Essa é uma pergunta que todo dono de supermercado – principalmente iniciante – costuma fazer. Divulgar o supermercado e atrair mais clientes não é uma tarefa impossível. Na verdade, é até mais simples do que parece!
Mas, para isso, você terá que organizar alguns processos dentro do seu trabalho, a fim de garantir que haja tempo suficiente para dedicar às novas tarefas!
Vamos aprender?
Índice
TogglePrimeiro, identifique em que etapa do plano de negócios você se encontra
Independentemente de que etapa do plano de negócios você estiver seguindo agora, é sempre muito importante revisá-lo e garantir que tudo está correndo conforme ou melhor que o previsto. Dessa forma, você será capaz de realizar as modificações necessárias para manter o equilíbrio do seu supermercado.
Sempre certifique-se de que o plano de negócios está correto. Se perceber que uma nova direção é mais vantajosa, ajuste-o para que você tenha um guia de tudo que deverá ser feito. Essa é a primeira e mais importante etapa!
Agora, começaremos a falar sobre os produtos que você oferece.
Organize o supermercado
Um dos pontos mais importantes e atrativos para divulgar o supermercado e atrair mais clientes é a organização. Será que os seus produtos estão expostos da forma correta e nos locais mais adequados?
Será que você mandou bem na decoração e as cores estão combinando com os corredores?
Como está o estoque? Organizado? Existe uma quantidade razoável de produtos a serem repostos o mais rápido possível caso os itens de maior saída acabem? Lembre-se: prateleiras vazias não atraem ninguém!
Sempre disponha os produtos de forma que eles chamem a atenção das pessoas que passam na frente do supermercado. Se não fizer parte de uma franquia, você também deve escolher bem as cores, para decorar os corredores da maneira correta e aproveitar o efeito psicológico que cada tom causa ao cérebro humano.
E, com isso, vamos à próxima parte deste post: a psicologia das cores!
A Psicologia das Cores é sua aliada
Cada cor é responsável por causar uma série de efeitos diferentes no organismo. E tudo isso vem do cérebro! E as cores são uma parte fundamental para divulgar o supermercado. Fotos com cores atraentes são muito mais chamativos!
Funciona assim: os consumidores entram em um local cuja cor predominante é a vermelha. Os olhos captam essa informação e transmitem para o cérebro. O que vem a seguir é o senso de urgência e uma leve aceleração nos batimentos cardíacos.
Talvez, você nunca tenha reparado como isso acontece com você, mas a cor vermelha causa essa apreensão e senso de urgência. É muito utilizada por redes de fast-food, pois pode despertar sensações como a fome quando somada ao amarelo. E, por isso, pode ser adicionada a corredores que tenham produtos alimentícios.
Confira abaixo as três principais cores que podem ser utilizadas em supermercados:
Vermelho
Eficaz para pessoas que compram por impulso;
Desperta a fome quando combinada ao amarelo.
Amarelo
Atrai a atenção;
Causa sensações de alegria.
Azul
Normalmente associada à juventude, renovação e masculinidade;
Pode limitar o apetite.
Para divulgar o supermercado, use a internet!
Se você criar uma página no Facebook, poderá segmentar os seus anúncios a uma região específica – a que você atua. A partir daí, fica fácil colocar as melhores ofertas do dia ou da semana na web e impulsionar o conteúdo, a fim de atrair as pessoas da sua região e levá-las a comprar no seu supermercado.
Se você não faz parte de uma franquia, também pode investir em um website. Lá, você pode colocar as suas ofertas e, de repente, permitir que os clientes comprem online e recebam seus produtos em casa.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice!
Será que chegou a hora de investir na contabilidade para supermercados? Descubra!
Sucesso e até a próxima.