Marketing De Diferenciação Para Postos De Combustíveis - Apice Contabilidade E Assessoria Empresarial

Marketing de Diferenciação para Postos de Combustíveis

“5 dicas sensacionais para você diferenciar o seu posto de gasolina dos concorrentes e ganhar a preferência do seu consumidor!”

Quando falamos em Marketing de Diferenciação Para Postos de Combustíveis queremos lhe mostrar e provar que não se trata apenas da qualidade do combustível para que o seu posto seja um verdadeiro sucesso!

O marketing de diferenciação é uma das estratégias de marketing mais importantes para as empresas no ambiente de negócios altamente competitivo em que vivemos. Para os postos de gasolina não é diferente.

São tantas bandeiras e tantas variedades de produtos e serviços oferecidos por postos de combustíveis, e isso faz tanto barulho publicitário, que se torna muito difícil, mas também muito necessário, diferenciar o seu posto de combustíveis da concorrência. Assim, estratégias de marketing de diferenciação para postos de combustíveis estão sendo utilizadas pelas principais bandeiras de postos pelo Brasil a fora, e também no exterior.

Existem várias maneiras de diferenciar seu posto de combustível da concorrência, e é sobre isso que falaremos neste artigo!

Boa leitura!

Marketing de Diferenciação para Postos de Combustíveis: como funciona?

Banheiros em postos de combustíveis são importantíssimos. Você investiu na construção de bons banheiros para os clientes do seu posto?

Se não, deveria pensar numa reforma imediatamente!

Pesquisas revelam que um dos maiores receios que os usuários de postos de gasolina tem, principalmente quando estão em viagem, é não saberem onde encontrar um banheiro limpo quando a “natureza chama”. Geralmente os banheiros de postos de gasolina são pequenos “cubículos” muito sujos, onde a maioria dos usuários usa, apenas, por não terem outra opção.

Planilha De Custos Para Postos De Combustíveis - Apice Contabilidade e Assessoria Empresarial

E, um banheiro limpo, é apenas uma das preferências dos motoristas quando escolhem um posto de gasolina para abastecerem seus veículos. Outros fatores decisivos na escolha dos consumidores incluem bons programas de fidelidade, atendimento ao cliente – que envolve boa educação, disponibilidade e conhecimento técnico dos funcionários, formas de pagamento rápidas, segurança e uma boa loja de conveniência. 

Vamos, então, em poucas palavras, te falar sobre 5 das principais preocupações dos motoristas quando precisam escolher um posto de gasolina:

Limpeza — Fator Crucial em uma estratégia de marketing de diferenciação para postos de combustíveis

Não subestime a capacidade dos clientes de ver os detalhes. Eles percebem todos os aspectos da aparência de uma loja de conveniência, por exemplo.

Então, desde banheiros sujos a pisos não varridos e mesas gordurosas, tudo em seu estabelecimento está sob a alça de mira de observação e avaliação de seus atuais e potenciais consumidores fiéis. E eles não tomam esses “pequenos desleixos” como sem importância. A limpeza é classificada logo abaixo da qualidade do combustível, como uma das principais preocupações de usuários de postos para se tornarem leais a uma marca ou bandeira.

Reputação da marca ou bandeira

A forma como as pessoas percebem uma determinada loja de conveniência e o atendimento do posto de combustíveis é fundamental para que outros também o percebam e o escolham como um posto de sua preferência. E, para os consumidores mais jovens, geração Y, por exemplo — que valorizam, e muito — a experiência de compra em qualquer estabelecimento, um bom “buzz” — marketing boca-a-boca — da marca ou bandeira é fundamental para o sucesso do empreendimento. 

8 em cada 10 usuários de postos de combustíveis revelam que a reputação da marca ou bandeira de um posto é uma das principais razões pela qual eles abastecem seus carros preferencialmente naquele local. Este motivo, por si só, deveria incentivar lojas de conveniência e postos de gasolina a melhorar o “seu jogo”. 

Uma maneira de começar a gerar avaliações positivas sobre o seu posto, é através de uma boa estratégia de marketing de diferenciação para postos de combustíveis.

Dica de ouro sobre marketing de diferenciação para você implantar hoje mesmo em seu posto:

Crie uma campanha com uma oferta exclusiva, do tipo: Abasteça 20 litros conosco, curta a nossa “Fanpage” no Facebook, faça uma avaliação “entusiasmada” sobre nós e ganhe um mês de lavagem grátis do seu veículo (01 lavagem por semana).

Você acha que isso poderia estimular seus clientes a falarem de forma entusiasmada sobre seu posto?

Lembre-se: é apenas uma ideia, porém, pode ser aprimorada para que você consiga atrair muitos novos clientes para o seu negócio. Não é demais?!

Será que você iria diferenciar seu posto mantendo um ambiente seguro?

Investir em segurança para um posto de gasolina no início de suas atividades é um grande negócio para o dono do negócio, e um fator de escolha muito importante para os consumidores. Se a iluminação do pátio for ruim, por exemplo, um cliente em potencial pode ir embora antes mesmo de verificar o preço na bomba. Postos de gasolina, principalmente em autoestradas com iluminação externa acima da média, recebem cerca de 50% mais clientes entre 20h e 5h da manhã, do que estabelecimentos com iluminação precária.

Uma iluminação adequada traz a sensação de segurança para os clientes, e pode ser uma das táticas mais efetivas do marketing de diferenciação para postos de combustíveis. 

Qualidade dos produtos da loja de conveniência

A qualidade dos produtos de uma loja de conveniência pode ser uma grande oportunidade para o marketing de diferenciação de um posto de gasolina ser muito efetivo. Desde alimentos, bebidas, até produtos para segurança veicular, como lanternas e adaptadores para recarregar celulares em veículos, por exemplo, podem atrair clientes para o seu estabelecimento, e incrementar substancialmente o seu faturamento.

Especialistas revelam que a grande maioria dos consumidores que afirma abastecer seus carros sempre nos mesmos locais, costumam levar em consideração, além da qualidade do atendimento e dos combustíveis, a conveniência de consumirem produtos em uma loja de conveniência muito bem abastecida com produtos de 1ª linha.

Infelizmente, porém, esses mesmos consumidores afirmam que ainda há uma desconexão muito grande quando se trata de associar produtos de qualidade a lojas de conveniência. Esse é um dado muito relevante para você, dono de posto, deixar passar despercebido, não acha?

Comodidade, amenidades e experiência de compras

Imagine seus clientes almoçando ou tomando um café em sua loja de conveniência e ainda, terem acesso a uma rede wi-fi rápida e segura para continuarem a desenvolver suas atividades tranquilamente, sem a preocupação de ter que voltar rapidamente para o escritório porque precisam enviar um e-mail ou acessar uma rede social?

Seria o máximo, não é mesmo? Será que seus consumidores iriam valorizar seu estabelecimento e este seria mais um motivo para eles retornarem?

Esse tipo de comodidade pode ser um fator determinante para que um cliente retorne ao seu posto com tranquilidade.

Uma loja de conveniência com uma conexão não segura ou lenta pode frustrar seus consumidores. Pense nisso!

Bons programas de fidelidade também são fatores muito considerados por consumidores em suas preferências por uma marca ou bandeira de posto de gasolina.  

Outro pequeno detalhe que pode ser preponderante é a comodidade de não precisar sair do veículo para realizar o pagamento do abastecimento. Então, desde o atendente estar equipado com uma “maquininha” de cartões, até aplicativos próprios do posto, onde o consumidor tem o acesso via smartphone e efetua o pagamento no ato da compra, pode ser um critério de diferenciação espetacular para o seu negócio na visão do seu consumidor.

Essas pequenas amenidades proporcionam uma experiência de compra incrível para o consumidor e podem, além de aumentar o tráfego do posto, ser um excelente “truque” para aumentar a lealdade dos clientes habituais.

Conclusão

O marketing de diferenciação para postos de combustíveis serve para aumentar a satisfação do cliente em seu estabelecimento e, com isso, fidelizar os mesmos à sua marca.  

Você, como dono de posto de gasolina, precisa pensar nos detalhes que podem fazer toda a diferença para seus atuais e potenciais clientes em sua preferência por você. Parece bobagem, mas esses atributos precisam ser considerados para que você seja avaliado como excelente pelo seu público de interesse.

Não perca o tráfego de clientes e – consequentemente – vendas, porque a iluminação do seu estabelecimento é precária, seus banheiros são sujos, seus atendentes são “mal treinados” ou sua loja de conveniência  é um fator de “inconveniência” ou aborrecimentos para os seus clientes.

Entretanto, para que tudo isso se torne uma realidade para o seu negócio, será preciso realizar alguns investimentos. E, quando falamos em investimentos, estamos falando sobre gestão financeira e contábil eficiente. Contar com uma assessoria contábil especializada em seu tipo de negócio é primordial para que você seja muito bem-sucedido em suas ações.

Somos uma Empresa de Contabilidade em Piracaia – SP. Somos especialistas em contabilidade para postos de combustíveis e podemos lhe apoiar, através de análises e dados precisos, em suas decisões mais importantes para a expansão do seu negócio.

Quer reduzir os custos, planejar investimentos e aumentar substancialmente a lucratividade do seu posto de combustíveis?  Então, ENTRE EM CONTATO CONOSCO HOJE MESMO.

Vamos trilhar, juntos, uma rota de muito sucesso para o seu empreendimento?

Estamos esperando por você!

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