Para todo empreendedor, obter êxito com o seu negócio é uma necessidade real e cotidiana. Não é diferente com donos de postos de abastecimento. Mas, é preciso ter em mente que o gerenciamento de processos do posto de combustível não pode ficar de lado.
Ora, o empreendimento nunca deixa de se tornar atrativo para o consumidor, certo? As pessoas precisam abastecer seus veículos e, de quebra, podem comer alguma coisa na loja de conveniência. Em alguns casos, é possível até lavar e estacionar o carro!
É garantia de ter clientes o tempo todo, sempre. Não é mesmo?
Não exatamente. Apesar de ser um negócio que dificilmente ficará vazio, é preciso ter cuidado com alguns pontos e garantir que o gerenciamento de processos do posto de combustível seja realizado com total qualidade, prezando pela sua eficiência.
Mas como fazer isso? Primeiro, precisamos entender quais são os processos de um posto de combustível. Depois, será possível descobrir como gerenciá-los da forma correta.
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Antes de realizar qualquer tipo de melhoria, é necessário compreender e investigar todos os procedimentos necessários dentro do seu posto de combustíveis.
Para começar:
- O gestor;
- A gestão;
- Os funcionários.
Vamos compreender melhor? Iremos definir, da forma mais simples e clara possível, o que devem representar cada um desses elementos dentro do posto de combustíveis.
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O Gestor
É o responsável por todas as atividades do posto de gasolina. Essa pessoa pode ser o dono do negócio ou uma pessoa contratada.
Administra a gestão do posto de combustíveis, instrui funcionários e possui controle geral sobre todos os processos, cujo nível de profundidade depende do gestor ser ou não o dono do empreendimento.
Precisa estar a par da situação real do negócio, a fim de garantir a estabilidade e otimizar os processos.
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A Gestão
É conduzida pelo gestor. Pode ser influenciada por uma série de fatores internos e externos que, com o tempo, definirão sua qualidade.
A gestão não depende apenas de condições favoráveis do mercado ou de um bom gerenciamento de processos do posto de combustíveis. Entretanto, esses são fatores que influenciarão no impacto causado nos clientes internos e externos.
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Os Funcionários
Realizam as tarefas da rotina de trabalho do posto de combustíveis. Representam a marca e possuem contato direto com o cliente.
Por isso, são os responsáveis por entregar parte do valor da sua marca para o consumidor. Seus funcionários são a porta de entrada do seu negócio e precisam estar alinhados com a visão, os objetivos e os valores da empresa.
Costumam possuir uma rotina sem muita variação, por possuírem funções bastante específicas. Por isso, é fácil identificar possíveis falhas na comunicação de como os processos devem acontecer.
INVESTIGANDO
Após compreender a importância e as funções de cada colaborador do seu posto de combustíveis, será necessário fazer uma pesquisa para determinar como são realizados os procedimentos relacionados a cada uma das funções.
Dessa forma, será possível averiguar se os processos estão de acordo com as diretrizes e
necessidades do seu negócio.
Ao conversar com todos os funcionários, é possível obter uma imagem da gestão e de como está a condução do negócio, de acordo com a visão dos colaboradores. Esse processo é essencial, pois, a impressão que o seu posto de combustíveis passa a eles será transmitida para o cliente.
ORGANIZANDO
O gerenciamento de processos do seu posto de combustível terá reflexos no serviço prestado. Por mais que o cliente não consiga enxergar toda a arquitetura processual do negócio, o resultado final sempre é impactado pela forma com a qual os processos são conduzidos.
E, como você bem sabe, o resultado final é o que conta na hora do cliente decidir ir até o seu estabelecimento ou ao concorrente. É ali que ele enxerga se existe valor no que você faz, ou se os preços estão altos demais para a qualidade dos produtos e serviços.
Portanto, idealizar e conduzir todos as etapas com qualidade se mostra como um fator decisivo para obter êxito no gerenciamento de processos do seu posto de combustíveis.
Garanta o alinhamento de todos os funcionários do negócio, certifique-se de que todas as diretrizes de segurança estão sendo seguidas, que as necessidades para que o serviço seja prestado estão sendo atendidas e que o cliente está satisfeito com o que é entregue.
Pesquise, escute os colaboradores e invista na melhoria constante dos serviços. É um investimento necessário e que garantirá a estabilidade do seu posto de combustíveis pelos anos que virão.
Agora você já sabe a importância do gerenciamento de processos de um posto de combustíveis!
Confira mais algumas dicas para garantir o sucesso do gerenciamento de processos do seu posto de combustíveis.
1 comentário em “Gerenciamento de processos do posto de combustíveis: fator fundamental para obter êxito”
Gostaria de saber se vocês teria amo um serviço de auxílio para quem está comprando um posto de combustível ou se me indicam alguma empresa esp coalização por favor. Aguardo resposta. Grato.