Administrar Um Posto De Combustível

Como administrar um posto de combustível com sucesso

A administração de um posto de combustível requer habilidades, entre elas, como saber lidar com clientes, com funcionários, ter bons conhecimentos financeiros, de cálculos e ter aptidões administrativas para poder lidar com o dia a dia de negócios.

É preciso ter, ainda, um pouco de flexibilidade com horários e com a equipe, já que os postos de combustível não seguem à risca o horário comercial – alguns funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Pensando nesses e em outros aspectos, preparamos esse post com algumas dicas para administrar o seu posto de combustível com sucesso! Confira!

Qual a diferença entre administração e gestão?

Muitos cometem o erro de achar que administração e gestão são exatamente a mesma coisa. O primeiro passo para alcançar o sucesso com o seu posto de combustível é compreender a diferença entre administração e gestão.

Administração

Administrar trata-se de gerenciar um bem, zelar por um negócio. Trata-se de um processo que requer planejamento para organizar, dirigir e controlar diversos setores de uma empresa buscando a realização de objetivos. Dessa forma, a administração é uma atividade mais universal e pensada racionalmente.

Gestão

Por outro lado, a gestão se originou da necessidade de um novo conceito de administração, que fosse além da visão técnica e das tarefas de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar, passando a incorporar um novo momento político, social e cultural. Gestão é um conceito interdisciplinar, que possui fundamentos também em filosofia, antropologia, política e sociologia. Retrata uma visão estratégica mais ampla, não tão centralizada como a administração.

Como administrar um posto de combustível?

Agora que você já sabe a diferença entre administração e gestão, listamos algumas dicas para você administrar um posto com sucesso!

Planeje

Monte um planejamento estratégico para o seu negócio, trace metas para atingir objetivos e, assim, crescer e manter a viabilidade do seu posto de combustível.

Inove

É fundamental estar sempre progredindo e implantando melhorias para crescer. É preciso inovar para se manter um passo à frente da concorrência. Inove nos seus produtos, no seu serviço, no que for possível.

Invista em marketing

Nunca se esqueça da importância que o marketing tem para o sucesso de seu negócio. É preciso fazer um nome, ser reconhecido no mercado, ser lembrado para poder se destacar. Invista em estratégias de marketing e conte com ajuda de um profissional para isso.

Conquiste clientes

Um negócio ― qualquer que seja ― precisa de clientes, e com o seu posto de combustível não seria diferente. Procure conquistar seus clientes, fazer com que voltem sempre. Agregue valor aos serviços oferecidos na pista, crie estratégias de fidelização. Conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter os clientes que você já tem, então por que não investir em fidelizar os seus clientes?

Monitore

Tenha a certeza de estar oferecendo tudo da melhor maneira possível para os seus clientes. Esteja atento à agilidade do atendimento na pista e no caixa, à qualidade dos produtos comercializados, à limpeza do ambiente, em tudo que possa influenciar nos seus resultados.

Controle as finanças

Por último, é importantíssimo saber administrar bem o setor financeiro do seu posto. Mantenha o orçamento sempre atualizado, com controle sobre as receitas e as despesas, acompanhe o seu lucro, evite o desperdício. Mantenha uma boa administração financeira para o seu negócio poder crescer.

O dono do posto de combustível pode ser também o administrador?

Sim, é totalmente possível. O sócio de uma empresa, ou seja, o dono, é totalmente livre para também ser empregado da mesma, na posição de administrador. Dessa forma, ele será o sócio-administrador, responsável por desempenhar as funções administrativas do negócio.

Mas compensa ser dono e administrador? Isso depende totalmente do dono, pois se nenhum dos sócios estiverem dispostos a ser o administrador, outra pessoa desempenhará essa função. Por não compor o Capital Social da empresa, o administrador não terá participação nos lucros, como o dono e seus sócios. Mas é preciso que o sócio, caso queira administrar, tenha conhecimentos específicos para não prejudicar o negócio. Esses conhecimentos podem ser adquiridos através de cursos, até mesmo online.

Então, depende da vontade, do conhecimento administrativo e da disponibilidade do dono para administrar o posto de gasolina. Vale lembrar que, sendo o administrador, o dono pode se envolver muito mais com o negócio e fazê-lo crescer, uma vez que é seu patrimônio.

Então, restou alguma dúvida sobre como administrar seu posto de combustível com sucesso? Comente e compartilhe sua opinião!

Fonte: Minaspetro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *