Índice
ToggleComo a gestão de pessoas ajuda a reduzir custos na construção civil?
Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, a gestão de pessoas de uma empresa pode ser um fator vital na redução de custos e melhoria das condições financeiras, e o trabalho do RH vai muito além de serviços burocráticos em relação aos funcionários.
No ramo da construção civil, o modelo de trabalho, geralmente, é o da prestação de serviços, o que quer dizer que há a necessidade de uma mão de obra qualificada para a entrega de um bom resultado – e o RH é o setor responsável por contratar as equipes.
Mas como a gestão de pessoas na construção civil pode reduzir os custos? Para responder essa pergunta, é preciso considerar que existe uma relação entre ela, o aumento da produtividade, retenção de talentos e redução de custos. Acompanhe.
Aumento da produtividade
Imagine um funcionário que acorda para ir trabalhar completamente desmotivado, achando que não é recompensado devidamente pelo serviço e sem enxergar um propósito na função que ocupa. A tendência é que ele não mantenha uma produtividade muito alta, não é mesmo?
Por outro lado, se o colaborador está empolgado com o trabalho que exerce, enxerga a possibilidade de ir mais longe, se relaciona bem com seus colegas e recebe uma remuneração justa, os resultados são completamente diferentes.
Entregar as melhores condições de trabalho e fazer com que o funcionário enxergue isso é uma missão dentro da gestão de pessoas. Um funcionário bem gerido tende a produzir muito mais – gerando melhores resultados financeiros para a empresa.
Há uma série de aspectos ligados diretamente ao aumento da produtividade, como:
Motivação – Um funcionário motivado é aquele que exerce o seu trabalho com vontade, realmente engajado com a causa da empresa.
Comunicação interna – A qualidade da comunicação entre os funcionários e seus superiores é muito importante para que todas as tarefas sejam executadas conforme o esperado.
Trabalho em equipe – Quando o trabalho em equipe flui de forma natural, todas as tarefas ficam mais fáceis de ser cumpridas.
Competência – O aumento da produtividade está relacionado diretamente com colaboradores competentes nos serviços que executam. E o desenvolvimento dessas habilidades também faz parte da gestão de pessoas eficiente.
Retenção de talentos
Uma empresa da construção civil contrata um novo engenheiro, investe recursos com treinamento e se esforça para integrá-lo de acordo com a mentalidade da organização. Alguns meses depois, esse funcionário resolve deixar a empresa, iniciando, novamente, o processo de busca por outro profissional qualificado.
Essa realidade é muito comum, principalmente nas empresas que encontram dificuldades na gestão de pessoas. Os problemas na retenção de talentos afetam tanto a produtividade de toda a empresa quanto o caixa – pois encontrar e treinar um novo funcionário envolve o investimento de muitos recursos.
A gestão de pessoas precisa se preocupar com três etapas diferentes para conseguir uma boa retenção de talentos na construção civil.
Identificação – É o processo de encontrar os melhores profissionais disponíveis no mercado, e que tenham uma mentalidade que se adéque à organização.
Desenvolvimento – Trata-se de todo o treinamento que o novo empregado precisa receber para chegar ao ponto de executar as suas atividades por conta própria.
Retenção – Se refere ao processo de continuar dando atenção para cada funcionário, de forma que continue motivado e consiga ver um futuro dentro da empresa.
Redução de custos
Ao reunir todos os pequenos fatores que abordamos até o momento, é possível notar que vários aspectos ligados à gestão de pessoas afetam o caixa de uma empresa da construção civil.
Um funcionário de baixa produtividade causa um custo indireto para a empresa – pois ela precisará contratar mais um colaborador para dar conta de todo o serviço. Por outro lado, os problemas na retenção de talentos também causam baixas no caixa da empresa, pois é preciso arcar com a contratação e treinamento dos colaboradores.
Já quando existe uma boa gestão de pessoas, os funcionários produzem mais e melhor. Ou seja, além de eliminar todos esses custos, a empresa pode ter um ganho em produtividade – e a consequência direta é a redução de custos e uma melhoria nos resultados alcançados.
Como você lida com a gestão de pessoas na sua empresa de construção civil? A busca por redução de custos através de uma gestão de pessoas eficiente já faz parte da sua estratégia? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.