O varejo está esperançoso com o ano de 2017, vendo a perspectiva cada vez melhor da retomada do crescimento econômico, que já deu sinais de reação neste início de ano e traz a promessa de aumento de vendas no varejo. Naturalmente, o setor de mercados, empórios e mercearias, tão importante para a economia nacional, não pode ficar de fora desta nova (e melhor) fase do país, e já projeta também aumentar suas vendas em 2017. Se você atua neste segmento e quer saber como aproveitar o momento para surfar nessa onda, confira as dicas que os especialistas estão dando:
- Mix de produtos: variedade é a chave para quem quer mais vendas, seja um pequeno ou grande mercado. O segredo é entender o público, entender o que ele deseja, do que ele precisa e oferecer estes produtos, sempre atento ao estoque e à disponibilidade, para que o consumidor saiba que sempre vai encontrar o que procura em seu estabelecimento;
- Bom atendimento: não é ser apenas educado, cordial ou preciso, mas sim tudo isso acompanhado de uma atitude amigável, demonstrando interesse no cliente. O bom atendimento tem a ver com criar uma experiência agradável todo o tempo em que o cliente encontra-se dentro da loja;
- Gôndolas organizadas: além de ter os produtos que o cliente busca, é importante facilitar o acesso a eles. Produtos bem arrumados, organizados com lógica e de forma a facilitar a compra, só contribuem para melhorar a experiência do consumidor e, com isso, ajudar seu mercado a vender mais;
- Novos canais de vendas: já atua na Internet? Já pensou em serviços de entrega? Já cogitou criar um aplicativo para seu negócio? Estas são apenas algumas questões que podem ajudar a dar uma nova dimensão para seu mercado, fidelizando o cliente e aumentando diretamente suas vendas;
- Promoções: fiel aliada do comerciante, as promoções devem sempre ter algum motivo, que vão de datas comemorativas a dias da semana dedicados a melhores preços. Não abuse deste recurso, use-o na medida certa para atrair a atenção e facilitar uma venda de oportunidade;
Além destas dicas, ainda convém analisar opções de tecnologia de gestão de caixa, estoque e relacionamento, para gerenciar sua loja com mais segurança, evitando perdas e, com isso, aumentando seus lucros de forma direta. Seguindo dicas como estas, todo o ano de 2017 certamente será promissor para você e seu mercado.
Fonte: Roge