Elisao Fiscal

Elisão Fiscal – é permitido pela lei?

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais cobram impostos no mundo? Sim, isso é verdade, as taxas são extremamente altas, mas existe um processo  ao qual é possível recorrer para pagar menos impostos. Você sabe o que é elisão fiscal? Bom, é sobre isso que iremos falar a seguir.

A elisão fiscal não se trata de nenhuma prática ilícita utilizada para não pagar impostos, nem tem a ver com a sonegação de impostos. Então, vamos logo ao que interessa.

Confira tudo o que você precisa saber sobre elisão fiscal!

Elisão Fiscal

Trata-se de uma atividade contábil que faz com que as empresas possam adequar suas atividades à maneira mais vantajosa de pagar os tributos devidos, mas sem praticar nada ilícito para diminuir essa responsabilidade.

A Elisão Fiscal também pode receber o nome de Planejamento Tributário. É preciso escolher o regime que mais se adequa ao modo de atuação da sua empresa. Existem três opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Escolher o regime tributário certo é a melhor forma de conseguir diminuir a burocracia e fazer com que você pague menos impostos.

Quais empresas podem praticar elisão fiscal?

Mas, que tipos de empresas podem praticar a elisão fiscal? A verdade é que todas as empresas existentes podem. Aliás, não só podem, como devem.

Elisão fiscal é uma prática muito recomendável, mesmo porque é através dela que se pode ter um controle melhor da gestão contábil da sua empresa, saber se você está pagando tudo o que deve nos conformes, e tudo mais.

Receio dos empresários

A maioria dos empresários fica receosa na hora de praticar elisão fiscal porque tem medo de despertar a curiosidade da Receita Federal, que pode investigar os pagamentos realizados pela empresa e acabar descobrindo alguma irregularidade.

A verdade é que isso pode acontecer mesmo, então, o ideal é que você esteja em dia com todas as suas obrigações e não deixe nada na irregularidade. Conte com um serviço profissional em contabilidade para fazer uma análise completa de todos os seus pagamentos e confira tudo!

Um serviço profissional te ajuda não só com isso, mas também com todas as outras atividades contábeis do seu negócio. Nesse caso, você deixa os números sob os cuidados de quem realmente entende do assunto, enquanto fica focado em suas atividades usuais de gestão.

Nunca sonegue impostos

Como já foi dito antes, não estamos falando sobre sonegação de impostos, e sim de elisão fiscal (planejamento tributário), uma prática totalmente lícita.

Sonegar impostos é crime, e pode acarretar sérias consequências, como prisão e fechamento da empresa, portanto, se você está à procura de uma forma de pagar menos impostos, opte pela elisão fiscal, em qualquer situação, visto que toda empresa pode praticá-la.

Todo bom gestor sabe que sonegar é crime, portanto, não seja mais um adepto do “caminho mais curto”, porque isso costuma não valer a pena no final. Vá pelo caminho do Planejamento Tributário, é muito mais seguro e existem chances altas e reais de que você conseguirá obter uma economia considerável ou, ao menos, ter a certeza de que está em dia com todas assuas obrigações fiscais e tributárias.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice! Nós podemos te ajudar com o Planejamento Tributário para a sua empresa! A sua contabilidade fica muito mais segura e tranquila quando você opta por uma empresa especializada em trabalhar com foco na economia para o seu negócio.

Sucesso e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *