Aparência Do Seu Posto De Combustíveis

Por que é importante que você cuide da aparência do seu posto de Combustíveis?

Se você não pensa na aparência do seu posto de combustíveis, procure apenas analisar a seguinte questão: você procura um restaurante para almoçar com sua família em uma cidade desconhecida e encontra dois estabelecimentos.

Um deles, descuidado, com aparência suja e desleixada, enquanto o outro mostra uma fachada limpa, bem cuidada, com mesas bem dispostas e toalhas limpas.

Qual deles você escolhe?

É uma pergunta simples de responder. E a mesma resposta você pode encontrar nos clientes que compram no seu posto de combustíveis. Se o estabelecimento não estiver com boa aparência, se não houver cuidados com a limpeza, certamente um cliente novato não vai retornar nunca mais.

O posto de combustíveis e a satisfação do cliente

O posto de combustíveis deve ter como prioridade a satisfação do cliente e isso é feito desde a aparência do estabelecimento. Mantendo uma boa aparência, torna-se mais fácil conquistar e fidelizar clientes e garantir melhores vendas e maior lucratividade.

O que você deve pensar é que é preciso atrair os clientes para o posto de combustíveis e, justamente por isso, é importante ter um visual atrativo, que faça com que o estabelecimento possa se destacar entre os concorrentes.

Vale lembrar aqui aquele velho ditado de que a primeira impressão é a que fica e, no caso de um posto de combustíveis, a impressão é um dos principais fatores que fazem com que os clientes possam chegar até ele.

Essa condição também é de extrema importância no caso de o seu posto de combustíveis ser uma bandeira branca, ou seja, se não tiver a bandeira de uma grande marca. Nesse caso, é preciso conquistar a confiança do cliente e a boa aparência é a forma como você vai atrair esses clientes.

Conheça algumas dicas importantes para cuidar da aparência de seu estabelecimento:

  • Crie uma boa comunicação visual

Para fazer com que os clientes se sintam atraídos pelo posto de combustíveis, crie uma comunicação visual eficiente, instalando faixas e banners indicativos de serviços e preços, implantando uniformes para sua equipe de atendimento, utilizando crachás de identificação e sinalização para os principais serviços.

É preciso também manter a pintura sempre com aparência de nova e tomar os cuidados com a limpeza do local, não deixando lixo e resíduos expostos, mostrando que o local está sendo sempre bem cuidado. Dessa forma, seu cliente vai se sentir mais à vontade, confiando que os produtos também refletem essa qualidade.

  • Organize os locais de abastecimento

A entrada, posicionamento e saída dos veículos para abastecer deve ser bem organizada, deixando bem definido onde o cliente será atendido. Além disso, é necessário identificar as bombas com os combustíveis que são fornecidos. Fazendo isso, você irá facilitar o acesso dos clientes e manter o trânsito mais livre.

  • Informe sobre as formas de pagamento

Logo na entrada do posto de combustíveis, instale um banner com as formas de pagamento que são aceitas pelo estabelecimento. A maior parte dos clientes costuma usar cartão, de débito ou crédito, e esses meios devem ser implantados para facilitar as vendas. Além disso, nada é mais inconveniente do que perder um cliente só porque você não aceita cartão de crédito, por exemplo.

  • Mantenha seus funcionários bem treinados

Além da aparência, é de extrema importância ter uma equipe de atendimento eficiente e bem treinada. Os funcionários devem estar preparados para tirar quaisquer dúvidas dos consumidores e manter o melhor relacionamento possível com eles. Os frentistas devem ainda apresentar uma boa aparência e higiene pessoal, mantendo os uniformes sempre limpos e alinhados, utilizar um vocabulário educado e, principalmente, saber respeitar a privacidade e individualidade de cada cliente.

  • Crie um programa de fidelidade

A implantação de um programa de fidelidade vai fazer com que o cliente tenha mais confiança em seu posto de combustíveis. Mesmo que você seja bandeira branca, o cartão de fidelidade pode ser criado para oferecer descontos ou promoções, elevando a confiança do cliente no seu estabelecimento.

  • Tenha uma loja de conveniência bem equipada

Já é costume dos clientes abastecer e procurar algum petisco ou bebida na loja de conveniência. Por isso, tenha uma loja de conveniência bem equipada e organizada, acompanhando a boa aparência de seu posto de combustíveis. Criando um bom conjunto, com prestação de serviços, oferta de combustíveis e lubrificantes e mantendo a loja de conveniência, você vai transmitir maior credibilidade para o seu empreendimento.

  • Quando alguém reclamar, resolva o problema

Lembre-se do ditado: o cliente sempre tem razão, mesmo que não tenha. Portanto, procure sempre ouvir as reclamações de seus clientes e resolva os problemas apresentados. Se achar conveniente, coloque uma caixa de sugestões e atenda todas as expectativas anotadas pelos clientes. Procure ouvir as críticas com sabedoria e transforme-as em soluções para os seus clientes, mostrando que seu estabelecimento sabe respeitar a vontade dos consumidores.

  • Por fim, supere as expectativas

Seguindo essas sugestões, você irá oferecer aos seus clientes o melhor que seu estabelecimento puder, melhorando a experiência do consumidor e fazendo com que se tornem, além de clientes, amigos do seu posto de combustíveis.

Um atendimento diferenciado aliado a uma boa aparência irão fazer com que seu empreendimento se torne mais visível e supere a concorrência em todos os pontos.

Para aprimorar o atendimento e melhorar continuamente a aparência do seu posto de combustíveis, procure sempre se colocar no lugar do consumidor. Tudo aquilo que certamente irá desagradar você, também será motivo de desagrado para o cliente.

E se você quiser melhorar ainda mais, procure um arquiteto ou um designer que possa ajudar a mudar o visual de seu estabelecimento, fazendo com que o cliente se sinta confortável ao máximo.

Lembre-se que a boa aparência, como já dissemos, é a primeira impressão que ficará na mente do cliente e, quando você alia a boa aparência de seu posto de combustíveis a condições melhoradas de atendimento, você irá conquistar cada vez mais seus clientes e manter o seu estabelecimento como uma referência.

Precisa de orientação para transformar a gestão contábil do seu negócio? Fale com a Ápice!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice!

Sucesso e até logo.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *