Controle Financeiro De Um Posto De Gasolina

5 dicas para melhorar o controle financeiro de um posto de gasolina

Você já pensou que o seu posto de gasolina poderia ser ainda mais lucrativo, se fossem feitas algumas mudanças na forma como ele é administrado? Estamos falando de melhorias relacionadas ao controle financeiro do estabelecimento.

Independente do setor de atuação de uma empresa, ela só tem sucesso se há um intenso controle sobre a forma como o dinheiro é gasto. Ainda assim, existem empreendedores que não tratam o assunto com a devida importância – e isso é tão perigoso que pode até mesmo causar a falência do negócio.

Afinal, é preciso fazer investimentos constantes, pagar as contas em dia, organizar o estoque de forma que não falte nenhum item importante e manter o caixa com saldo positivo.

Mas como garantir o controle financeiro de um posto de gasolina? Um bom começo é seguir as dicas que preparamos. Acompanhe.

  1. Faça um planejamento financeiro para o Posto de Gasolina

Para que haja controle, é preciso investir tempo no desenvolvimento de um bom planejamento. Tudo começa com uma avaliação da atual situação financeira do posto de gasolina. Quanto dinheiro há em caixa? O negócio possui dívidas? Quais são as suas despesas mensais, incluindo salários, pagamento a fornecedores, conta de luz e outros gastos?

O próximo passo para ter o controle financeiro de um posto de gasolina é organizar as contas a pagar e a receber. O saldo deve ser sempre positivo no final – quando isso não acontece, há algo errado e é preciso fazer mudanças com urgência.

Também é parte do planejamento fazer projeções financeiras: com base nos resultados apresentados nos últimos meses, nas tendências do mercado e nas despesas mensais do posto, faça uma previsão de desempenho financeiro para os próximos meses. Isso permite que você esteja mais bem preparado para arcar com as contas e para direcionar os investimentos para fontes que garantam o crescimento do negócio.

  1. Controle todas as movimentações financeiras do negócio 

É bem provável que o seu posto de gasolina já faça um controle do que é ganho e do que é gasto, certo? Mas quando falamos em todas as movimentações financeiras, são todas, mesmo – até aquelas pequenas compras, que parecem não fazer diferença, devem ser registradas e controladas.

É importante perceber que, somadas, estes gastos que parecem pequenos podem fazer uma grande diferença para as finanças do posto – e você só vai conseguir visualizar isso a partir do momento em que elas estiverem anotadas e fizerem parte dos relatórios.

  1. Elimine os desperdícios 

Com base no que está registrado nas planilhas de controle, é possível tomar decisões que levam ao aumento da lucratividade. Você pode usar estes dados para verificar desperdícios, eliminá-los e aplicar o capital, antes mal empregado, em investimentos em prol do crescimento dos negócios.

Este tipo de análise é essencial para que o controle financeiro de um posto de gasolina realmente surta efeito, contribua para o aumento dos lucros e não fique apenas no papel.

  1. Adote o uso de um sistema de gestão financeira

Use a tecnologia para uma gestão mais precisa do seu posto de gasolina. Além dos softwares financeiros serem importantes para automatizar tarefas simples – que, quando realizadas manualmente, demandam um tempo considerável – eles também ajudam a reduzir erros e a visualizar melhor dados importantes relacionados às finanças.

Para isso, é essencial contar com uma solução que possibilite a emissão de relatórios que facilitem a análise de informações relevantes.

  1. Amplie os seus conhecimentos sobre finanças 

Quanto mais conhecimento você tem, melhor preparado está para gerenciar o seu empreendimento, certo? Para isso, você precisa entender de assuntos variados referentes à administração de um negócio – inclusive sobre finanças. Ler livros sobre o tema, assistir vídeos online, fazer pequenos cursos ou acompanhar blogs são boas alternativas. Também é interessante acompanhar as notícias, inclusive para ter a base necessária para fazer sua previsão financeira.

Além disso, há, ainda, a possibilidade de contar com a ajuda de uma empresa especializada no setor para fazer toda a parte de planejamento e controle financeiro de um posto de gasolina. Dessa forma, você pode se dedicar à atividade-fim do seu negócio, deixando as finanças para quem realmente entende do assunto.

Lembre-se: conhecimento é poder – isso também é válido quando falamos de gerenciamento financeiro.

Como andam as finanças do seu posto de combustível? Você já lucra tanto quanto poderia? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *