Gestao Do Posto De Combustivel Conheça 8 Tendencias Para Invar

Gestão do posto de combustível – Conheça 8 tendências para inovar

A gestão do posto de combustível exige que, como empresário, você desenvolva determinadas habilidades como, por exemplo, trabalhar com funcionários e clientes, ter conhecimentos administrativos suficientes e saber lidar com finanças.

Além disso é necessário ter disponibilidade de horários, uma vez que os postos de combustíveis não seguem o horário comercial normal, funcionando, muitas vezes, 24 horas por dia e todos os dias da semana.

A gestão do posto de combustível depende de saber a diferença entre administração e gestão!

Para a gestão do posto de combustível, portanto, é preciso saber a diferença entre administração e gestão. Não devemos considerar que os conceitos sejam os mesmos, já que cada coisa exige um conhecimento diferenciado.

Quando falamos em administração, estamos falando de gerenciar determinado bem ou patrimônio, ou seja, é processo que exige planejamento para organização, direção e controle de todos os setores da empresa e, portanto, é uma atividade mais definida.

A gestão do posto de combustível deve ser vista por outro ângulo, já que se trata de um novo conceito de administração, indo além das atividades de planejamento, organização e coordenação, incorporando novos ângulos de visão e, nesse caso, é necessário ter uma visão estratégica para, dessa forma, não a tornar centralizada apenas na administração.

Qualquer empreendimento que tenha como objetivo oferecer melhor lucratividade deve utilizar as boas práticas de gestão, uma vez que elas são essenciais para que o negócio possa progredir de forma sustentável e com a qualidade exigida pelos clientes e consumidores.

A seguir, você vai conhecer as novas tendências para inovar na gestão do posto de combustível. Com sua aplicação, certamente você terá maior sucesso em seu empreendimento:

1 – Aplicar bom planejamento e marketing para inovar

 

Em razão da concorrência acirrada e da rapidez como as coisas acontecem, um posto de combustível também precisa oferecer novos benefícios para sua cliente, tanto em produtos quanto em serviços, mantendo-se atrativo.

Assim, é preciso inovar, entender quem é o público-alvo e estabelecer estratégias para chegar a esse público. O melhor meio é estipular metas que possam ser mensuradas periodicamente.

Elaborando o planejamento, é possível começar a melhor entender o público-alvo, como ele pensa e oferecer algo novo, que gere valores para os clientes. Além disso, é importante manter as estratégias de marketing para divulgar essas movidas, gerando maior destaque e reconhecimento.

2 –Dar atenção à gestão ambiental

 

A gestão do seu posto de combustível vai exigir atenção redobrada ao meio ambiente, como determina a legislação. O estabelecimento deve apresentar procedimentos que minimizem problemas relacionados com a poluição e com o possível vazamento de combustíveis.

Para a gestão ambiental, é necessário colocar em prática a avaliação de riscos, ou seja, é preciso avaliar periodicamente as bombas e válvulas, implantando um plano de contenção se houver algum problema de maiores proporções. Ao pensar nas medidas de segurança, será possível impedir que acidentes ocorram com frequência.

3 – Otimizar o atendimento

 

Uma das principais razões para que um cliente retorne a um posto de combustível é o atendimento. Portanto, na gestão de seu posto de combustível não é possível esquecer essa questão, mesmo porque, atualmente, os postos também oferecem diversos tipos de produtos, como lubrificantes, limpadores e produtos de limpeza, além de uma série de serviços.

A equipe de pessoal deve ser bem treinada para oferecer a melhor imagem para o empreendimento, buscando fidelizar os clientes, fazendo com que o posto se torne um ambiente de confiança para a clientela. Para conseguir esse objetivo, uma das melhores formas é estabelecer uma política de comissionamento, premiando os funcionários que se destacam.

4 – Investir em segurança

 

Na gestão de seu posto de combustíveis não se pode esquecer da segurança! Principalmente quando o estabelecimento funciona 24 horas por dia. Os postos de combustíveis são um dos principais alvos da criminalidade e, assim, é preciso implantar um sistema seguro, com o uso de câmeras, alarmes e demais medidas que possam proteger os funcionários, os clientes e o próprio estabelecimento.

5 – Gerenciamento da loja de conveniência

 

As lojas de conveniência já fazem parte dos postos de combustíveis e é necessário dar atenção a todos os detalhes para que ela possa oferecer bons resultados. O local deve ser bastante atrativo e oferecer produtos que atendam às necessidades dos clientes.

Na gestão de seu posto de combustível é preciso dar atenção ao layout da loja de conveniência. Isso significa planejar as gôndolas de forma correta e organizar a loja para a exposição dos produtos. Quando isso é feito da forma correta, os clientes têm mais vontade de comprar.

Para melhor atrair os clientes, também é interessante oferecer descontos e promoções.

6 – Implantação de um programa de fidelidade

 

A implantação de um programa de fidelidade  fideliza o cliente, garantindo a preferência pelo seu posto de combustível. As maiores redes de postos de combustíveis utilizam essa estratégia, atraindo a atenção do seu público! Isso garante maior presença de clientes, o que oferece maior lucratividade para o estabelecimento.

Mesmo para um posto de combustíveis de pequeno porte, é possível implantar um programa de fidelidade que ofereça prêmios que atendam as necessidades dos clientes. como, por exemplo, lavagens e lubrificação gratuitas ou com desconto.

Para implantar um plano de fidelidade, é preciso conhecer e identificar as preferências do público-alvo. A partir daí, implantar alternativas para que o cliente sempre se lembre do estabelecimento quando tiver necessidade de abastecer.

7 – Novas alternativas de combustível

Não podemos afirmar que todos os veículos movidos a combustíveis um dia serão substituídos pelos carros elétricos. Contudo, a tendência de se utilizar a energia elétrica vem se acentuando nos últimos anos.

Oferecer novas alternativas, como completar a carga de um carro elétrico, não é um método difícil. Isso pode ser implantado para melhorar a gestão de seu posto de combustível.

Além de oferecer os combustíveis tradicionais, como gasolina, diesel e gás natural veicular, você pode implantar essa nova tecnologia. Se você não tiver medo de inovar, essa é uma tendência que vai gerar excelentes resultados no futuro.

8 – Gestão do posto de combustível: inove para manter sustentabilidade

A gestão do posto de combustível pode melhorar sensivelmente se você acreditar nas novas tendências e, além disso, sua própria equipe e seus clientes logo irão perceber a diferença e, assim, você poderá manter a sustentabilidade de seu estabelecimento.

Quer saber mais? Fale com a Ápice. Nós podemos te ajudar!

Sucesso e até breve.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Apice Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Piracaia, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ApiceAssessoriaEmpresarial

Sucesso e até logo.


Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *