Planejamento Estratégico De Obras

7 dicas para montar o planejamento estratégico da sua obra!

Com a crescente demanda populacional e a necessidade de estruturação para as pessoas e seus negócios, cada dia mais cresce o número de obras de construção civil no país.

Cada vez mais prédios estão sendo construídos e o desafio de melhorar o processo de desenvolvimento dos mesmos se torna essencial aos engenheiros civis.

Com isso, ainda é muito comum alguns engenheiros civis carregarem dúvidas de como montar um planejamento estratégico que visa aumentar o desempenho e melhorar o andamento das obras.

Se este é o seu caso, fique tranquilo, pois algumas dicas podem te ajudar a desenvolver o Planejamento Estratégico que trará mais eficiência e melhores resultados à sua obra.

Dica 01 – Entenda a essência do projeto

Entender a essência do projeto é o primeiro passo para se desenvolver o planejamento estratégico  de sua obra.

Como se planejar aquilo que ainda não está totalmente bem definido sobre o que é? Exatamente por isso, antes de perder seu precioso tempo ao definir como montar uma estratégia para a eficiência da obra, antes saiba bem qual a essência dela.

Não entender as necessidades, os pontos críticos, os prós e contras pode levar todo o planejamento por água a abaixo.

Dica 02 – Deixe bem definido a organização da execução dos serviços

No Planejamento Estratégico, deixar bem definida a organização da execução dos serviços é importante para organizar e administrar todo o projeto.

A definição e organização auxilia na eficiência do trabalho, gerando menor ociosidade no processo e maximizando os resultados de todo o projeto.

Dica 03 –  Não descuide dos prazos

O planejamento necessita adequar os processo dentro do prazo estimado de modo a dar a folga necessária caso haja algum impedimento que possa atrasar a obra.

Deste modo trabalhar com tempo enxuto ao máximo é necessário para evitar transtornos de atraso na entrega, o que por sua vez poderia gerar prejuízo e desconfortos à construtora.

Dica 04 – Analise as hierarquias para definições das atividades

É no Planejamento que todos os pontos devem ser minuciosamente analisados, isso porque os processos industriais e empresariais possuem níveis hierárquicos que podem auxiliar e ainda criar impasses e gargalos nos processos.
Deste modo, é importante definir os níveis hierárquicos dos processos a serem desempenhados e gerir condições de favorecimento de melhor fluxo produtivo.

Dica 05 – Analise a logística envolvida

Analisar a fundo a logística envolvida é uma das estratégias de bom andamento da obra.

Isso porque uma logística mal estruturada pode trazer sérios prejuízos de tempo e financeiros à construção.

Analisar onde serão alocados os materiais de construção, equipamentos de uso contínuo e a trajetória dos veículos a serem utilizados no processo, antes e depois dele.

Dica 06 – Fique atento ao controle de custos

Toda empresa sobrevive de lucro, sendo assim todo esforço para maximizá-lo é necessário para sobrevivência de qualquer negócio.

No ramo da construção civil não é diferente. Essa situação se torna ainda mais evidenciada quando se trabalha com produtos custosos e de fácil desperdício, como é o caso de muitos materiais de construção.

Ficar atento aos custos e administrá-los de modo a minimizar os impactos nos processos faz parte de um Planejamento Estratégico eficaz.

Dica 07 – Deixe bem definido as diretrizes do projeto

O planejamento estratégico existe exatamente para propiciar ambiente mais estruturado, com recursos bem alocados, menores custos possíveis e melhores resultados.

Deste modo é importante deixar bem definida as diretrizes do projeto, a importância do seu fiel cumprimento visando a qualidade e produtividade no setor.

É importante não deixar passar a importância da equipe no bom desempenho dos processos para fiel cumprimento e adequação do planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *