A contabilidade é uma das partes mais importantes de qualquer negócio, inclusive de um posto de combustível. Por isso, você precisa saber o mínimo sobre contabilidade para postos de combustível, e avaliar se o seu posto está seguindo alguns determinados passos, dos quais vamos falar mais adiante.
Negligenciar a contabilidade é um erro muito grave, mesmo porque gera um efeito dominó negativo em todos os outros aspectos do seu negócio, então, confira o que deve ser feito em relação aos serviços contábeis do seu posto.
Contabilidade para postos de gasolina
Você sabe o que inclui a contabilidade para postos de gasolina? Bom, podemos começar falando sobre o regime tributário. Existem três opções ao todo:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
A principal diferença entre eles é o limite de faturamento permitido. O Simples Nacional é um regime utilizado para negócios que faturam menos por ano, por isso, não é utilizado no caso de postos de gasolina. Os empresários costumam optar pelo Lucro Real e Lucro Presumido, que permitem um limite de faturamento maior.
Controle de estoque
Gerenciar o seu estoque também é um passo importante, e que deve ser feito a partir da contabilidade.
Isso porque essa é a melhor forma de saber o quanto você está vendendo, e assim, saber se o dinheiro está entrando da forma como você esperava.
Além disso, combustíveis têm taxa de evaporação que devem ser levadas em conta, por isso, ficar de olho no estoque é o melhor que você pode fazer.
Gerenciamento de contas
Controlar de perto as suas despesas também é um dos passos importantes da contabilidade para postos de combustível.
Isso porque você, como gestor, deve saber que paga impostos em grande quantidade, além de salários de funcionários, férias, décimo terceiro e tudo mais. Por isso, ter todos os comprovantes é importante.
Você sabia que muitos empresários são acusados de fraude ao longo de sua carreira? E quando não têm a contabilidade em dia, não podem comprovar que fizeram os devidos pagamentos em dia.
Portanto, ter todos os comprovantes em dia é a melhor forma de garantir que você está cumprindo com todas as suas obrigações fiscais.
Separe pessoal do profissional
Você sabia que unir as despesas pessoais e profissionais afeta negativamente a contabilidade, não é mesmo? Sim, porque não há como alegar que certas despesas são provenientes do seu posto de gasolina.
Além disso, essa não delimitação de gastos acaba prejudicando o posto como um todo, porque, apesar de gestor, você deve ter um limite de gastos por mês, como um salário, e não incluir tudo o que quiser na conta do seu posto de combustível.
Percebeu como a contabilidade para postos de combustível é importante? É a partir dela que muitos detalhes recebem os devidos cuidados, e a maior dica para você é que conte com um serviço profissional em contabilidade para te ajudar a lidar com os números, que, afinal, podem ser bem difíceis de entender.
A Ápice está aqui para auxiliá-lo com a contabilidade para o seu posto de combustível. Em caso de dúvidas, entre em contato!
Sucesso e até a próxima.