Gestão Ambiental Para Posto De Combustível

Gestão ambiental para posto de combustível: 3 passos para implementar de maneira eficaz

Você conhece a importância da gestão ambiental para posto de combustível? Sabe como alguns pequenos detalhes podem impactar seu negócio de forma positiva ou negativa? E sua posição diante da concorrência?

Vamos descobrir!

Quando falamos do consumidor moderno, é necessário citar o nível de consciência ambiental que o mesmo adquiriu na última década e, principalmente, nos anos mais recentes.

Presente em todos os segmentos do mercado, a consciência ambiental é, cada vez mais, um fator decisivo para a escolha do consumidor no momento da decisão de compra. Logo, os estabelecimentos que ainda se prendem a modelos antigos e menos conscientes acabam por não conseguir acompanhar as mudanças e ficam para trás.

Com a gestão ambiental para postos de combustíveis não é diferente. A aplicação de medidas que promovem práticas conscientes com o meio-ambiente é fundamental, pois, além de afetar a forma como os clientes veem a empresa, também pode causar danos gravíssimos ao planeta e, ainda, acarretar na interdição do estabelecimento.

Em relação aos seus negócios, a má gestão ambiental para postos de combustível pode afetar:

  • A relevância da marca para o cliente;
  • A entrega de valor através dos serviços e produtos;
  • O posicionamento no mercado;
  • A lucratividade;
  • A imagem da empresa.

Agora você já conhece a importância de se atentar a esse assunto. Então, vamos conferir os cinco passos que o levarão a implementar uma gestão ambiental para posto de combustível realmente eficaz?

Implantando uma gestão ambiental para posto de combustível

Para começar a implantar uma gestão ambiental eficiente no seu estabelecimento, primeiro será preciso conhecer o que pode trazer riscos ao meio-ambiente.

O primeiro passo para resolver um problema é admitir a sua existência ou, pelo menos, dar a ele o benefício da dúvida. Se você crê que melhorias podem (e sim, elas podem!) ser realizadas no seu negócio, então você já está dando os primeiros passos para garantir uma boa gestão ambiental para o seu posto de combustível.

1 – Conhecendo os fatores de risco

Para conhecer os fatores de risco, será preciso pesquisar. Entre o que você encontrará como possíveis riscos ao meio-ambiente estão:

  • Os resíduos gerados pelo seu posto de combustíveis, derramados ou armazenados de forma irregular e que contaminem o solo e lençóis freáticos;
  • Manuseio e armazenamento incorreto de produtos químicos ou inflamáveis;
  • Derramamento de substâncias químicas no solo;
  • Consumo excessivo de água potável para a lavagem de veículos e do ambiente;
  • Manutenção das bombas de combustível atrasada;
  • Ruídos excessivos, causadores de poluição sonora;

E esses podem ser só alguns deles, embora sejam os mais comuns. O risco de vazamentos pode acarretar em explosões, na mesma forma que o derramamento de substâncias químicas ou inflamáveis, além do armazenamento incorreto desses produtos.

Na dúvida, siga as instruções dos produtos à risca e, quando possível, obtenha instruções do fornecedor e busque a legislação relacionada a postos de combustíveis, bem como as normas ambientais a serem seguidas.

2 – Investindo na comunicação

A melhor forma de garantir que todas as normas ambientais sejam seguidas à risca é comunicar o que é necessário para todos os funcionários.

Não se surpreenda se eles estiverem alheios a certos riscos ou não compreenderem a totalidade da importância de seguir certos padrões durante os procedimentos. Uma falha comum na gestão de qualquer negócio é a comunicação entre o gestor, a gestão e os funcionários que são geridos.

Essa é uma das causas para outros problemas diversos, inclusive. Mas, vamos nos limitar às questões ambientais.

Você poderá conduzir treinamentos, verificações de segurança periódicas (sobre os métodos utilizados durante o manuseio de materiais e trabalho dos frentistas, por exemplo) e criar flyers e outros materiais gráficos que possuam informações-chave para a segurança da gestão ambiental do posto de combustível.

Deixe toda a equipe alinhada e conscientize, também, os clientes, para que estes evitem hábitos perigosos, como o uso de celulares perto das bombas de combustível.

3 – Utilizando a tecnologia

Uma forma de garantir que vazamentos e outros problemas não aconteçam é a aplicação de soluções tecnológicas no seu posto de combustíveis. Existem, por exemplo, tecnologias capazes de detectar vazamentos em seus estágios iniciais, evitando a contaminação do solo, de água da superfície ou subterrânea, e até mesmo a intoxicação de pessoas ou animais.

Um exemplo disso é o TraceTek, uma tecnologia que utiliza sensores para ajudar o administrador do posto de combustíveis a prevenir danos ambientais leves e severos.

Instale câmeras de segurança e garanta que todos os procedimentos estão sendo realizados da forma correta por parte dos funcionários do posto de combustíveis.

E lembre-se: a gestão ambiental para posto de combustível é uma responsabilidade para com o planeta como um todo. Portanto, fique atento e garanta que a conscientização seja realizada da forma correta.

Que tal conferir como uma administração eficiente pode fazer a diferença no seu posto de combustíveis?

Agora você já sabe: a gestão ambiental para posto de combustível pode e deve ser aplicada. Utilize o que aprendeu e faça a diferença. O seu cliente irá sentir isso e seus concorrentes também.

Em caso de dúvidas, fale com a Ápice. Será um prazer atendê-lo!

Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *