Controle de Estoque para Postos de Combustível – por que você precisa disso?

Estoque Para Postos De Combustível - Apice

Compartilhe nas redes!

O controle de estoque é algo que deve ser feito em todo tipo de negócio, mas principalmente em negócios mais complexos, como um posto de gasolina. No entanto, se você ainda não sabe bem como fazê-lo, confira as dicas sobre controle de estoque para posto de combustível e saiba o porquê de você precisar disso.

Muitos gestores de postos de combustível, quando começam a fazer o controle de estoque, notam um aspecto estranho, que os preocupa muito, e logo a seguir você entenderá sobre o que estamos falando.

Controle de estoque para postos de combustível

Em primeiro lugar, você precisa dessa ferramenta para controlar o quanto de combustível você tem disponível para oferecer aos clientes, sem perder dinheiro desperdiçando nada. Afinal, combustível é um produto extremamente caro.

Em segundo lugar, não pode haver diferenças entre estoques físicos e contábeis, e isso acontece com mais frequência do que você imagina. Não sabe o que é isso? Bom, você não é o primeiro e nem o único. Confira no próximo tópico, de forma mais aprofundada, o que estamos falando.

Diferenças entre estoque físicos e contábeis

A diferença que foi citada no começo é a que ocorre entre estoque físico e contábil. Em poucas palavras, ela acontece porque quem faz a contabilidade do posto de gasolina percebe que o que está registrado sobre o combustível restante não confere com o combustível físico que realmente resta no estoque.

Isso parece estranho, mas na realidade, é bem comum. No entanto, você não pode deixar que permaneça, porque essa situação pode acabar te colocando em maus lençóis com a Receita Federal, afinal, os seus resultados precisam estar de acordo com o seu estoque, o que foi vendido, etc.

Evaporação

Para conseguir dar satisfação sobre esse resultado não correspondente, você deve estar por dentro da taxa de evaporação. Ela funciona como uma exceção para os postos de gasolina, como se houvesse um limite mínimo para alegar evaporação do combustível.

Mas, ela depende muito de alguns fatores como: a variação de temperatura do ambiente, se existe ou não válvula de pressão, a área livre do combustível que tem contato com nossa atmosfera etc. De qualquer maneira, é uma quantidade bem pequena de combustível aceita de acordo com a taxa de evaporação.

Temperatura

Um dos fatores mais importantes, e que ocasiona diferenças entre estoques físicos e contábeis, é a divergência na temperatura na hora em que o tanque é aberto e na hora em que se faz o fechamento do estoque.

A diferença nesse caso não é tão desprezível quanto a taxa de evaporação. Por isso, o ideal é que você entenda sobre todas essas taxas, saiba quais cálculos fazer, para que assim consiga dar satisfações sobre a diferença encontrada em seu estoque físico e o seu estoque contábil.

Como um gestor de posto de combustível é ideal que você domine esse assunto.

Em caso de dúvidas, fale com a Ápice! Nós podemos te ajudar a desenvolver o seu negócio e equilibrar suas finanças!

Sucesso e até breve.

 

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Você sabe que a parte financeira de um negócio é…
Cresta Posts Box by CP