Fluxo De Caixa

Fluxo de caixa livre: Aprenda a calcular de forma correta em seu posto de combustíveis

A movimentação financeira de uma empresa é feita através do fluxo de caixa. Contudo, a ciência da administração oferece diversas variáveis para garantir a saúde financeira empresarial, como o fluxo de caixa livre, por exemplo, que concentra a quantidade de recursos necessários para o pagamento de fornecedores e para a compra de itens essenciais para o funcionamento do posto de combustíveis.

Considerando de uma forma bastante resumida, o fluxo de caixa livre é o valor de recursos disponíveis no caixa que estejam totalmente isentos de obrigatoriedade, ou seja, é o valor disponível depois de efetuados dos pagamentos e compromissos da empresa.

De uma forma geral, o fluxo de caixa livre é utilizado para o pagamento de acionistas de dividendos ou ainda para o pagamento de obrigações que sejam necessárias para a melhoria da empresa. Além disso, é um valor que deve ser utilizado para medir a capacidade financeira de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou estrutura.

Para que possamos elaborar o fluxo de caixa livre de um posto de combustíveis, é necessário coletar dados e informações sobre toda a movimentação financeira, devendo esses dados serem analisados de forma correta para que possam trazer ao conhecimento as informações mais relevantes sobre a situação financeira do posto de combustíveis.

Qual a diferença entre o fluxo de caixa e o fluxo de caixa livre?

Analisando rapidamente, o fluxo de caixa e o fluxo de caixa livre podem parecer bastante similares. Contudo, existem algumas diferenças básicas que os tornam exigidos no controle financeiro empresarial.

O fluxo de caixa é a movimentação de valores que entram e saem do posto de combustíveis durante o período de tempo analisado, geralmente, de um mês, para que se conheça o resultado obtido. Além disso, no fluxo de caixa devem constar também as obrigações dentro do período analisado para verificar as futuras necessidades da empresa.

O fluxo de caixa livre, por sua vez, é o valor disponível financeiramente após o pagamento de todos os compromissos. Ou seja, o fluxo de caixa livre representa o potencial financeiro que o posto de combustíveis possui para novos investimentos e para a aplicação na melhoria do negócio.

Para calcular o fluxo de caixa livre de um posto de combustíveis é necessário ter em mãos alguns valores e aplicar a seguinte fórmula:

Vendas – custo das mercadorias vendidas – despesas gerais

A fórmula oferece a margem operacional bruta do posto de combustíveis, que deve ter o abatimento da depreciação, ou seja:

Margem operacional bruta – depreciação = lucro antes de impostos

Esse valor deve ter o abatimento dos juros e impostos pagos pela empresa, oferecendo o lucro líquido do posto de combustíveis.

À parte, é preciso calcular o capital de giro, utilizando a seguinte fórmula:

Capital de giro = caixa + contas a receber + estoques – contas a pagar

Esse valor deve entrar na seguinte fórmula para oferecer o fluxo de caixa livre:

Fluxo de caixa livre = lucro líquido + depreciação livre – capital de giro – investimentos

O custo de depreciação não vai afetar o cálculo das despesas e, por isso, não deve ser adicionado novamente.

A importância do fluxo de caixa livre para o posto de combustíveis

O fluxo de caixa livre é uma ferramenta básica para conhecer a liquidez do posto de combustíveis. Naturalmente, se o saldo for positivo, isso significa que o posto está tendo a lucratividade necessária e, quando o saldo for negativo, quer dizer que as obrigações foram maiores do que a receita e, portanto, a empresa está em prejuízo.

Assim, é de extrema importância organizar todos os dados de forma correta, mantendo a devida relação entre as receitas e as despesas, obtendo o saldo do mês analisado, permitindo que sejam feitas as projeções para o fluxo de caixa nos períodos vindouros.

Identificando o valor do fluxo de caixa livre, o empresário poderá conhecer os valores disponíveis depois de pagar todas as contas e, dessa maneira, fazendo a análise adequada da situação financeira de sua empresa.

O valor apresentado, portanto, irá mostrar a real situação financeira do posto de combustíveis e, assim, o empresário poderá definir o que deve ser utilizado em novos investimentos. Com o passar do tempo e com o histórico da movimentação financeira é possível evitar sazonalidades, mantendo a reserva para casos de necessidade.

É possível entender, portanto, que o fluxo de caixa livre é um dos indicadores financeiros mais necessários para qualquer empreendimento, permitindo analisar o desempenho da empresa ao longo do tempo e permitindo tomar decisões com relação ao futuro do posto de combustíveis.

Observações importantes sobre o fluxo de caixa livre

O empresário deve atentar para alguns pontos importantes sobre o fluxo de caixa livre:

  • Em longo prazo, o fluxo de caixa livre deve apresentar números positivos. Se o posto de combustíveis apresentar saldos negativos, está demonstrando que não é uma empresa financeiramente viável. Algumas empresas podem apresentar valores positivos por um determinado tempo e negativos em outros, mas sua média deve ser sempre positiva.
  • Se o posto de combustíveis demonstra dificuldade na geração de fluxo de caixa livre positivo, a tendência é que, ao longo do tempo, tenha necessidade de reduzir novos investimentos. Para evitar que isso ocorra, é essencial manter o fluxo de caixa atualizado diariamente, conferindo todas as informações e mantendo a realidade da movimentação financeira.

O fluxo de caixa livre deve ser observado com o passar do tempo, sendo analisado todos os meses para que o empresário possa tomar as decisões mais acertadas com relação ao futuro de sua empresa.

Através dessa análise, é possível projetar o futuro financeiro do posto de combustíveis, possibilitando tomar decisões em longo prazo sobre novos investimentos e sobre a melhoria das instalações, garantindo, dessa forma, que o estabelecimento possa continuar mantendo sua sustentabilidade, ao mesmo tempo em que oferece condições cada vez melhores de atendimento ao público.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice!

Sucesso e até logo.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *