Inovar nos negócios é a chave do sucesso para qualquer empresa.
Os supermercados são redes varejistas que trabalham com um público consumidor final. Por trabalharem com produtos de primeira necessidade, não parece ser difícil se manter estável na área.
Mas como nem tudo são flores, existe uma grande variedade de mercados, principalmente de pequeno porte, mercearia, padarias que ampliaram seus serviços e contam com a venda de alguns produtos diversos.
Deste modo o público tem a opção de escolher onde vai comprar, o que faz com que os supermercados tragam novidades, principalmente com preço baixo.
Em tempos de crise fica difícil negociar melhores valores, pois a inflação não colabora. Logo, existe a necessidade de captar o cliente por outros métodos, além das promoções de fachada.
Conquistar o cliente não é tarefa nada fácil em meio à tanta competitividade, mas é uma necessidade diante a sobrevivência do negócio e que deve ser insistentemente perseguida.
Um modo estratégico de conquistar o cliente é gerar métodos para fidelizá-lo. Para isso, inovar é fundamental e a utilização de um cartão de crédito próprio do seu supermercado é uma excelente opção.
Impulsionando suas vendas com um cartão próprio
Essa com certeza é uma excelente ferramenta de fidelização de cliente.
Consumidores querem mais que custo/benefício, eles dão valor à comodidade e à facilidade de comprar o que necessitam. Deste modo, o cartão próprio com o nome do seu supermercado é uma estratégia de fidelização e marketing do mesmo.
O cartão próprio da sua marca, traz os benefícios de grandes redes de hipermercados para seu supermercado, ainda que seja de pequeno porte, proporcionando alternativas de crédito.
A facilitação ao crédito através dos baixos limites concedidos, auxilia na aceitação dos cartões por parte do consumidor.
Cartão próprio, uma estratégia que veio para ficar!
Estudos realizados com alguns supermercados que aderiram às facilitações do cartão próprio, analisaram durante determinado período, a reação dos consumidores com a implantação desses cartões em diversos supermercados.
Esses estudos comprovaram que houve um aumento significativo nas vendas, após a aquisição do cartão próprio, em cerca de 55%. Os mesmos estudos apontaram ainda que cresceu o número de pessoas e visitas ao supermercado em 33%, do habitual.
Desde então ficou comprovada a eficácia da implantação desse modelo de fidelização e também captação de novos clientes.
Cartão de crédito x cartão próprio?
Pessoas gostam de gastar, e isso é natural. Quando se fala de itens de primeiro consumo a situação se torna ainda mais natural devido à necessidade de se alimentar. Com isso, a utilização de cartão de crédito facilita a compra, pois além de não necessitar de dinheiro no bolso, ainda dá prazo para o pagamento, além de trazer as facilidades de parcelamento e isto tudo acaba se tornando tentador para os clientes.
No caso dos cartões próprios, além de trazer todas essas facilitações, ainda permite que o cliente compre somente no seu estabelecimento, em vez de outro.
Como adquirir um cartão próprio para o seu supermercado?
Para adquirir um cartão próprio para o seu supermercado é necessário atender alguns requisitos como:
- Ter cadastro na Junta Comercial do Estado e não possuir pendência jurídicas e cartoriais;
- Comprovar saúde financeira do seu negócio, através de balanço ou livro-caixa;
- Possuir estrutura física para solicitação e análise do cartão para seus clientes;
Administrando o cartão próprio
Existem duas formas de administração das vendas com os cartões próprios:
- Algumas empresas optam por administrar sozinhas suas vendas e parcelamentos. Este é um caso muito comum nos hipermercados.
- Outras empresas, geralmente de pequeno porte, optam pela parceria com instituições financeiras para administração e controle dessas vendas por não possuírem estrutura para tal.
Além de não sobrecarregar o empreendimento ainda traz cuidados contábeis confiáveis e permite deste modo que o estabelecimento se preocupe apenas em vender.
O segredo do sucesso de todo empreendedor é não deixar de acreditar no seu negócio. É buscar insistentemente por resultados assertivos, através de técnicas inovadoras, e como pode se perceber no ramo de supermercados não é diferente.
Para isso é importante planejar e controlar tudo inclusive à saúde financeira do seu empreendimento, afinal, à busca por parcerias como é o caso das administradoras de cartões é essencial para trazer novidades ao seu estabelecimento comercial.