Como seu supermercado pode driblar a crise e não fechar esse ano no vermelho!

Supermercado Em Crise - Apice

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Nos momentos de crise e turbulência as ações mais simples podem ser a chave para ajudar a resolver os problemas, fazendo de uma dificuldade, uma oportunidade de negócio.

Para que essas oportunidades sejam alcançadas são necessárias atitudes básicas para sanar os problemas financeiros emergenciais e, com disciplina, poderá surgir uma demanda mais interessante na produtividade de algo que não se esperava.

Reestruturar e crescer

Os supermercados tiveram contra si, a alta nos índices da inflação, o que aumentou e muito o preço dos alimentos que compõem a cesta básica dos brasileiros. Porém, atualmente, as pessoas estão buscando outros alimentos que substituem os chamados “triviais” e muitas vezes mais caros, e portanto, estão optando por alimentos com preços mais acessíveis.

Desta forma, o ideal é conhecer os custos dos alimentos/produtos fixos e do que é variável, para poder assim, identificar os alimentos que podem ser cortados gradativamente ou ser repostos com menos frequência. Tendo um controle gerencial dos produtos, ficará mais fácil saber o que está dando lucro e no que pode ser investido com êxito.

Como colocar em prática?

É preciso analisar o estoque que o supermercado tem, identificando os produtos perecíveis e não perecíveis para dar prioridade aos que são essenciais e que estão dando lucratividade para o negócio.

Saber negociar com os fornecedores é de grande ajuda para obter esse ajuste financeiro, já que a barganha é uma forma de fazer uma negociação entre os preços e os prazos de pagamento dos produtos.

Uma maneira de aprender a negociar melhor é se consultar com especialistas que possuem essa expertise no mercado ou fazer parte de treinamentos, ações de marketing e visitas técnicas a centros de pesquisas especializados no setor varejista, para que se aprenda a como fazer o supermercado ter um diferencial, e assim passar uma maior credibilidade aos seus fornecedores.

Ter uma pesquisa de mercado sobre a concorrência é essencial para identificar o que estão fazendo de diferente e o como o supermercado pode inovar para se destacar diante a situação atual. Quando se faz uma ação inovadora e se destaca diante a concorrência, os clientes dão prioridade para fidelizar a escolha do supermercado.

Fidelizar clientes

Com a crise, as pessoas estão em busca de produtos que ofereçam um melhor preço e promoções. O supermercado deve saber oferecer produtos para todos os tipos de públicos.

Hoje em dia há 2 tipos de consumidores:

  • Família grande, que vai atrás de produtos que possam utilizar por bastante tempo e por isso compram em grande quantidade para obter maior rendimento mensal;
  • E os individuais, que procuram produtos por unidade, comprando apenas o necessário, geralmente para durar por uma semana ou quinze dias.

Desta forma, os supermercados estão investindo mais em promoções semanais e aproveitando os produtos que estão com um vencimento próximo para vender mais barato. Assim, não desperdiçam produtos em estoque e evitam prejuízos.

Pense a longo prazo: Investir em marcas próprias traz retorno financeiro!

Para se ter uma rentabilidade agradável e baixar preços, alguns supermercados investem em produtos com marcas próprias ou de marcas menos conhecidas, mas que possuem diferenciais competitivos. Com isso, podem promover seus produtos com valores acessíveis aos consumidores, já que as marcas mais famosas acabam repassando preços mais altos.

Atualmente as redes de supermercados fazem parcerias com fornecedores que oferecem uma diversidade de produtos com marcas próprias. Isto faz com os preços possam ser negociados da melhor forma, obtendo resultados satisfatórios para o fluxo financeiro.

Como os consumidores estão em busca de preços mais baixos, esses produtos estão sendo bem aceitos, uma vez que podem oferecer a mesma qualidade dos que são de marcas conhecidas e assim permite haver uma redução no orçamento mensal dos consumidores também, indicando mais vendas e procura.

Assim, esta alternativa vem sendo eficaz para que os supermercados driblem a crise financeira atual e possam obter lucros, evitando que se percam negócios e clientes.

Contabilidade

Para solucionar essa ação de pontuar o valor do produto com melhor atração para o cliente, é importante conversar com o contador e pedir auxílio nestes termos, de modo que os custos possam ser calculados, além do preço mais interessante para ser praticado.

Caso sinta dificuldades com estes ou outros assuntos referente ao mundo corporativo varejista, entre em contato com nossa equipe! Nós podemos ajudar!

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