A escolha dos melhores funcionários é um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa, principalmente daquelas que lidam com muitos atendimentos ao cliente no seu ponto de venda. Um posto de gasolina, por exemplo, precisa contar com uma série de empregados exercendo diferentes funções.
Contratar funcionários para o seu posto de combustível com os perfis adequados ao propósito de sua empresa, faz uma grande diferença nos resultados alcançados pela empresa. Por isso, é essencial saber fazer essa escolha.
No artigo de hoje, vamos falar sobre o impacto que os colaboradores podem ter no faturamento de sua empresa e como você deve contratar funcionários para o seu posto de combustível. Confira.
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ToggleO impacto dos funcionários em uma empresa
Uma empresa é feita pelos seus funcionários, afinal de contas, são eles que executam os planos e estratégias elaborados, fazendo com que tudo, realmente, aconteça. Ter essa visão é fundamental para valorizar os serviços prestados e fazer com que o seu posto de gasolina cresça.
Imagine um posto que faz planejamentos visando o crescimento em longo prazo, e possui ótimos controles internos, estando sempre aberto para inovar. Porém, a gestão prioriza mão de obra barata e inexperiente para reduzir custos, comprometendo todo o serviço prestado?
Por mais que a estratégia esteja muito bem pensada, para o cliente, o que importa é o atendimento que ele recebe quando vai até o posto de gasolina. Bom atendimento, funcionários com conhecimento sobre o assunto e rapidez no serviço fazem toda a diferença.
Esses fatores ajudam a empresa a conquistar os clientes e, como consequência, faturar mais no final do mês. Da mesma forma, é preciso identificar qual é a necessidade de mão de obra para contratar funcionários para o seu posto de combustível da forma correta, sem gastar mais ou menos do que o necessário.
Contratar funcionários para o seu posto de combustível
O primeiro passo para contratar funcionários para o seu posto de combustível de forma correta é conhecer a fundo quais são as necessidades de mão de obra de seu empreendimento. Saber quais são os serviços que precisam ser executados e as características de um bom profissional é muito importante na escolha dos candidatos.
Por essa razão, preparamos uma lista com as principais informações a respeito dos funcionários de um posto de gasolina. Confira.
Frentista
O frentista é o responsável pela prestação dos serviços principais de um posto de gasolina: abastecimento de veículos, verificação de fluídos – como água e óleo – realização de cobranças e venda de produtos para o consumidor.
É importante notar que o frentista é o primeiro funcionário do seu posto de gasolina a ter contato com o cliente, o que é muito importante. Por isso, saber atender ao público é uma aptidão necessária para essa função, além da execução das demais atividades.
Lubrificador
O trabalho do lubrificador é mais técnico do que o realizado pelo frentista. Ele é o responsável por lubrificar máquinas e equipamentos, realizar ações preventivas e selecionar os materiais de limpeza necessários para seu trabalho.
O ideal é buscar por profissionais com experiência prévia nesse serviço ou que tenham realizado cursos de lubrificação e mecânica. Além disso, outras características desejáveis são a boa organização do ambiente de trabalho, ter cuidado na execução dos serviços e ser bom no atendimento ao público.
Atendente
São cada vez mais comuns as lojas de conveniência anexas aos postos de gasolina, e elas requerem profissionais que saibam atender e se comunicar com o público.
O atendente tem um papel fundamental na satisfação e fidelização dos clientes. Além disso, ele realiza as atividades de organização de produtos, faz novos pedidos, controla a entrada e a saída de mercadorias e a operação do caixa. A gestão do fluxo de caixa do seu posto de combustível pode ser facilitada se o atendente contratado tiver familiaridade com essa atividade.
Gerente
Para completar o time de funcionários de um posto de gasolina, o gerente é o profissional que está à frente da operação, coordenando as atividades de todos os outros funcionários. É essencial que esse profissional estabeleça boas relações com os colaboradores, clientes e fornecedores.
Dentre as principais atividades de um gerente de posto de combustível estão, prestar suporte ao proprietário da empresa, supervisionar as atividades do posto e da loja de conveniência, realizar o fechamento de caixas e auxiliar no controle das finanças, além de, muitas vezes, contratar funcionários. Levando tudo isso em conta, saber liderar equipes e ter noções de administração são competências desejáveis em um bom gerente.
E você, como controla o processo de contratação de funcionários para o seu posto de combustível? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.