos profissionais responsáveis pela gestão deste negócio tão complexo começo a me dar conta que realmente a grande dificuldade está nas vendas. Certo? Errado. Atração de clientes, técnicas de vendas, programa de fidelidade e muita concorrência também não é aspecto que se destaca em primeiro lugar na pesquisa. Embora tenham despontado como a segunda maior dificuldade enfrentada, as questões comerciais ficaram abaixo da MAIOR dificuldade apontada pela grande maioria dos entrevistados.

O maior problema é…

Ufa, agora sim, chegou o momento de apresentar o que a grande maioria dos entrevistados respondeu para a seguinte pergunta: Qual dificuldade você enfrenta na gestão do posto? Falta de engajamento da equipe e baixa qualificação representa o maior desafio que enfrentam diariamente.

“Engajamento e falta de dedicação, baixo comprometimento e envolvimento, falta de foco em metas e resultados foram as respostas que mais apareceram na pesquisa levando-me a concluir que a gestão de pessoas é o grande gargalo da revenda de combustíveis”.

Espera um pouco, é isto mesmo? Será que fiz a leitura correta? Não são os problemas financeiros, operacionais, de vendas e a concorrência responsável pelos resultados de um posto de combustíveis? São as pessoas! Se isto é verdade, e penso que é, pois quem respondeu as perguntas foram os próprios gestores dos postos, deixo a seguinte reflexão: o que você está fazendo para melhorar a condição de trabalho, a qualificação das pessoas que trabalham para você?

Quais os processos de reconhecimento, as campanhas de valorização você implementou para reconhecer e premiar quem realmente faz a diferença no seu negócio?

Você encara seus funcionários com um mal necessário ou como seres humanos que precisam de seleção, treinamento, reconhecimento, valorização e estímulo para atingir seus objetivos pessoais e profissionais?

Qual foi a última vez que você escutou as necessidades de sua equipe e avaliou suas demandas? Será que alguns ajustes não seriam necessários para melhorar as condições de trabalho?

Será que tratar bem os funcionários é um investimento que dá retorno? Se sim, porque ainda não estamos fazendo isto de forma intensiva?

Espero que este artigo tenha servido para a sua reflexão e que contribua no reconhecimento da importância estratégica que seus colaboradores têm no seu posto. Mude sua forma de gerir as pessoas e seus resultados vão melhorar! Simples assim.

FONTE: Brasil Postos

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