Entenda os benefícios de reduzir o mix de produtos nas gôndolas de seu supermercado
Existem algumas ferramentas de gestão essenciais para o crescimento de um negócio, e no caso dos supermercados, o gerenciamento de categorias é um importante exemplo. Ele busca melhorar o controle sobre as sessões em que o estabelecimento está dividido e, principalmente, sobre os produtos colocados em suas prateleiras.
Uma estratégia que vem sendo utilizada por alguns supermercados, relacionada ao gerenciamento de categorias, é reduzir o mix de produtos nas gôndolas, oferecido ao consumidor. Quando bem planejada, a ação contribui para que o negócio melhore o seu volume de vendas e aumente a receita.
Será que esta é uma boa ideia para ser aplicada no seu estabelecimento? Descubra no post de hoje.
Qual é a relação entre reduzir o mix de produtos nas gôndolas do supermercado e aumentar das vendas?
Oferecer muitas opções de produtos nas gôndolas do supermercado não é sinônimo de vender bem. Pelo contrário: a escolha cada vez mais praticada por pequenos, médios e até grandes supermercados aposta na redução de produtos nas prateleiras para promover um aumento no faturamento.
A base da estratégia é utilizar os conhecimentos sobre o público-alvo do negócio para reduzir o mix de produtos nas gôndolas e colocar nas prateleiras apenas aquilo que o consumidor realmente precisa e quer comprar.
O resultado é um estoque focado em poucos produtos, que passam a apresentar um melhor desempenho de vendas. A redução de produtos direcionada pelas necessidades dos clientes que frequentam o local, por sua vez, contribui para estreitar a relação entre consumidor e supermercado.
O que é preciso para que a redução reflita resultados reais?
Há alguns anos, a rede americana Walmart tentou apostar na estratégia. No entanto, a ação não refletiu o resultado esperado e, pouco depois, a empresa voltou a apostar em um mix de produtos variado para recuperar os clientes que passaram a frequentar a concorrência.
Qual foi o erro da Walmart? Eles usaram a estratégia para tentar atrair um novo público, com poder aquisitivo maior, para as suas lojas. Assim, passaram a apresentar produtos campeões de vendas e artigos mais caros, como roupas de marca, e eliminaram as opções mais atraentes para os antigos consumidores.
Logo, quando os clientes passaram a perceber que suas necessidades não eram atendidas nas lojas da rede, começaram a procurar outros estabelecimentos – e a empresa precisou reabastecer as prateleiras com opções diversificadas de produtos.
O erro da rede foi deixar de lado alguns importantes fatores no planejamento da estratégia, entre eles o perfil de compra do seu público-alvo.
Se você tira das prateleiras aquilo que o seu consumidor espera encontrar, é claro que vai perder clientes. Por isso, para aproveitar os benefícios da estratégia de reduzir o mix de produtos nas gôndolas, é preciso analisar uma série de fatores na hora de escolher quais produtos continuarão sendo oferecidos.
A própria Walmart percebeu a falha no planejamento, tanto que, há pouco mais de um ano, a ideia voltou a ser implementada na rede – dessa vez, considerando os hábitos de consumo do cliente final.
Comece aprimorando o seu gerenciamento de categorias
Se o gerenciamento de categorias ainda não é uma ferramenta ativa no seu negócio, este é um bom ponto para começar.
As categorias devem ser criadas de acordo com as necessidades dos seus clientes, e alguns exemplos frequentes são: itens de beleza, matinais e produtos de limpeza. Mas você pode adaptá-las de acordo com o perfil de compra de quem frequenta o seu supermercado e criar, por exemplo, uma sessão de queijos e vinhos e outra específica com produtos para bebês.
O próximo passo é gerenciar cada uma destas categorias isoladamente. Neste ponto, é possível fazer uma boa análise para reduzir o mix de produtos nas gôndolas, com o objetivo de aumentar a receita. Para isso, é preciso eliminar o que pode ser considerado dispensável e promover as vendas dos produtos essenciais para os seus clientes.
Como é o gerenciamento de categorias do seu supermercado? Você já apostou na estratégia de reduzir o mix de produtos nas gôndolas? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.