Impostos fazem parte da nossa realidade econômica, mas, quem é que nunca se perguntou se é possível reduzi-los? Não precisa mais se preocupar, pois hoje a Ápice te ensinará como a contabilidade ajuda na redução de impostos.
Ainda que muitos empresários não saibam, nem todos os impostos que pagamos são obrigatórios. Sim, isso é verdade. E a partir dessa leitura você ficará sabendo como você poderá economizar com a ajuda da contabilidade.
Índice
ToggleComo a contabilidade ajuda na redução de impostos
Há pouco tempo você provavelmente não sabia que é possível reduzir os impostos a partir da contabilidade em dia, não é mesmo?
Muitos impostos que pagamos não são obrigatórios, mas disso a maioria não sabe. Fato é que não se pode deixar de pagar os tributos à Receita Federal. É preciso se justificar, e só quem sabe fazer isso são os profissionais em contabilidade, pois não é permitido simplesmente “deixar de pagar um imposto específico”, ainda que ele não seja obrigatório, é preciso criar uma explicação, uma espécie de defesa que forneça embasamento para a decisão.
Enquadramento no regime certo
Uma das maneiras de entender como a contabilidade ajuda na redução de impostos é compreender a necessidade de enquadrar a empresa no regime certo. Temos três tipos de regimes tributários:
- Lucro Presumido;
- Lucro Real;
- Simples Nacional.
O ideal é que você conte com a ajuda de um profissional em contabilidade para saber em qual regime você deve enquadrar a sua empresa. Todos eles têm um limite de faturamento diferente.
Subdividir sua empresa
Se a empresa é grande e atua em mais de uma frente, você pode subdividí-la, para que assim consiga economizar e pagar menos impostos. Por que não subdividir? Dessa forma, será como se você tivesse duas empresas diferentes, pagando menos impostos referentes a cada uma.
Terceirização de serviços
Muitos não consideram, ou pensam que a terceirização não seja tão efetiva, mas terceirizar alguns serviços realizados pela sua empresa é uma boa maneira de economizar com os impostos.
Sabe aquele tipo de atividade que você realiza, mas que não está cem por cento dentro do que sua empresa propõe? Pois bem, é justamente esse tipo de atividade que você deve terceirizar.
Saiba diferenciar seus gastos profissionais dos pessoais
Pode parecer o erro mais primário cometido por um gestor, mas a verdade é que muitos ainda se equivocam e misturam seus gastos pessoais com os profissionais, e nem é preciso dizer o quanto isso prejudica uma empresa.
Quando você inclui suas finanças pessoais na conta da empresa, não só desorganiza os registros, como também acaba pagando mais tributos. E isso não é certo, porque, de certa forma, mesmo que seu dinheiro seja proveniente da empresa, os gastos da sua vida pessoal devem ser pagos separadamente.
Compreendeu como a contabilidade ajuda na redução de impostos? Você não é obrigado a pagar tudo o que dizem ser necessário. Mas, para te ajudar a compreender melhor, um serviço especializado em contabilidade é uma ótima opção. A Ápice cuida disso para você.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!
Sucesso e até a próxima!