Um posto de combustível é um empreendimento cada vez mais requisitado pelo mercado consumidor, tendo em vista o aumento constante da frota de veículos em nosso país. E mesmo com a alta concorrência, ainda assim é possível atrair consumidores e gerar a tão sonhada fidelização de clientes, influenciando positivamente no faturamento mensal da empresa.
Portanto, no post de hoje, preparamos 7 dicas para melhorar o processo de fidelização de clientes e proporcionar o melhor atendimento possível no seu posto de combustível. Confira.
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Índice
ToggleAtraia o cliente de forma positiva
Essa primeira dica pode parecer generalista, afinal, essa é a premissa de todo bom negócio.
Mas cada detalhe faz toda a diferença para a fidelização de clientes, ainda mais em um posto de gasolina. A começar pela estrutura do local, passando pela limpeza do ambiente, na organização dos processos, na segurança, além da boa aparência e bom atendimento dos funcionários.
Todos esses detalhes contribuem para a primeira impressão positiva e o possível retorno dos clientes.
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Dê tratamento VIP para os clientes fiéis
Falando em fidelidade, se o seu posto de combustível já possui uma carteira de clientes, por menor que ela seja, trate de oferecer um atendimento diferenciado.
Você pode investir em cupons de desconto na indicação de novos clientes, cartão fidelidade, cortesias e outros atrativos, consolidando, dessa forma, a clientela, que pode realizar uma propaganda positiva do seu posto, atraindo novos consumidores.
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Saiba se comunicar com o seu cliente
Em meio a tantos anúncios, e-mails, panfletos e ligações, é comum se sentir perdido na hora de se comunicar, efetivamente, com os clientes. Por isso, é importante que você conheça o seu público, pois o comportamento dele irá indicar a melhor forma de se comunicar com ele.
Imagine, por exemplo, que por meio de uma pesquisa você descubra que os seus clientes acessam diariamente e-mails e redes sociais: dessa forma, é possível criar artigos interessantes com dicas sobre manutenção de veículos, limpeza, itens que devem ser monitorados, etc., fazendo com que a sua marca fique cada vez mais atrelada a esse mercado.
Essa é uma das estratégias do chamado Marketing Digital – que vem ganhando espaço e proporcionando bons resultados de vendas para as empresas, e com os postos de combustíveis não têm sido diferente.
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Melhore os processos do seu posto de gasolina
Melhorar os processos não significa apenas ter funcionários gentis, educados, proativos e atenciosos com o público, mas tornar o trabalho de toda a equipe mais produtivo e organizado, resultando num atendimento eficiente e na fidelização dos clientes.
Por exemplo: automatizar alguns processos utilizando a tecnologia, com o uso de softwares de gerenciamento de estoque, de finanças, de recebimentos, pagamentos e todos os demais setores do posto de combustível. Isso diminui retrabalhos e aumenta a produtividade dos colaboradores.
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Construa valor na oferta
Você precisa mostrar que a oferta dos produtos e serviços do seu posto de combustível é irrecusável. Como? Agregando valor a eles e por um preço justo.
Isso pode ser feito por meio de brindes, mimos, garantia estendida ou atendimento diferenciado – imagine seu cliente esperando pela troca de óleo tomando um café de cortesia na loja de conveniência, por exemplo. O importante é ele se sentir acolhido e valorizado em sua empresa e, a partir daí, trabalhar para agregar um valor ainda maior ao que está sendo, de fato, consumido.
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Capriche no pós-venda para promover a fidelização de clientes
Seu posto de combustível precisa ser uma referência em seu setor, de forma que as pessoas o indiquem quando o quesito for qualidade e credibilidade. E nada melhor do que um bom pós-venda para a fidelização dos clientes.
Crie processos para conhecê-los melhor e colete informações sobre suas preferências, dados pessoais, como data de aniversário, seus interesses, prazos de renovação de serviços de seus veículos para ligar avisando (troca de óleo, de extintores, limpadores), etc.
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Meça a satisfação dos clientes do seu posto de combustível
Tenha processos de medição da satisfação do público, pois, dessa forma, você conseguirá realizar adaptações e mudanças para promover a fidelização dos clientes do seu posto de combustível.
Depois de mapear as falhas, tenha um protocolo de planejamento para solucioná-las e impedir que ocorram novamente. Problemas resolvidos? Adote ações de comunicação e marketing para que o cliente saiba que a empresa está sempre se renovando e inovando para melhor atendê-lo.
Com todas essas dicas, a fidelização de clientes será uma consequência, portanto, comece agora mesmo a se organizar e promover mudanças positivas no seu posto de combustível.
E então, ficou com alguma dúvida sobre a importância da fidelização de clientes em seu posto de combustível, ou como promovê-la? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.