Posto De Combustíveis

Por que seu posto de combustíveis precisa de uma gestão contábil eficiente?

Um dos segredos para se manter à frente dos concorrentes em um posto de combustíveis é manter a gestão contábil eficiente. No caso de uma empresa comercial comum, de revenda de mercadorias, podem ser aplicadas algumas técnicas práticas e fáceis, porém, quando se trata de revenda de combustíveis, a situação é diferente.

Evidentemente, cada modelo de negócio apresenta algumas peculiaridades, e um sistema de gestão contábil normal pode não se adequar às exigências de revenda de combustíveis, já que se trata de um setor regulado pelos órgãos federais.

Neste artigo, vamos passar algumas informações que permitirão ao proprietário ou administrador do posto de combustíveis conseguir uma gestão contábil eficiente para o seu estabelecimento:

Planejamento estratégico para uma gestão contábil eficiente

Em primeiro lugar, é necessário ao posto de combustíveis manter um planejamento estratégico. O planejamento deve conter todas as informações necessárias para implementar estratégias que possibilitem fidelizar clientes e conseguir maior lucratividade com o estabelecimento.

Como se trata de um planejamento, é necessário fazer sua análise periódica, tomando as decisões mais adequadas a cada momento, investigando as razões das alterações ocorridas e fazendo as adaptações necessárias para o próximo período.

Olha este post que fizemos para você: Recuperação Tributária Administrativa: Você sabe a importância para o seu posto de combustíveis?

Deve-se entender que um planejamento estratégico é uma forma de administrar para buscar fazer as correções exigidas diante das circunstâncias apresentadas e não uma regra que deve ser seguida rigidamente.

Manter a segurança do estabelecimento

Para uma gestão contábil eficiente é preciso garantir a segurança do posto de combustíveis, já que se trata de um tipo de estabelecimento bastante visado pela criminalidade.

A administração de um posto de combustíveis envolve outros riscos, além de possíveis crimes, como a manipulação de materiais inflamáveis e portanto, é necessário considerar alguns investimentos, como, por exemplo:

  • Sistema de segurança composto por câmeras de vigilância;
  • Comunicação visual sobre as normas de trabalho;
  • Instruções aos funcionários para que saibam como agir em caso de emergência ou de atitudes que não devem ser tomadas pelos clientes, como o uso de celular ou fumar perto das bombas;
  • Descarte correto de materiais tóxicos e inflamáveis;
  • Inspeção periódica nos equipamentos e bombas, além de manutenção preventiva para evitar possíveis acidentes.

As medidas de segurança tomadas no posto de combustíveis vão possibilitar que a equipe possa trabalhar com tranquilidade, evitando condições que possam causar explosões ou vazamentos durante a jornada de trabalho.

Seguir as normas ambientais

Na gestão contábil eficiente de um posto de combustíveis a atenção não deve ser data apenas à situação financeira e à movimentação de clientes, mas também com relação às normas ambientais.

Nesse caso, é importante manter cuidados especiais com trocas de óleo ou lavagem de veículos. Os resíduos decorrentes dessas atividades devem ser descartados como determina a lei, não podendo, sob qualquer hipótese, entrar em contato com o solo ou contaminar o meio ambiente.

As normas ambientais devem ser respeitadas, seguindo toda a legislação relacionada com a revenda de combustíveis, uma vez que seu descumprimento pode acarretar graves consequências para o estabelecimento, inclusive com sua interdição.

Leia este post que fizemos especialmente para você: Como Aumentar as vendas de seu Posto de Combustíveis: 4 dicas infalíveis!

Para evitar problemas com a fiscalização ambiental, o gestor deve padronizar os procedimentos, garantindo que tudo esteja dentro das conformidades e que sua equipe de pessoal esteja ciente de todas as regras.

Assim, os funcionários devem ser treinados e orientados com relação ao que devem fazer para evitar que o posto de combustível incorra em alguma irregularidade, uma vez que, como se trabalha diretamente com pessoas não treinadas, ou seja, os clientes, são eles os responsáveis pela segurança do posto de combustíveis.

Estratégias de marketing

Na gestão contábil eficiente para um posto de combustíveis é preciso ter atenção com relação às estratégias de marketing, já que é a melhor forma de atrair clientes e gerar maior movimento de vendas no estabelecimento.

O gestor deve ter consciência de que, trabalhando com combustíveis, está em um segmento onde a concorrência é bastante ativa e, portanto, é preciso conseguir que o estabelecimento seja atrativo o suficiente para garantir maior número de clientes, promovendo o melhor atendimento.

Para gerar valor para o estabelecimento, portanto, é preciso oferecer serviços de qualidade, sendo esta a melhor forma de conseguir publicidade gratuita. Com um atendimento de qualidade, o posto de combustíveis sempre estará à frente de seus concorrentes.

As opções para oferecer bom atendimento são as mais variadas, desde promoções e descontos até a implantação de um programa de fidelidade, onde o cliente será premiado pela preferência, trocando pontos por lavagens ou por troca de óleo, por exemplo.

É evidente que não existe uma regra fixa: cada posto de combustíveis deve atender à realidade do próprio estabelecimento, oferecendo aos seus clientes aquilo que eles esperam do posto. Por isso, sempre é interessante conhecer melhor os clientes e saber suas preferências.

Manter as finanças em ordem

O controle financeiro é parte da gestão contábil eficiente para um posto de combustíveis. Além das medidas tomadas para garantir o bom funcionamento, o gestor deve dar especial atenção à contabilidade, fazendo o acompanhamento diário dos valores de compra e venda, conhecendo todos os custos e fazendo o fluxo de caixa para garantir o capital de giro necessário para o empreendimento.

Olha este artigo maravilhoso que fizemos para você: Aprenda como gerir seu fluxo de vendas e conquiste grandes resultados no seu posto de combustíveis!

O gestor deve atentar ainda para o planejamento tributário de sua empresa, conhecendo sua realidade financeira e adotando o regime mais adequado, evitando apuração e recolhimento de impostos a mais. Nesse caso, é preciso contar com a assessoria de um contador especializado em tributos, pois o recolhimento excessivo de impostos gera impactos diretos no gerenciamento financeiro.

A legislação tributária brasileira é uma das mais complexas e o recolhimento de impostos a maior é bastante comum para a maior parte das empresas. Dar atenção ao regime tributário, portanto, vai garantir uma sensível economia para o posto de combustíveis e possibilitar o investimento em melhorias que, por sua vez, irão atrair maior número de clientes.

Para garantir uma gestão contábil eficiente, portanto, a atenção deve ser dada a tudo o que envolve o estabelecimento, desde o impacto visual positivo que deve ser causado nos clientes até a administração correta das finanças.

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice!

Sucesso e até a próxima.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *