Apesar de saber que delegar tarefas em uma empresa é fundamental para o seu crescimento, nem sempre ela é fácil de ser realizada, e muitos gestores acabam adotando o processo de maneira incorreta.
E quando falamos em um posto de gasolina, essa questão se torna muito relevante, pois existem processos tão diferentes entre si que é praticamente impossível o gestor realizá-los sozinho, sem uma equipe.
Cada membro do time precisa estar ciente de suas devidas responsabilidades. Somente dessa forma a empresa conseguirá otimizar tempo e ter um crescimento de produtividade – que, nesse caso, não deve ser entendido como aumento de trabalho, mas de eficiência e resultados em menos tempo.
Portanto, no post de hoje, listamos os cinco elementos básicos quando o assunto é delegar tarefas em um posto de gasolina. Confira.
-
Índice
ToggleAceitação da responsabilidade
Delegar tarefas de forma eficiente não é somente repassar uma série de atividades aos seus colaboradores. Se não for feito de uma forma planejada, o processo pode resultar em ainda mais trabalho para a liderança, pois ela terá que monitorar os mínimos detalhes das tarefas para cada equipe, e isso demanda tempo.
O importante é delegar responsabilidades, e nesse pacote estão inclusos, além das tarefas, o comprometimento com os resultados, a independência de definir prioridades e de gerenciar o tempo da forma que for necessária.
Isso significa que, para delegar tarefas, você terá que dar autonomia à sua equipe, que passa a tratar cada uma delas como uma missão a ser cumprida para promover o crescimento da empresa. O funcionário, dessa forma, se sente parte importante do posto de gasolina e passa a trabalhar de forma mais responsável e comprometida com os resultados.
-
Transmissão à pessoa habilitada
Para se delegar tarefas de maneira assertiva, você precisa se fazer perguntas como:
- Há algum colaborador que dê maior importância a esse assunto e o trata como um desafio e uma oportunidade de mostrar sua capacidade?
- Há algum funcionário que tenha capacidade técnica além da minha e que possa lidar com variadas situações de determinadas tarefas?
- Há alguém que tenha uma verdadeira paixão pelo assunto e enxergue detalhes que eu não perceberia?
Planejando a delegação de tarefas com base no conhecimento técnico, na capacidade humana e na forma de desempenho da função é a melhor alternativa para conquistar resultados positivos, incluindo o aumento de produtividade.
-
Comunicação clara e eficiente
A comunicação das tarefas e responsabilidades aos funcionários do posto de gasolina deve ser perfeita, sem ruídos e, de preferência, pessoalmente – pois o contato humano é importante para a construção de um relacionamento saudável e produtivo.
Portanto, deixe claros os resultados esperados, o que não pode acontecer e os limites de execução. Apresente as ferramentas e os recursos a serem utilizados, defina as rotinas de acompanhamento de desempenho, ensine os colaboradores a fazerem determinadas tarefas e deixe um espaço para a inovação e a criatividade. Nesse processo, é preciso se certificar de que todos entenderam as suas responsabilidades.
-
Existência de condições para execução da tarefa
Não adianta delegar tarefas e responsabilidades sem fornecer as ferramentas necessárias para a sua execução (como o ambiente e os materiais), e, aqui, também incluímos o fator tempo.
Sempre verifique se o colaborador terá tempo para receber novas funções no posto de gasolina com motivação para o crescimento, e não para a sobrecarga de trabalho.
-
Acompanhamento do líder
Estabeleça o monitoramento das tarefas delegadas, e lembre-se que cada ponto deve ser criticado de maneira construtiva para que o colaborador possa crescer e desenvolver suas funções. O funcionário precisa ver o líder como um apoio, e à medida que for adquirindo confiança, o poder pode ser transferido aos poucos. Mas não deixe de monitorar o cumprimento das metas.
Diante desses elementos básicos da delegação de tarefas, não deixe de analisar cada questão e planejar a execução em seu posto de gasolina. Dessa forma, os resultados positivos serão uma consequência, como a otimização do tempo, o aumento da produtividade e o crescimento da sua empresa.
E então, como você lida com a delegação de tarefas no seu posto de gasolina? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários!
A Ápice é uma Empresa de Contabilidade em Piracaia – SP. Somos especialistas em contabilidade para postos de combustíveis. Por isso, toda semana produzimos um conteúdo exclusivo sobre os principais desafios da gestão de um posto de combustíveis. Nosso objetivo é ajudá-lo a superar a cada um desses desafios, de modo a que sua gestão seja um verdadeiro sucesso.
Cadastre-se em nosso blog e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail. E no mais, se precisar de ajuda para abrir um posto de gasolina ou fazer um planejamento tributário para reduzir seus custos com pagamentos de impostos e aumentar a lucratividade do seu empreendimento, entre em contato conosco! Vamos tomar um café e estruturar um plano de longevidade e sustentabilidade financeira para o seu posto de combustíveis.
Até breve.