Gestão De Pessoas

A importância da Gestão de Pessoas na Construção Civil

Como a gestão de pessoas ajuda a reduzir custos na construção civil?

Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, a gestão de pessoas de uma empresa pode ser um fator vital na redução de custos e melhoria das condições financeiras, e o trabalho do RH vai muito além de serviços burocráticos em relação aos funcionários.

No ramo da construção civil, o modelo de trabalho, geralmente, é o da prestação de serviços, o que quer dizer que há a necessidade de uma mão de obra qualificada para a entrega de um bom resultado – e o RH é o setor responsável por contratar as equipes.

Mas como a gestão de pessoas na construção civil pode reduzir os custos? Para responder essa pergunta, é preciso considerar que existe uma relação entre ela, o aumento da produtividade, retenção de talentos e redução de custos. Acompanhe.

Aumento da produtividade

Imagine um funcionário que acorda para ir trabalhar completamente desmotivado, achando que não é recompensado devidamente pelo serviço e sem enxergar um propósito na função que ocupa. A tendência é que ele não mantenha uma produtividade muito alta, não é mesmo?

Por outro lado, se o colaborador está empolgado com o trabalho que exerce, enxerga a possibilidade de ir mais longe, se relaciona bem com seus colegas e recebe uma remuneração justa, os resultados são completamente diferentes.

Entregar as melhores condições de trabalho e fazer com que o funcionário enxergue isso é uma missão dentro da gestão de pessoas. Um funcionário bem gerido tende a produzir muito mais – gerando melhores resultados financeiros para a empresa.

Há uma série de aspectos ligados diretamente ao aumento da produtividade, como: 

Motivação Um funcionário motivado é aquele que exerce o seu trabalho com vontade, realmente engajado com a causa da empresa.

Comunicação interna A qualidade da comunicação entre os funcionários e seus superiores é muito importante para que todas as tarefas sejam executadas conforme o esperado.

Trabalho em equipe Quando o trabalho em equipe flui de forma natural, todas as tarefas ficam mais fáceis de ser cumpridas.

Competência O aumento da produtividade está relacionado diretamente com colaboradores competentes nos serviços que executam. E o desenvolvimento dessas habilidades também faz parte da gestão de pessoas eficiente.

Retenção de talentos

Uma empresa da construção civil contrata um novo engenheiro, investe recursos com treinamento e se esforça para integrá-lo de acordo com a mentalidade da organização. Alguns meses depois, esse funcionário resolve deixar a empresa, iniciando, novamente, o processo de busca por outro profissional qualificado.

Essa realidade é muito comum, principalmente nas empresas que encontram dificuldades na gestão de pessoas. Os problemas na retenção de talentos afetam tanto a produtividade de toda a empresa quanto o caixa – pois encontrar e treinar um novo funcionário envolve o investimento de muitos recursos.

A gestão de pessoas precisa se preocupar com três etapas diferentes para conseguir uma boa retenção de talentos na construção civil.

Identificação É o processo de encontrar os melhores profissionais disponíveis no mercado, e que tenham uma mentalidade que se adéque à organização.

Desenvolvimento Trata-se de todo o treinamento que o novo empregado precisa receber para chegar ao ponto de executar as suas atividades por conta própria.

Retenção  Se refere ao processo de continuar dando atenção para cada funcionário, de forma que continue motivado e consiga ver um futuro dentro da empresa.

Redução de custos

Ao reunir todos os pequenos fatores que abordamos até o momento, é possível notar que vários aspectos ligados à gestão de pessoas afetam o caixa de uma empresa da construção civil.

Um funcionário de baixa produtividade causa um custo indireto para a empresa – pois ela precisará contratar mais um colaborador para dar conta de todo o serviço. Por outro lado, os problemas na retenção de talentos também causam baixas no caixa da empresa, pois é preciso arcar com a contratação e treinamento dos colaboradores.

Já quando existe uma boa gestão de pessoas, os funcionários produzem mais e melhor. Ou seja, além de eliminar todos esses custos, a empresa pode ter um ganho em produtividade – e a consequência direta é a redução de custos e uma melhoria nos resultados alcançados.

Como você lida com a gestão de pessoas na sua empresa de construção civil? A busca por redução de custos através de uma gestão de pessoas eficiente já faz parte da sua estratégia? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *