Como administrar um posto de combustível de maneira eficiente? Em um mercado tão concorrido, pode parecer difícil sair na frente da concorrência. Porém, o segredo para conquistar os clientes está na administração da empresa.
Quando falamos sobre a gestão de uma empresa qualquer, fica fácil listar uma série de técnicas que podem aprimorar os resultados. Porém, quando o assunto é um posto de combustíveis, é comum que algumas dúvidas surjam.
É claro que o modelo de negócios possui algumas peculiaridades. O mesmo esquema de administração e gestão de um comércio não pode – e nem deve – ser replicado de forma exata ao posto de combustível. Porém, há certos padrões que proporcionarão algum aprendizado.
Vamos conferir algumas dicas que o ensinarão como administrar um posto de combustível!
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Antes de tudo, é preciso rever todo o planejamento. Independentemente se você atende a alguma bandeira ou se investiu na criação de uma marca nova, deverá ter algum estudo da região onde o seu estabelecimento estará localizado e potenciais clientes.
Com esses dados em mãos, o primeiro passo é entender o quão próxima do planejamento original está a gestão do seu posto de combustível. Se, por algum acaso, encontrar muitas divergências, será necessário investigar o porquê das mudanças, sejam elas intencionais ou não.
A ideia é verificar as possibilidades. Será que vale a pena abrir mão de algum elemento ou, talvez, investir em algo novo? Entender o que é praticado pela concorrência é uma tática válida. Confira os atrativos dos postos da região e saia na frente.
A SEGURANÇA É ESSENCIAL
Ainda que as estratégias de vendas sejam vitais para a sobrevivência do negócio, a segurança é imprescindível.
Administrar um posto de combustível envolve diversos riscos, desde a manipulação de materiais inflamáveis até a possibilidade da ocorrência de crimes. Por isso, o investimento na segurança é essencial!
Se você se pergunta como administrar um posto de combustível de maneira eficiente, é preciso considerar investimentos com:
- Circuito de câmeras de segurança;
- Comunicação visual a respeito de normas de trabalho;
- Instrução aos funcionários para que estes saibam como falar com o cliente a respeito de algumas atitudes que devem ser evitadas, como o fumo, por exemplo;
- O descarte adequado de materiais tóxicos e inflamáveis;
- Inspeções e manutenção dos equipamentos, como as bombas de gasolina, por exemplo.
Algumas dessas medidas serão vitais para garantir que acidentes como explosões e vazamentos, por exemplo, não ocorram com o seu posto de combustível.
CONSCIENTIZAÇÃO É A CHAVE
Ainda sobre o descarte de materiais, é preciso ter um cuidado especial com as trocas de óleo e lavagem de veículos. Todos os resíduos devem ser descartados de forma correta e não podem, em hipótese alguma, entrar em contato com o solo ou contaminar o meio-ambiente!
Seguir as normas ambientais e toda a legislação relacionada ao posto de combustível é muito importante, pois, o descumprimento poderá acarretar em consequências realmente severas para o empreendimento, inclusive a interdição!
O segredo para evitar esses problemas está na padronização dos procedimentos. É preciso garantir que tudo esteja dentro das conformidades e que toda a equipe esteja alinhada quanto a isso. Portanto, não tenha medo de investir na comunicação.
Não é incomum que funcionários estejam alheios aos riscos trazidos pelo trabalho no posto de combustível. Se algo estiver fora dos conformes, além da possibilidade da ocorrência de acidentes, os resultados poderão ser influenciados.
Lembre-se que os funcionários lidarão com os clientes de maneira direta. Logo, é a imagem do seu posto de combustível que estará em jogo.
PROMOVA SEU PRODUTO
Quando falamos em promoções, não estamos, necessariamente, falando da redução de preços ou oferta de descontos. Na verdade, a promoção de um determinado produto se trata, também, da divulgação.
Mas calma, não pense que será preciso investir em propagandas para a TV, jornais e etc. O primeiro passo é entender que o seu principal produto é o combustível. Então, será preciso gerar atratividade para que o cliente busque adquirir o que você oferece.
É preciso gerar valor!
A oferta de serviços de qualidade já é uma excelente forma de obter publicidade gratuita. Será possível garantir a preferência dos clientes pelo seu posto de combustíveis e sair na frente da concorrência. Uma ótima outra maneira de aumentar as vendas e encantar o cliente é a criação de um sistema de pontos, onde o cliente irá obter uma pontuação a cada abastecimento e, ao final, poderá trocar por produtos.
É claro que as táticas irão variar, de acordo com a realidade de cada estabelecimento. A prática de abater uma parcela dos preços também costuma trazer bons resultados. No caso de postos de combustível recém-inaugurados, é importante frisar que os preços mais baixos são promocionais. Nenhum cliente gosta de sentir aumentos repentinos e sem explicação nos preços de produtos que costuma adquirir.
CUIDADO COM AS FINANÇAS
Nenhuma das dicas anteriores terá qualquer validade se o controle financeiro não é uma prioridade. Somente através de um planejamento detalhado das finanças e do acompanhamento diário do que entra e sai no seu posto de combustíveis, será possível compreender a totalidade do que abrange as contas do seu negócio.
Realize, ao final do expediente, o controle do seu fluxo de caixa e garanta a conformidade dos dados.
Invista também em um planejamento tributário eficiente. Entender a realidade financeira da empresa e qual o regime tributário mais adequado pode definir o futuro do seu posto de combustíveis. O pagamento excessivo de impostos irá impactar de maneira direta nas possibilidades de investimentos.
É comum que valores sejam pagos em excesso pelas empresas. O pagamento excessivo de impostos dificultará, e muito, quaisquer possibilidades de investimentos, o que irá refletir na qualidade dos serviços prestados, prejudicando a geração de valor para o seu cliente.
Por isso, é preciso garantir que todas as possibilidades permitidas pela lei sejam exploradas, a fim de gerar economia e otimizar a gestão dos recursos financeiros! A melhor solução para o seu posto de combustível decolar é buscar os serviços de contabilidade de quem realmente entende do assunto.
Confira algumas soluções para reduzir os custos do seu posto de gasolina.
Agora você já sabe como administrar um posto de combustível. Aplique as dicas que aprendeu e amplie o seu negócio!
Se ainda tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato. Será um prazer falar com você.
Sucesso e até a próxima!