Automatizar Sua Indústria De Confecção

Como ser mais competitivo automatizando sua indústria de confecção?

Atualmente, a indústria brasileira da confecção vem sofrendo com a alta competitividade no mercado, tanto interno quanto externo. Não é fácil se destacar em um mercado exigente que cobra produtos inovadores, mais baratos, de boa qualidade e facilidade de compra.

Um dos fatores que influenciam no destaque da indústria de confecção refere-se ao talento e à criatividade do empreendedor ou de sua equipe de estilistas. Daí a necessidade de profissionais capazes de inovar em suas criações, seja no emprego de diferentes materiais, como os tecidos tecnológicos, ou mesmo investindo em design diferenciado.

Outro fator que pode tornar sua empresa mais competitiva no mercado é a redução de custos de produção, o que pode ser efetivado através de melhor aquisição de matéria prima, busca de novos fornecedores, controle do volume de produção, respeitando a sazonalidade do produto.

Porém, em recente estudo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial / Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (SENAI/CETIQT), aponta que o investimento em automatização de processos, máquinas e equipamentos é o diferencial que manterá a indústria de confecção forte e atuante no mercado, vislumbrando um horizonte de médio e longo prazo.

Automatizando sua indústria de confecção

Processo é a maneira de produzir determinado produto. Em escala industrial, os produtos são fabricados da mesma forma todos os dias. Porém, devido à variação de equipamentos ou pessoas, podem ocorrem erros no processo de fabricação ocasionando defeitos no produto final.

E isso gera custo! Como? Será necessário descartar a peça com defeito ou refazer o trabalho. Descartando a peça implica em desperdício de matéria prima e mão de obra empregadas para confecção da peça. Agora, para correção da peça, ocasionará em empregar novamente a mão de obra, a utilização de máquinas, matéria prima e tempo, ou seja, refazer o processo.

E a automatização de equipamentos para a indústria da confecção chega com a intenção de diminuir ou reduzir a zero essa margem de erros que causam prejuízos e aumento no custo final do produto, tornam sua indústria menos competitiva no mercado.

Alguns exemplos de automatização, no auxílio do aumento da produtividade e padrão de qualidade:

  • Sistema de corte é uma das principais etapas do processo produtivos, que quando não executada corretamente, pode colocar em risco todo o processo, causando sérios prejuízos à empresa. Quando automatizado, o corte das peças é realizado por máquina de corte a laser e ou jato de água, sendo que o encaixe dos moldes das peças é feito por programa computadorizado, denominado CAD (Computer Aided Design). Comparando o encaixe realizado por sistema automatizado com o realizado manualmente percebe-se redução no desperdício de matéria prima.

Ainda no setor de corte da indústria de confecção, pode-se automatizar a operação de enfesto, que é a disposição de camadas de tecido a serem cortados. Quando realizado por máquinas, sob o comando do computador, proporciona uma dobra perfeita.

  • Setor de costura – é também uma etapa fundamental da cadeia produtiva da indústria de confecção. Grande parte deste setor é executado por profissionais capacitados. Porém, pode-se automatizar atividades como a etiquetagem, fixação de botões e confecção de bordados, que certamente corresponderá a serviço mais rápido e eficiente, otimizando o processo produtivo.

Ainda é possível automatizar outros setores como o de armazenagem de estoques de matéria prima e produto acabado, na qual o armazenamento e a coleta de produtos são realizados por equipamentos automáticos. O sistema pode ser configurado também para proceder à separação de pedidos, informar capacidade de armazenamento, recolher e depositar produtos em locais definidos, entre outros.

Competitividade entre empresas sempre existiu e existirá. É um estímulo para o crescimento! É uma maneira da empresa encontrar uma saída para se destacar no mercado. E a automatização de sua indústria pode ser uma destas saídas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *