Gestão de filas: 4 dicas para o seu posto de combustível

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O sentimento de espera na fila de locais como supermercados, cinema, bancos e metrô significa não só incômodo para clientes e gestores, mas também perda de tempo e dinheiro. Em tese, as filas foram criadas com o intuito de arrumar e acelerar o fluxo de pessoas, mas para isso ela deve ser muito bem organizada.

Hoje, o que move o país é o transporte rodoviário, e para que tudo funcione adequadamente, os fornecedores de combustíveis não podem parar. Por isso, é fundamental existir uma gestão de filas no posto de combustível que seja bem comprometida e organizada.

Quer entender como otimizar a gestão de filas no seu posto de combustível? Então veja as 4 dicas que listamos aqui para ajudar você nessa missão:

1. Satisfaça seu consumidor com a gestão de filas no posto de combustível

Uma coisa é fato: os clientes sempre dão preferência a estabelecimentos menos lotados e com menos filas para realizar suas compras. Isso acontece porque, no meio urbano, as pessoas são mais aceleradas e impacientes. Portanto, para que seu posto de combustível seja preferência, é preciso gerenciá-lo adequadamente, reduzindo o número de filas e o tempo de espera.

Existem diversas formas de gerir esse tipo de estabelecimento, algumas inclusive muito eficazes e que não exigem nenhum gasto a mais. Antes de tudo, porém, é fundamental se colocar no lugar do consumidor e pensar naquilo que o deixará mais satisfeito. Você pode fazer isso disponibilizando um simples questionário de opinião, por exemplo.

2. Priorize horários de movimento e datas comemorativas

É fundamental que a escala de funcionários seja feita pensando nos horários de pico. Na maior parte das cidades, os horários de maior movimento tendem a ser entre 7 e 9 horas da manhã e entre 4 e 6 da tarde. Isso significa que que o maior número de funcionários deve estar trabalhando nesses horários.

Em feriados, dia de jogos de futebol ou qualquer outra data na qual haja maior ou menor movimento da cidade, é preciso uma avaliação mais criteriosa. Caso seu posto de combustível seja fora de rodovias movimentadas no dia do feriado, é válido manter poucos funcionários para reduzir os gastos, mas manter o local funcionando e sem filas.

Por outro lado, caso seu comércio seja na avenida principal de acesso aos lugares mais procurados nessa data, é preciso aumentar a equipe. Uma boa dica aqui é organizar seus funcionários de acordo com o horário de pico, datas comemorativas e o local em que seu comércio está.

3. Conforte o consumidor

O que mais deixa um cliente estressado e impaciente é a falta de atenção por parte do estabelecimento em que ele se encontra. Por isso, é importante que um funcionário o atenda mesmo quando todas as bombas de combustíveis estiverem lotadas. Essa é uma boa hora para oferecer um produto ou serviço adicional, por exemplo.

O tempo de espera também deve ser informado ao cliente. Em posse de informações claras, o cliente se sente encorajado a permanecer na fila por mais tempo e com mais calma, aumentando as chances de retorno ao estabelecimento e, é claro, ajudando você a vender mais.

4. Dinamize o serviço

O mesmo funcionário nunca deve fazer mais de um serviço ao mesmo tempo, pois isso reduz a agilidade do serviço e faz as filas crescerem sem necessidade. É importante que, enquanto um o funcionário realiza o procedimento no carro do cliente, outro faça a cobrança, pois o automóvel pode liberar a bomba para outro e agilizar o serviço.

Fonte: minaspetro

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