É verdade que um posto de combustível é um tipo de negócio extremamente lucrativo, principalmente se você atinge uma região com pouca concorrência. Mas, será que você está administrando bem o seu negócio? Confira algumas dicas sobre gestão de postos de combustível e saiba quais erros você não pode cometer.
Ser um gestor é conhecer muito bem o seu negócio, por isso, é melhor ficar atento aos detalhes e dar a máxima atenção ao que é importante. No entanto, vamos logo ao que interessa, não é mesmo?
Gestão de Postos de Combustível
Mais do que simplesmente dar ordens, um gestor precisa de fato gerenciar o seu posto de combustível, por isso, é preciso conhecê-lo muito bem.
Por isso, abaixo, você irá conferir os principais erros cometidos na gestão de um posto combustível, justamente para que fique por dentro do que não deve ser feito de forma alguma enquanto administra o seu negócio.
Não considerar feedback da clientela
O pior erro que você pode cometer na gestão de postos de combustível é não considerar o feedback da clientela.
O sucesso do seu posto depende da satisfação dos clientes, por isso, é sempre bom procurar saber o que eles estão pensando a respeito do serviço que está sendo oferecido, através de pesquisas de opinião ou de um questionário rápido, por exemplo.
Negligenciar a contabilidade
A contabilidade é uma das partes mais importantes de qualquer negócio. Ela inclui aspectos como:
- Regime tributário adequado;
- Todas as obrigações fiscais;
- Recuperação de crédito tributário.
Além disso, a partir da contabilidade em dia, é possível comprovar todos os pagamentos feitos corretamente, tanto de impostos, quanto de salário de funcionários, férias, décimos-terceiros e tudo mais, o que te livra de acusações de fraudes, por exemplo. Por isso, negligenciá-las é o pior que você pode fazer.
Não acompanhar o desempenho dos funcionários
Outro erro muito comum é não acompanhar o desempenho da sua equipe. Você é o gestor, mas quem lida com o público é a sua equipe. Por isso, você deve garantir que ela esteja alinhada aos mesmos objetivos que você tem para o negócio, prezando sempre pelo bom atendimento ao cliente;
Limpeza e organização
Não acompanhar a limpeza e a organização são erros primários que não devem ser cometidos. As pessoas compram um livro pela capa, portanto, se o seu posto de combustível não tem uma boa aparência, dificilmente vai atrair tantos clientes quanto você gostaria, por isso, deixe tudo muito limpo e agradável aos olhos.
Normas de segurança
Jamais negligencie as normas de segurança. Trabalhar com combustível inclui riscos, portanto, você deve seguir todas as orientações dos fabricantes, fornecedores e afins, para garantir a sua segurança, a de seus funcionários, a do público e a do posto como um todo, é claro.
Agora você já conhece os principais erros de gestão de postos de combustível e sabe muito bem o que não deve fazer para que o seu funcione bem. Aproveite as dicas!
Saiba como precificar combustíveis da maneira correta.
Sucesso e até a próxima.