Hoje, ter um posto de combustível parece uma ideia muito promissora! Empreendedores de todas as partes do país se interessam por ter esse tipo de negócio. Porém, é preciso entender sobre como funciona o imposto sobre gasolina, algo que faz a diferença quando falamos dos custos envolvidos nesse empreendimento!
Impostos preocupam os empreendedores. No entanto, hoje te ajudaremos a descobrir como eles funcionam em relação ao combustível para que, assim, você possa dar continuidade ao seu projeto do posto. Venha conferir!
Afinal, como funciona o imposto sobre gasolina?
A gasolina é um combustível utilizado em todo o mundo, ou seja, é muito comum, além de ser o combustível fóssil mais conhecido de todos.
Embora ela seja barata em outros países, no Brasil, infelizmente, a realidade não é essa. Isso porque há muitos impostos que incidem sobre a gasolina, e para que você consiga compreender o que precisa para abrir o seu posto, te contaremos tudo!
Tributos estaduais
Incidem sobre a gasolina tributos estaduais e federais, mas, começaremos falando da primeira categoria.
O dinheiro cobrado sob o valor da gasolina, que é chamado de tributo estadual, é destinado aos estados do Brasil, para o benefício deles próprios. Só existe um tributo nesse caso, e ele é chamado de ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços).
Ele é um único imposto, no entanto, é muito alto, e por isso encarece tanto a gasolina e representa quase a totalidade do seu valor. Cada estado brasileiro é responsável por definir a alíquota e, dessa forma, o preço da gasolina varia entre 25% a 32%.
Tributos federais
De acordo com a Constituição Brasileira, os tributos federais que incidem sobre a gasolina têm um único destino, que são os cofres da União. Os impostos nesse caso são dois:
– CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico);
– PIS (Programa de Integração Social).
O primeiro imposto, chamado de CIDE é aquele que incide sobre a produção da gasolina, sua importação e também comercialização. Na realidade, não só sobre a gasolina, como todos os outros combustíveis fósseis.
Já o PIS é o imposto que paga pelos direitos trabalhistas. Seu valor representa cerca de 9% do preço da gasolina, mas essa porcentagem pode variar de estado para estado, já que em alguns a alíquota pode ter valores diferentes.
Para montar o posto de gasolina
Agora que você já sabe como funciona o imposto sobre gasolina, já está mais preparado para montar o seu posto. Embora pareçam impostos demais, sempre há um público consumidor. As pessoas não abrem mão de andar de carro e, por isso, um posto de gasolina é quase uma máquina de ganhar dinheiro.
O sucesso só fica mais próximo se você escolhe uma região estratégica para montar o seu posto, e investe em uma equipe que preze pelo bom atendimento. Dessa forma, você irá agradar ao público e ainda irá lucrar muito mais do que imagina.
Agora que você já conhece tudo sobre impostos sobre gasolina, não espere mais para montar o seu posto! Se precisar de mais ajuda, a Ápice pode te ajudar! Somos uma empresa especializada em contabilidade para postos de combustível e temos soluções que te ajudarão a estruturar o seu negócio desde os pilares mais básicos até aqueles que são fundamentais para sustentar a sua empresa!
Saiba mais sobre quanto custa montar um posto de combustíveis!
Sucesso e até a próxima!