Contabilidade Gerencial Para Supermercados

A importância da Contabilidade Gerencial para Supermercados

Saiba por que você deveria melhorar a estratégia de contabilidade gerencial do seu supermercado

Um erro muito comum cometido por diversos empreendedores é encarar a contabilidade apenas como uma obrigação legal. É claro que o contador é o profissional responsável por auxiliar a sua empresa a cumprir algumas exigências e realizar os trabalhos burocráticos legais, mas ele pode ir além disso. Quando falamos em comércio varejista, por exemplo, a contabilidade gerencial para supermercados é extremamente importante para o sucesso e a lucratividade do negócio, e o contador por ser seu maior aliado neste sentido.

Em grandes organizações a contabilidade já ocupa um lugar fundamental na gestão empresarial e fornece informações riquíssimas para a tomada de decisão. E os profissionais de contabilidade estão cada vez mais capacitados e preparados para lidar com esse tipo de demanda.

Não é por acaso que existe um ramo da contabilidade chamada de contabilidade gerencial. Os conhecimentos trabalhados através desse viés podem fazer total diferença para o seu supermercado. Ficou curioso sobre o potencial da contabilidade gerencial para supermercados? Então confira tudo sobre o assunto neste artigo!

O que é a contabilidade gerencial?

Antes de qualquer coisa, é importante entendermos o que é a contabilidade gerencial, certo? Trata-se um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis capazes de fornecer informações preciosas para o processo de tomada de decisão nas empresas.

A contabilidade trabalha com muitas informações da sua empresa para realizar a escrituração e elaborar as demonstrações contábeis. Por que não pegar essas mesmas informações e analisá-las de um modo que gerem informações relevantes?

É através disso que você pode descobrir informações sobre finanças, custos, rendimentos obtidos, calcular o preço de venda ideal, fazer um controle orçamentário, otimizar os controles de estoque e compreender os principais aspectos positivos e negativos do seu supermercado.

Uma coisa é você olhar para o seu caixa e identificar que ele está positivo. Outra coisa bem diferente é analisar um balanço patrimonial e descobrir que, mesmo estando positivo, o valor em caixa não é suficiente para pagar as suas dívidas. Ou, então, identificar através de uma Demonstração do Resultados do Exercício quais são os maiores custos que você possui.

Qual é a importância da contabilidade gerencial para supermercados?

Já vimos que a contabilidade pode ir muito além dos números e da burocracia. Mas como será que isso impacta em uma empresa? Veremos a seguir alguns aspectos que provam a importância da contabilidade gerencial na melhoria do desempenho do seu supermercado!

Gestão financeira

A contabilidade lida com informações a respeito de todas as movimentações realizada por uma empresa. Ou seja, basta se esforçar um pouco para que essas informações sirvam de base para compor uma excelente gestão financeira.

Ao implantar um fluxo de caixa que está sempre atualizado, você terá em mãos todas as informações sobre entradas e saídas do seu supermercado. Além disso, é possível registrar as movimentações que acontecerão apenas nos períodos futuros.

Planejamento empresarial

O crescimento de um negócio só acontece quando existe um bom planejamento envolvido. Levando isso em conta, você precisa ter a capacidade de prever a situação do seu supermercado nos próximos meses e tomar as melhores decisões levando isso em conta.

Quais são os seus custos fixos? Você tem entradas e saídas programadas para os próximos meses? É possível identificar tendências a partir de suas demonstrações contábeis? O que dizem os principais indicadores financeiros? Tudo isso pode ajudá-lo a elaborar um ótimo planejamento empresarial.

Tomada de decisão

A gestão de um supermercado é repleta de decisões a serem tomadas. Porém, para que você acerte nessas decisões, é preciso ter boas informações em mãos. Afinal, é muito difícil decidir o preço de venda de um novo produto sem conhecer os seus custos, ou então colocar em prática um projeto sem saber se você terá condições financeiras de bancá-lo.

Sendo assim, a contabilidade gerencial para supermercados pode fornecer as principais informações para que você esteja ciente da situação real da sua empresa. Você consegue compreender o momento atual e fazer orçamentos para os períodos futuros.

Controle de estoque

Controlar os estoques é uma das atividades essenciais para um supermercado. São comercializados uma grande variedade de produtos, e cada um possui suas próprias características de armazenamento e um volume de procura diferente por parte dos consumidores.

Com as informações geradas pela contabilidade gerencial para supermercados, você terá mais facilidade em identificar quais as quantidades de cada mercadoria em estoque. Será possível implantar um sistema de controle de estoque eficiente para suprir as suas necessidades e otimizar o desempenho obtido.

Você já conhecia a contabilidade gerencial e a sua importância para o seu supermercado? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *