A importância da contabilidade para um posto de combustível se estende para além da simples gestão de fornecedores e redução de custos com os serviços prestados, ainda que englobe esses aspectos.
Na verdade, a contabilidade para um posto de combustível é responsável por colaborar com a gestão administrativa e fornecer dados importantes para auxiliar na tomada de decisões de uma forma estratégica e assertiva.
É, também, através da contabilidade que o gestor consegue aprimorar os serviços prestados pela sua equipe de funcionários, sendo capaz de alinhar a comunicação e desenvolver projetos.
Mas como isso é possível? Como a importância da contabilidade para posto de combustível pode se estender a esses assuntos?
A explicação é bastante simples: as finanças da empresa são um dos alicerces para que qualquer trabalho seja conduzido.
Mas, calma! Vamos explicar no decorrer do texto.
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA UM POSTO DE COMBUSTÍVEL E O PAPEL DO GESTOR
Quando o dono de um posto de combustível contrata os serviços contábeis de um profissional especializado, ele adquire mais tempo para cuidar de outros trabalhos relacionados à rotina do seu trabalho, o que inclui o treinamento dos seus funcionários, o aprimoramento da comunicação interna e externa, incluindo a percepção da marca diante do cliente.
Ao alinhar a comunicação entre os funcionários e seus departamentos, o gestor obtém a garantia de que todos os processos serão executados da forma como devem ser, evitando a possibilidade da ocorrência de falhas na segurança e na qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos.
Então, na prática, um dos benefícios que uma boa contabilidade para postos de combustíveis é garantir mais tempo para que o gestor cuide de tarefas que só podem ser realizadas por ele, enquanto as contas da empresa ficam nas mãos de um profissional especializado nisso.
Com o tempo, é claro que outros benefícios deverão surgir, bem como a redução da carga tributária, a criação de um planejamento tributário realmente eficaz e que faça jus à realidade financeira do negócio, além da eventual recuperação de créditos tributários.
A GESTÃO DE FORNECEDORES
Outro benefício já citado é a gestão de fornecedores. Com a presença de um contador dentro do seu posto de combustíveis, será implantado um rigoroso controle financeiro, que será composto por um controle de fluxo de caixa, dentre outras coisas.
Dessa forma, você consegue observar quais fornecedores não estão rendendo os resultados esperados, além da possibilidade de economizar com os produtos e serviços adquiridos.
Será possível negociar descontos e outros benefícios com os fornecedores com os quais você construiu uma relação mais lucrativa e amigável durante o tempo de operação do seu posto de combustível. Mas, novamente, é importante lembrar que a seleção dessas oportunidades e a decisão de mudar de fornecedores, caso necessário, só será possível com o auxílio de um contador.
A ESCOLHA DO REGIME TRIBUTÁRIO IDEAL
De nada adianta ter um posto de gasolina e visar os lucros sem entender que a importância da contabilidade para postos de combustível também se estende à escolha de um regime tributário adequado à realidade do seu negócio!
Optar pelo Simples Nacional, pelo Lucro Real ou pelo Lucro Presumido pode ser uma tarefa difícil para um gestor desse tipo de negócio, que compreende vários aspectos do mercado e dos produtos e serviços, mas não tem noções contábeis realmente fortes e nem compreende a importância da contabilidade para postos de combustível.
Nesse caso, o mais recomendado é conversar com o contador, que irá analisar os números da empresa e recomendar o regime tributário mais adequado. Às vezes, o que parece mais econômico pode acabar saindo mais caro, justamente por causa da desinformação.
Agora que você já sabe a importância da contabilidade para postos de combustível, que tal aprender a reduzir custos?
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ápice. Somos especialistas em serviços contábeis para postos de combustível. Será um prazer falar com você!
Até logo.