Posto De Gasolina Lucro Real

Posto de Gasolina Lucro Real – vale a pena adotar esse regime

A administração de seu posto de combustível deverá ser focada na maximização da sua lucratividade. Essa maximização pode ser atingida de diversas maneiras diferentes, e um dos passos mais cruciais é o planejamento de tributos para se pagar menos na tributação de seu posto. Afinal, quando se tem um posto de gasolina, lucro real ou lucro presumido – qual é a melhor opção de regime tributário?

O eficaz planejamento financeiro depende de um bom planejamento tributário, e esse planejamento deverá ver se, para o seu posto de gasolina, lucro real ou lucro presumido é a melhor opção, vendo qual dessas opções oferece uma maior rentabilidade para o seu negócio.

Posto de gasolina – Lucro real ou lucro presumido?

Com uma das mais altas cargas tributárias de todo o mundo, saber como fazer o seu posto de gasolina pagar menos em tributos é de suma importância, para poder aumentar facilmente seu potencial de investimento em novas áreas, economizando de forma simples, com a mudança de regime tributário e diminuição da quantia gasta unicamente em tributos.

Entendendo os valores para a sua empresa do Lucro real e o lucro presumido, você entenderá qual regime irá valer a pena adotar para o seu posto de gasolina.

O posto de gasolina – Lucro real vale a pena?

Ao adotar o regime de lucro real para o seu posto de gasolina, você deverá pagar, efetivamente, quatro tipos diferentes de imposto. O sistema de lucro real é baseado no lucro efetivamente ganho no período, incluindo as adições, exclusões e compensações descritas pela lei, e caso haja prejuízos ao longo do ano, o negócio deverá ser dispensado do recolhimento de tributos. Tais tributos cobrados, são:

  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social);
  • IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Além disso, o valor do lucro real não será pago de maneira cumulativa. Ou seja, se você possui 5 mil de crédito de pagamento de PIS, e precisaria pagar 15 mil reais, com a sua alteração de regime tributário para lucro real, você precisaria repassar somente 10 mil reais aos cofres públicos.

Que diferença isso fará para o seu posto?

A diferença principal entre o lucro real e o lucro presumido para a cobrança de tributos é que o posto não é cobrado pelo valor obtido. Ele é cobrado por uma margem de lucro prevista por lei para o tipo de negócio. Essa margem varia bastante de acordo com a atividade exercida pela empresa, então mesmo que você já tenha tido um negócio diferente antes, será um valor diferente para o posto de combustível.

O lucro real vale a pena quando sua empresa passa por grande variação de lucro. Isso porque durante o prejuízo, sua tributação não será como na de lucro presumido, já que as taxas de lucro presumido são fixas por lei, permitindo assim que você não fique no prejuízo somente por estar no regime de lucro real.

Consulte conosco se para o seu posto de gasolina lucro real ou lucro presumido são as melhores opções de regime tributário para uma eficaz economia e um fácil planejamento fiscal.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice.

Sucesso e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *